ALTERNATIVA

Decisão de Cunha ao acatar pedido de impeachment traduz clamor das ruas

Lídia Prata
Publicado em 03/12/2015 às 09:28Atualizado em 16/12/2022 às 21:02
Compartilhar

Um dia histórico

Esse 2 de dezembro de 2015 entrou definitivamente para a história do nosso país, como o dia em que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, acatou o pedido de impeachment contra a presidente da República, Dilma Rousseff. Em que pese todo o descrédito político e pessoal de Cunha, é inegável que essa decisão traduz o clamor das ruas. Não é de hoje que os movimentos populares bradam o "fora Dilma". Se foi oportunismo, revanchismo, intempestividade de Eduardo Cunha, não se sabe. Esses pedidos de impeachment já estavam nas mãos de Cunha há muito tempo. Por que só agora ele tomou a decisão de acatar um deles? E mais: o que virá agora? Dilma está verdadeiramente no “paredão”. Resta agora saber se os congressistas terão coragem para cassar o mandato daquela que foi eleita democraticamente pelo povo. Ela já disse que tem “lombo grosso”, aguenta pancada e não vai deixar o cargo. Portanto...

Revide à altura

Em seu pronunciamento à noite passada, a presidente Dilma Rousseff revidou, alegando que não tem contas no exterior, não escondeu da Receita Federal seu patrimônio pessoal, e por aí foi, numa alusão evidente ao deputado Eduardo Cunha, contra quem pesam denúncias nesse sentido. O grande problema de Dilma não é esse. Está centrado nas suas "pedaladas fiscais" e, mais grave, na forma como permitiu que a corrupção tomasse o país de assalto. Se ela, pessoalmente, não pecou por ação, certamente pagará preço alto pela omissão.

Efeitos da Lava-Jato

Esta semana o presidente do Codau fez uma observação muito pertinente sobre a Operação Lava-Jato. Ao mandar tanto “cacique” para a cadeia, essa operação está definitivamente virando o país de ponta cabeça e mudando as relações interpessoais. Hoje, na avaliação de Luiz Guaritá Neto, todo e qualquer cidadão pensa (ou pelo menos deveria) duas vezes antes de oferecer um “café” a um policial rodoviário, por exemplo. É por essas e outras que a Polícia Federal e Judiciário estão resgatando a esperança dos brasileiros num país melhor daqui pra frente.

É guerra - O prefeito Paulo Piau conclamou o Rotary para travar uma guerra contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, chikungunya e o perigosíssimo zika vírus. Nessa quarta-feira, o prefeito participou do almoço semanal do Rotary Club de Uberaba Portal do Cerrado.

É grave – Segundo o secretário de Saúde, Marco Túlio Cury, Uberaba ainda não registra qualquer caso de zika vírus. Mas ele alerta que o combate ao mosquito Aedes aegypti precisa ser intensificado, especialmente pela população, porque esse zika vírus pode chegar aqui. “A questão agora está muito mais séria por causa da descoberta da relação do zika vírus com os casos de bebês nascidos com microcefalia”, alerta o secretário.

Combate diuturno

As ações de combate ao mosquito transmissor da dengue estão sendo intensificadas em Uberaba. Segundo o secretário Marco Túlio Cury, os agentes de endemias estão “varrendo” a cidade de ponta a ponta, rua por rua. Mas ele alerta que, mais do que nunca, é indispensável que cada cidadão cuide do seu quintal. “Até os comerciantes precisam cuidar das suas lojas, dos corredores de afastamento dos muros, etc. A situação é grave”, advertiu Túlio Cury.

Repasse

Pode sair a qualquer momento um “alívio” financeiro para o Hospital de Clínicas da UFTM voltar a atender normalmente os pacientes do SUS, inclusive retomando as cirurgias eletivas. A PMU analisa a liberação de recursos para o hospital nos próximos dias, como garantiu à coluna o secretário municipal de Saúde. Data e valores ainda estão sendo estudados.

No sufoco

Advogados e partes enfrentam o maior sufoco nesses primeiros dias de funcionamento do Fórum estadual no novo endereço. Ainda perdidos literalmente nos corredores do prédio da avenida Maranhão, eles se queixam das placas muito pequenas para identificar os gabinetes e secretarias, o que os faz perder tempo precioso. Porém, o mais grave são as filas que estão se formando nos corredores, com pessoas à espera de audiências. Não raro os advogados e partes são obrigados a passar em meio a presos enfileirados (com a cabeça voltada para a parede) e policiais militares fortemente armados, num perigo tremendo para quem espera outra espécie de prestação jurisdicional. Situações como essa desafiam solução emergencial, antes que o pior aconteça.

Cidadania

Nessa quinta-feira, o médico Luciano Santiago será agraciado com o título de cidadão uberabense, por iniciativa do vereador Ismar Marão. Muitos talvez não saibam, mas Luciano Santiago é uma referência nacional na promoção da saúde. Doutor em Pediatria, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria, professor associado da UFTM e diretor da Unimed Uberaba, ele tem sido uma referência nacional na luta pela implantação de uma nova cultura que atue no indivíduo desde o nascimento, promovendo a prevenção do adoecimento. A Unimed Uberaba, graças à sua atuação, com a criação de um programa próprio de aleitamento materno, é referenciada pelo Ministério da Saúde. Nós últimos cinco anos o atendimento foi ampliado dezenas de vezes para estender oportunidades de melhoria aos usuários desde a gestação até a terceira idade. Título merecidíssimo, portanto.

Vereador Ismar Marão e o médico Luciano Santiago, que hoje recebe merecido título de cidadania uberabense

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por