FALTA POUCO
Sai até o fim deste mês a resposta sobre a proposta feita pela Câmara para ocupar o prédio dos Correios na Fidélis Reis. Presidente Fernando Mendes esteve na ACIU segunda-feira, e afirmou aos empresários lá reunidos que está confiante num desfecho favorável ao seu pleito, seja em forma de compra e venda, seja em forma de locação. Dando certo, a estrutura da Câmara, incluindo gabinetes, será transferida de imediato para o novo endereço.
VIVA O CENTRO
Ainda na reunião com diretores da ACIU, Fernando Mendes ressaltou mais de uma vez que a liberação do estacionamento na avenida Leopoldino de Oliveira é ponto de honra pra ele. Esse assunto está em estudos na Secretaria municipal de Governo. No entanto, o presidente da Câmara deixou claro que respeita o estudo técnico, muito embora ele defenda que essa questão é política. “Se a prefeita quiser, ela libera o estacionamento” – afirmou Fernando Mendes, admitindo que ficará satisfeito com a volta do estacionamento em alguns trechos da avenida, no período de 9h às 16h, por exemplo.
AOS POUCOS
A posição de defesa do fim da exclusividade de pista de rolamento para os ônibus do BRT também foi alvo de críticas por parte de Fernando Mendes. Ele destacou, por exemplo, que já não se justifica manter essa exclusividade sob alegação de que o contrato firmado com o governo federal tem de ser respeitado tal e qual concebido no governo Anderson Adauto. De lá pra cá, já se vão mais de 10 anos, impondo a revisão do projeto inicial. Presidente lembrou que o município não conseguiu fazer os bolsões de estacionamento que estavam previstos no projeto, assim como os ônibus do BRT nunca foram aqueles programados. Eram veículos menores e mais leves. De lá pra cá, o município teve de bancar um reforço de concreto na pista do BRT, para suportar o peso dos veículos em circulação. Sem contar os prejuízos causados ao comércio com o fim do estacionamento, o que, para ele, determinou o esvaziamento do centro da cidade. Fernando Mendes defende renegociação dos termos do contrato, com urgência.
PRA ONTEM
Soou como música aos ouvidos dos comerciantes da área central a defesa contundente de Fernando Mendes à urgência de discussão de um plano diretor exclusivo para o centro da cidade. Segundo ele, a região central precisa de diretrizes específicas, para tentar recuperar seu prestígio e o movimento de pessoas que teve, senão totalmente, pelo menos em parte. Esse plano tem de ser pra ontem, disse o presidente da Câmara. Aliás, cabe a ele, também, enquanto vereador aliado do governo Elisa, cobrar da Seplan que acelere “o passo” na elaboração desse plano diretor.
QUEM SABE?
Grande Hotel transformado em sede da Secretaria municipal de Saúde? Sim, esta foi uma das ideias apresentadas por Fernando Mendes. Já que o prédio não comporta toda a estrutura administrativa da Prefeitura, talvez possa abrigar a pasta da Saúde.
UBERABA ESTÁ EM TODAS!
Priscilla Amaral, referência técnica da Central de Vacinas (Foto/Arquivo Pessoal)
Programa de declaração vacinal de estudantes de Uberaba fez sucesso no 37º Congresso Nacional de Secretarias municipais de saúde, em Goiânia, onde foi apresentado nesta terça-feira pela referência técnica Priscila Amaral e pela secretária Valdilene Rocha (FOTO). Essa declaração vacinal foi uma estratégia bem sucedida adotada aqui na cidade, para ampliar o número de estudantes imunizados. Para se ter uma ideia, esse Congresso é considerado o maior evento de saúde pública da América do Sul.
SOS
Moradores do Condomínio residencial Mário Franco e do bairro Laranjeiras andam enfrentando um drama nos finais de semana. Naquela região, os bailes funk clandestinos no Laranjeiras infernizam a vizinhança, com carros bombas e o pacote todo. Os moradores ligam para a Polícia e são ignorados, ligam para a Guarda Municipal e nunca atende. Patrulha do Silêncio idem idem. Os moradores conseguiram imagens dessas festas e o relato é impressionante. Os patrocinadores dizem claramente que não vão ser incomodados, porque “a polícia sabe que se tratam de pessoas perigosas”. Quando não acontecem em uma casa de festas do bairro, esses bailes funk acontecem na rua, com som no volume máximo. Fica o alerta à fiscalização, sobretudo para checar se esses bailes funk têm alvará, já que para quem organiza festa a Prefeitura exige uma série de documentos do interessado, incluindo pagamento de taxas etc. Aliás, cadê o tão exigente ECAD para fiscalizar a execução das músicas? Vale o alerta também para o Ministério Público, em razão da participação de menores de idade, segundo denúncia dos moradores.
NOVO ENDEREÇO
Agência da Caixa da Fidélis Reis, esquina com rua João Caetano, vai mudar de endereço, mas não de imediato. Continuará na Fidélis Reis, porém no prédio multiuso que será construído no terreno da antiga subestação da Cemig, na esquina com rua Padre Zeferino.
BOLADA
Fundo municipal de desenvolvimento econômico, sob a gestão do secretário Rui Ramos, já tem em caixa cerca de R$ 8 milhões. Esse fundo é alimentado por contrapartida de empresas estimuladas exclusivamente no governo Elisa. Já dá para sonhar em usar esse tutu na compra de área para implantação de mais um distrito industrial em Uberaba...
OLHA O FOGO!
Fiscalização de Posturas do município já autuou 47 proprietários de imóveis por queimadas apenas este ano, a maioria durante os meses de seca. Segundo o chefe do setor, Renê Inácio, a multa aplicada é pesada, correspondendo a 2 Unidades Fiscais do Município (algo em torno de R$ 300) por metro quadrado. Pois é. Esse hábito de juntar sujeira no quintal e colocar fogo pode custar caro ao cidadão...
PODE NÃO
Fiscalização de Posturas também está de olho nesses contâineres instalados em calçadas para guardar materiais de construção. Eles são proibidos. Quando muito podem ocupar a rua, mas precisam de autorização prévia da Prefeitura.
NA MIRA
Fiscalização precisa checar, com urgência, o estado de algumas caçambas colocadas na cidade. Muitas estão sendo estacionadas de forma irregular, e outras tantas já estão com a pintura refletiva desgastada. Acabam sendo um perigo!
E O JOCKEY?
Por curiosidade: em que pé estão as obras de reforma e adaptação do prédio que foi sede do Jockey Club na Praça Rui Barbosa? Não se falou mais nesse assunto, desde a saída de Glorivan Bernardes do comando da Secretaria de Defesa Social...
Por que razão foram abertos esses buracos nos muros do cemitério São João Batista? Leitor do JM registrou as imagens, desafiando providências da Sesurb (Foto/Leitor JM)
Por que razão foram abertos esses buracos nos muros do cemitério São João Batista? Leitor do JM registrou as imagens, desafiando providências da Sesurb (Foto/Leitor JM)