ALTERNATIVA

Decoração do Natal 2023 terá árvore flutuante no Piscinão

Lídia Prata
Lídia Prata Ciabotti
Publicado em 23/10/2023 às 22:06Atualizado em 24/10/2023 às 21:09
Compartilhar

ÁRVORE FLUTUANTE

Se a decoração natalina de 2022 já encantou os uberabenses, imagine o que está sendo preparado para este ano. Em entrevista à Rádio JM nesta segunda-feira, o adjunto da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos adiantou que o projeto inclui a instalação de uma árvore de Natal gigantesca no Piscinão, mais ou menos nos moldes do que o Rio de Janeiro faz na Lagoa Rodrigo de Freitas. Claro que guardadas as devidas proporções, mas o impacto certamente será interessante.

CORREDORES ILUMINADOS

Ainda de acordo com o secretário adjunto Pedro Arduini, os principais corredores comerciais da cidade receberão iluminação especial este ano. No roteiro estão, entre outros, a Ramid Mauad, a Prudente de Morais e a Nossa Senhora do Desterro. Algumas praças serão incluídas, como a Rui Barbosa, a Dom Eduardo (com direito às luzes acesas enfeitando a Cúria), a Santa Rita e a Santa Terezinha. Para o Natal em Peirópolis está prevista a instalação de um dinossauro iluminado, bem vistoso. No total serão 23 pontos iluminados na cidade. O natal de luzes “promete” em Uberaba!

PREMIAÇÃO

Por falar em Natal, o presidente Fernando Xavier quer alcançar a meta de mil estabelecimentos comerciais da cidade, participando da campanha da CDL em parceria com a Prefeitura e a Câmara. O kit que dá direto à participação custa 400 reais e dá direito a 250 cupons. Se o lojista se interessar por mais cupons, o preço será quase simbólico. Este ano, a campanha vai sortear três motos e um carro, além de vários outros prêmios. A novidade, segundo o presidente Fernando, será a premiação à loja onde o sorteado com o carro fizer sua compra, que receberá uma TV de 60 polegadas. Da mesma forma, o comerciário será contemplado com um vale-compra no valor de R$ 2 mil.

CONTRATAÇÕES

Comércio já começou a recrutar vendedores para reforço de equipes neste fim de ano. Primeiro vem a Black Friday e logo depois o Natal, considerada a melhor data do calendário lojista. No entanto, Fernando Xavier admite a dificuldade em conseguir mão de obra em Uberaba e, por outro lado, ele alerta os lojistas para a necessidade de prepararem eu pessoal para atender bem a clientela. Ele contou, inclusive, que muitos uberabenses têm se deslocado até Uberlândia para as compras, sob alegação de que aqui está difícil  ser bem atendido.

TÍCKET MÉDIO

A Câmara de Dirigentes Lojistas trabalha com expectativa de ticket médio acima de R$ 200 par aos presentes de Natal. O presidente Fernando vai além e aposta num crescimento de vendas da ordem de 10% em relação ao Natal passado. Oremos!

NA DISPUTA

Por falar em Fernando Xavier, o arrojado trabalho por ele desenvolvido no comando da CDL vem colocando seu nome na lista dos prováveis candidatos em 2024. Indagado sobre o assunto, ele admitiu que tem vontade de se eleger vereador e representar o comércio na Câmara Municipal. Fernando ainda não está filiado a partido político, embora tenha sido insistentemente assediado por dirigentes das mais diversas agremiações políticas. Ildeu Menezes, por exemplo, acredita que Fernando irá se filiar no Solidariedade (que já o convidou oficialmente) porque o partido terá a “melhor chapa de candidatos a vereadores” (palavras do Ildeu).

Cauteloso, Fernando Xavier argumenta que não está com pressa para assinar ficha partidária, pois quer analisar com critério o cenário antes de se decidir.

SEGURANÇA DE VERDADE

Voltando à entrevista de Pedro Arduini, ele adianta que no feriado de Finados haverá segurança forte no entorno dos cemitérios, especialmente do São João Batista, que tem o maior número de sepulturas. O esquema envolvendo a Guarda Civil Municipal e agentes de trânsito está sendo montado pela Secretaria de Defesa Social para evitar que os motoristas tenham dissabores com assédio feito por “flanelões”, assim como danos aos veículos estacionados nas imediações.

A Prefeitura trabalha com expectativa de 50 mil visitantes no São João Batista neste 2 de novembro.

NOS TRINQUES

Luiz Henrique Nogueira Santiago, chefe do Departamento de Cemitérios, acredita que a população vai se surpreender positivamente na visita aos três campos santos públicos. Limpeza interna, tapa-buracos, pavimentação asfáltica têm recebido atenção máxima nesses dias que antecedem Finados. Uma das novidades é a instalação de mapas para localização dos visitantes e consultas de sepulturas através de QR Code. Serão destacadas quatro servidores para dar informações presenciais àqueles que não dispuserem de celular.

NOVA COR

Sesurb está negociando com o Conphau a mudança da cor externa do Mercado Municipal. O prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico e há anos está pintado de amarelo por for. A ideia, segundo Pedro Arduini, e ressuscitar o terracota de décadas passadas. Quem se lembra daquele tom meio rosado, meio marrom, na fachada do Mercadão? Bem mais bonito do que o amarelo canário que está lá.

VENTO EM POPA

A troca do telhado do Mercado é a etapa mais complicada e demorada da obra de revitalização do prédio, segundo avaliação do adjunto Pedro Arduini. Porém, ele acredita que dentro de 45 dias essa etapa será vencida. Na sequência, o projeto prevê a instalação do piso de granito no mezanino, assim como nas escadas externas do prédio. Já o piso interno será recuperado, com limpeza especial e aplicação de resina.

DATA MARCADA

A construção do Parque Linear do Boa Vista já tem data definida para começar: 1º de dezembro. A vencedora da licitação foi a Construtora Tridel, a mesma que vem realizando a reforma da UPA do Mirante.

LUZ

Sesurb acatou a sugestão do Pingo do Jota e vai iluminar o Parque Municipal Mata do Carrinho na parte externa, realçando a beleza da mata e a revitalização feita ali. Holofotes verdes ou multicoloridos para troca de acordo com o calendário de eventos, do tipo outubro rosa e novembro azul, estão em estudos.

NA BRONCA

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) está na bronca com os dos governadores de São Paulo e Minas Gerais, que deram declarações consideradas “hostis ao desenvolvimento do mercado de veículos elétricos e híbridos no Brasil”. De acordo com a nota, “a surpresa é ainda maior se considerarmos que os investimentos mais firmes do setor automotivo brasileiro, anunciados nos últimos meses, são justamente de empresas que estão transformando a indústria nacional, investindo em novas tecnologias e renovando suas linhas de produção para fabricar tais veículos no país, inclusive com a aquisição de plantas industriais desativadas. Não faz sentido as autoridades dos principais Estados do país criarem insegurança a empresas que já se comprometeram a gerar empregos de qualidade e trazer inovação tecnológica à indústria brasileira” – disse o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. Foi além: “A eletromobilidade é um ecossistema completo. Inclui não só automóveis, mas a nova cadeia produtiva de ônibus elétricos, a vibrante indústria de infraestrutura de recarga elétrica e um promissor setor de mineração” – acrescentou Ricardo Bastos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por