LIBEROU (QUASE) GERAL
Decreto 674 republicado na edição do Porta Voz desta sexta-feira, com alterações, libera praticamente todas as atividades que ainda tinham restrições por conta da pandemia. Algumas regras continuam mantidas, porém menos rígidas, como no caso do distanciamento entre mesas que cai de 2m para apenas 1,5 m. Além disso, cada mesa de bar ou restaurante poderá ser ocupada por seis pessoas, e não mais por apenas quatro clientes.
ESPORTES
Essa regra de distanciamento de apenas 1,5m vale também para os aparelhos nas academias, bancas e barracas das feiras livres e gastronômicas. Aliás, o horário de funcionamento das academias e quadras esportivas foi ampliado para até às 23h, de segunda a domingo. Esportes coletivos nas quadras e campos públicos estão liberados, mas com controle de acesso do público. Já para o Amadorão, tradicional campeonato de futebol, continua proibida a presença de torcedores, cabendo aos coordenadores a responsabilidade pelo cumprimento das medidas sanitárias, sob pena de punição.
PARE, AGORA!
Beber na rua continua proibido, assim como não caiu a obrigatoriedade das barreiras sanitárias nas empresas. Também permanece em vigor a obrigatoriedade de observância de uma pessoa para cada 4m² em ambientes abertos e de uma pessoa para cada 10m² em ambientes fechados. Várias outras regras foram mantidas.
CUIDADO!
Apesar das flexibilizações do Decreto municipal 674, é preciso ressaltar que a pandemia não acabou e a variante delta continua circulando entre nós. Por isso, o uso correto de máscara facial, a higienização frequente das mãos e o distanciamento social continuam sendo indispensáveis. Todo cuidado é pouco!
PÉ NA TÁBUA
Depois do “cutucão” dado pelo vereador Túlio Micheli, o governo municipal publicou no jornal oficial do dia 1º a Comissão Técnica encarregada de elaborar o projeto de Plano de Mobilidade Urbana de Uberaba. Foram escolhidos para essa Comissão o secretário adjunto de Defesa Social Claudinei Nunes, o superintendente de Transportes Rodrigo Rosa Carmelito, e os servidores Ana Luísa Bilharinho da Silva, Humberto Ritt e Cristiano Melo da Silva. O prazo para a elaboração do projeto é curto, uma vez que o prazo para aprovação do Plano de Mobilidade Urbana termina no dia 12 de abril do ano que vem. Ou seja, o trabalho terá de ser concluído bem antes, para ser submetido ao Legislativo, sem correr o risco de um contratempo de última hora (como aconteceu com o Plano Plurianual - PPA). “Existe sanção estipulada para os municípios que não cumprirem o prazo”, adverte Tulio Micheli.
NA MIRA
O vereador Túlio Micheli defende ampla discussão sobre os temas que deverão constar no Plano de Mobilidade Urbana. Aliás, o ideal é provocar a participação popular, através de audiências públicas. Como integrante da Comissão de Defesa Social, Trânsito e Transportes na Câmara, o parlamentar ressalta que “a elaboração do plano nos permitirá pensar, de forma aprofundada, questões altamente prioritárias para nossa cidade, tais como a política tarifária do serviço de transporte público coletivo, a acessibilidade e a segurança no trânsito. Ter o Plano Municipal de Mobilidade Urbana significa consolidar as diretrizes da inclusão social e da sustentabilidade ambiental, já projetando a Uberaba do futuro, com qualidade de vida para nossos munícipes”.
E A CRISE?
Rodovias movimentadíssimas com o feriadão da Independência. No sentido de Uberaba a São Paulo, o trânsito chegou a ficar lento em alguns momentos a partir das 16h desta sexta-feira. Mas, o interessante é que o movimento intenso também foi observado em sentido contrário, da capital paulista rumo ao interior. E mais: uma quantidade de caminhões na estrada como há muito não se via. Não dá para entender o chororô dos brasileiros quando diante desse movimento tão intenso nas estradas na véspera de um feriadão.
VERDE E AMARELO
Sentimento de patriotismo aflorado nos brasileiros, nestas vésperas do 7 de setembro. Empresas, como a Cervejaria Petrópolis, e entidades de classe, como a Aciu, por exemplo, já hastearam a Bandeira do Brasil. No trecho da SP 330, rumo a São Paulo, a cena se repete até em postos de combustíveis. Cena como esta raramente se vê no país.
BARRACA DA BANDEIRA
Fato inédito também é a proliferação de barracas ambulantes para venda de bandeiras do Brasil. Pra tudo quanto é lado tem ambulante aproveitando a onda de civismo para faturar um extra.
PAROU POR QUÊ?
Obra de travessia urbana na BR 050, em frente ao antigo Clube Cascata, continua paradinha da silva. Enquanto isso, os engarrafamentos de veículos no início da manhã e final da tarde continuam diários no trecho de desvio.
MKT
Nas entradas da cidade é possível ver placas anunciando a “Nova ZPE Uberaba”. Ótima ação. Todavia, não entendi o termo “nova”, já que não existia uma “antiga”.Existe apenas “ZPE Uberaba”.