Retomada da planta de amônia em Uberaba
Às vésperas do Natal, eis que surge uma luz no fim do túnel para salvar o projeto de amônia da Petrobras em Uberaba. E agora a situação chegou a um ponto que ou vai, ou racha. Na segunda-feira, dia 21, o presidente da Codemig enviou correspondência à Petrobras informando que está sendo formatada uma proposta não vinculante para aquisição do projeto de amônia de Uberaba. Nesse documento, o presidente Marco Antônio Castello Branco formaliza a intenção da Codemig de liderar as tratativas para uma solução efetiva capaz salvar a fábrica. Com essa posição formalizada, o governo de Minas, através da Codemig, coloca a Petrobras contra a parede. Agora ela terá de tomar uma decisão sobre o assunto.
Proposta efetiva
A proposta apresentada pela Codemig prevê a constituição de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) na forma de sociedade anônima de capital fechado, tendo como acionistas a Codemig Participações (subsidiária da Codemig) e potenciais interessados no projeto, todos eles já prospectados pelo governo mineiro e efetivamente comprometidos com o negócio. Esta SPE apresentará, então, uma proposta para a aquisição dos ativos relacionados à fábrica de amônia, por meio de emissão de debêntures conversíveis em ações, pela SPE, com prazo de vencimento estimado em 15 anos. Ou seja: a Codemig já tem tudo definido e aguarda apenas o sinal verde da Petrobras para prosseguir a negociação.
Xeque-mate
Ainda na correspondência de Marco Antônio Castello Branco à Petrobras, ele detalha outros itens da proposta, como a assunção pela SPE, das obrigações da Petrobras perante fornecedores do projeto de amônia de Uberaba. Ou seja, essa SPE assumiria todo o passivo da fábrica de amônia até aqui, inclusive com a Toyo (contratada para construir a fábrica) e fornecedores estrangeiros de equipamentos. Para a Petrobras, é um negócio irrecusável, na medida em que ela vai se livrar das dívidas com os fornecedores (algumas delas já em processo de cobrança judicial e arbitragem internacional) e, ao mesmo tempo, poder se concentrar no seu negócio de petróleo. Sem contar que não terá de colocar nenhum tostão a mais nesse projeto para concluí-lo.
Preto no branco
A proposta formal, contendo todo o detalhamento da oferta, deve chegar às mãos à Petrobras até o final do mês, no mais tardar no dia 30.
Quem sabe?
Pode parecer excesso de otimismo nessa época de Papai Noel, mas, sinceramente, diante de tudo isso dá para voltar a sonhar com a fábrica de amônia e todos os outros investimentos que ela atrairá para Uberaba e região. O governo Pimentel tem pressa e está claro que considera esse projeto importantíssimo para Minas Gerais.
Sufoco
Passageiros do ônibus da Real Expresso que vinha de São Paulo para Uberaba passaram o maior sufoco na madrugada de ontem. O veículo quebrou próximo a Guará e os passageiros ficaram mais de três horas parados na rodovia à espera de socorro. Quando chegou o transporte para terminar a viagem, os passageiros foram impedidos de retirar a bagagem do ônibus quebrado, sem qualquer explicação plausível. Foi um auê daqueles!
Papai Noel existe
Apesar da pindaíba dos cofres públicos, a Prefeitura de Uberaba renegociou com vários fornecedores e já está promovendo o pagamento parcial dos atrasados. As entidades filantrópicas foram priorizadas e já começaram a receber a parcela de R$250 mil de novembro, com promessa de liberação do restante em janeiro. São asilos, creches, casas de recuperação que vão receber um alívio nas contas neste fim de ano. Aleluia!
Pão nosso de cada dia
Também o Centro de Excelência em Produtos Alimentares (Cepa) de Uberaba, departamento da Secretaria de Desenvolvimento Social, vai continuar fornecendo às entidades assistenciais cerca de 8 mil pães e 1,8 mil sachês de suco de soja, sem interrupção. Ocorre que geralmente no fim de ano o Cepa costuma parar, mas neste ano funcionará todos os dias, por determinação do prefeito Paulo Piau.
Posse
Eleito por aclamação na quinta-feira, o empresário José Peixoto tomará posse na presidência da Aciu no dia 25 de janeiro, data já definida para a solenidade de transmissão do cargo.
Minguou
Na opinião do deputado federal Marcos Montes, o processo de impeachment da presidente Dilma “minguou”. Com o foco das atenções voltado para o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, Dilma está tendo certo alívio. Além disso, os movimentos de rua esmoreceram nesse segundo semestre, e o STF esvaziou o poder de decisão da Câmara federal no julgamento do impeachment. Dificilmente a presidente Dilma será afastada do cargo por obra e graça do Senado. Marcos Montes, por outro lado, acredita que Cunha vai cair. Não se sabe quando, mas vai cair.
Pra valer
O ex-prefeito Luiz Guaritá Neto deve ser convidado oficialmente para se filiar no PSD. Só não o foi ontem porque teve imprevisto de ordem familiar que impediu o encontro com Marcos Montes e outros membros do partido. Se o DEM não quer Guaritá candidato a prefeito pelo partido, o PSD está de olho nele para as eleições majoritárias de 2016.
Um Natal iluminado, com fartura de alegria e paz para você que nos acompanha neste espaço o ano inteiro!