ALTERNATIVA

Delação premiada do senador Delcídio está implodindo Brasília

Lídia Prata
Publicado em 16/03/2016 às 09:03Atualizado em 16/12/2022 às 19:42
Compartilhar

Bastaram ser estampada a foto e a queixa da leitora na coluna, para o Codau reparar o passeio quebrado há mais de um ano na avenida Leopoldino de Oliveira. Valeu!

Brasília em chamas

A divulgação do conteúdo da delação premiada do senador Delcídio do Amaral está implodindo Brasília! Não se fala em outra coisa, senão na gravação entregue por Delcídio à Justiça, na qual o ministro Aloysio Mercadante propõe a ele ajuda financeira e lobby no Supremo Tribunal Federal em troca do silêncio do ex-líder do governo no Senado. Mercadante, um dos aliados mais próximos da presidente Dilma, alegou ter sido mal-interpretado. Mas a gravação não deixa margem a dúvidas. Ontem foi um dia de "cão" para Dilma, que está cada vez mais acuada. A oposição terminou o dia pedindo a demissão e a prisão do ministro Mercadante. Até o fechamento desta coluna não estava definido o futuro dele no governo.

Temperatura máxima

Durante o dia, a temperatura esquentou com a divulgação da possibilidade de Lula vir a ser um superministro de Dilma. As bolsas despencaram e o dólar voltou a disparar, em claro recado do mercado ao govern com Lula não dá! Aliás, o senador Delcídio do Amaral disse em delação que ele foi escalado por Lula para “convencer” Nestor Cerveró a ficar em silêncio sobre o envolvimento da dupla presidencial no escândalo da compra da Refinaria de Pasadena. E foi justamente essa missão de barrar a operação Lava-Jato que levou Delcídio a passar 87 dias atrás das grades.

Método Edinho

Em entrevista ao colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o senador Delcídio do Amaral disse, textualmente: “O (ministro) Edinho (Silva) não sairá vivo deste processo. Ele arrecadava recursos ameaçando, na linha do ou está com a gente ou está contra.” Dá para entender (mas não para aceitar, claro) por que as empreiteiras cediam e “davam” os recursos exigidos pelo PT!

Aécio encrencado - Delcídio não voltou sua metralhadora giratória apenas contra Dilma, Lula, Mercadante e Cia governista. Na delação premiada, o senador acusou o colega tucano Aécio Neves de se beneficiar de esquema de corrupção em Furnas. Esse esquema, segundo Delcídio, era operacionalizado por Dimas Toledo, ex-diretor de engenharia da estatal, e que teria “vínculo muito forte” com Aécio.

Jogo de interesses – Não só os políticos foram alvo de Delcídio. Ele contou também como foi que Marcelo Navarro virou ministro do Superior Tribunal de Justiça: tinha a incumbência de deferir o pedido de habeas corpus para o empreiteiro Marcelo Odebrecht. Navarro foi relator do processo, mas não conseguiu o intento. Os outros ministros do STJ não acompanharam o seu voto e o placar terminou em 4 x 1. Que vergonha!!!

Ele vem aí?

Na outra ponta desse incêndio, a “solução Temer” parece pegar fogo em Brasília. Ainda que Temer também tenha sido alvo de acusações dos delatores por envolvimento no escândalo da compra de etanol pela BR Distribuidora, ele continua se cacifando para chegar ao Planalto. Em tese, se Temer assumir a Presidência não haverá desgastes políticos para Uberaba, uma vez que o prefeito Paulo Piau é muito mais ligado ao vice-presidente, que é do seu partido. Temer inclusive veio aqui quando da campanha de 2012 e sempre recebe Piau de portas abertas em Brasília.

As voltas que o mundo dá

Piau apoiou a chapa Dilma-Temer por causa do presidente nacional do seu partido e vice-presidente da República, já que disputou com o petista Adelmo Carneiro o primeiro turno da eleição para prefeito. PT e PMDB se aliaram no segundo turno. E hoje Piau está sofrendo as consequências políticas por esse apoio a Dilma. Aliás, seu principal adversário no 2º turno em 2012, o deputado estadual Lerin, é outro que não quer nem ouvir falar de Dilma. Lerin também fez material de campanha ao lado da Presidente, em 2012. Pois é. Quem poderia imaginar que Dilma cairia em desgraça dessa forma?

Precisa benzer

Acredite se quiser: a nova e chique agência do Banco do Brasil na avenida Santos Dumont não recebe depósitos em cheques. Só em dinheiro. Está com problemas nos equipamentos e no sistema, sem previsão de reparo...

Olha só que delícia: rodízio de espetinhos variados por apenas R$24,80 por pessoa. Essa é a promoção que está fazendo o maior sucesso no Recanto da Medalha.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por