ALTERNATIVA

Dengue e influenza dão trégua, mas infartos e acidentes de trânsito preocupam Saúde

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 05/08/2025 às 23:34
Compartilhar
 (Foto/Lauren Bishop)

(Foto/Lauren Bishop)

Revogado esta semana o decreto que estabeleceu situação de emergência em saúde por conta do número elevado de casos de síndromes respiratórias agudas e de dengue. No entanto, o volume de acidentes de trânsito com vítimas e de infartos tem preocupado as autoridades de saúde. De acordo com a secretária Valdilene Rocha, apenas no fim de semana passado foram registrados nove casos de pacientes infartados nas duas UPAs de Uberaba. Com a queda na temperatura, os casos de infarto têm aumentado significativamente, segundo Val.

ACIDENTES
Não menos preocupante tem sido o volume excessivo de acidentes de trânsito, com vítimas que requerem atendimento médico-hospitalar. Em alguns casos, a hospitalização é demorada até a recuperação total do paciente para receber alta. Aliás, esse problema dos acidentes só terá fim quando as avenidas tiverem radar para controle de velocidade e blitze para obrigar os motoristas a obedecer à sinalização de trânsito. Até lá, vamos continuar produzindo acidentados em série.

LOMBADA ASSASSINA
Por falar em trânsito, o presidente do Sinduscon, Luciano Velludo, destaca a necessidade de contratação, pelo município, de vistoria nas lombadas e passagens elevadas nas ruas e avenidas da cidade para adequá-las o quanto antes. Segundo Luciano, é visível a desobediência às normas técnicas de vários desses obstáculos instalados ao longo dos anos. Cada um foi feito numa altura, numa largura, e salve-se quem puder. Esta semana, um motociclista perdeu a vida ao ser surpreendido por uma lombada, que, segundo consta, estava mal sinalizada e fora das normas técnicas.

BAIXAS
A cada live postada nas redes sociais com esculhambações ao Samu, o serviço enfrenta baixas na equipe. De acordo com a secretária Val, essas lives têm prestado um desserviço à população, porque incitam as pessoas a desqualificar o atendimento e a “crucificar” os profissionais que estão ali para o necessário socorro ao paciente.

FIASCO
Números da vacinação em Uberaba estão muito abaixo do desejável. A meta era atingir 95% da população, mas a cobertura total contra Influenza, por exemplo, não passou de 42%. O grupo com melhor desempenho foi o de idosos, que atingiu 44%, seguido por crianças, com 35%. Já no grupo das gestantes, apenas 20% tomaram a vacina contra a gripe.

VAI MAL
Contra a dengue, até agora foram aplicadas 15.082 doses em adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, o que representa 48% do público alvo na primeira dose e 23,4% na segunda dose. O pior é que uma só dose não tem efeito protetivo contra a dengue.

MAIS O QUÊ?
Vacinar os acamados em casa, pessoas com dificuldade de locomoção, trabalhadores nas empresas... A Secretaria de Saúde já fez de tudo, mas a resistência à vacinação continua sendo um enorme desafio. Nos próximos dias, o serviço de imunização ganhará mais um reforço, o Vacimóvel. Só depende de alvará sanitário para ele começar a rodar e entrar em funcionamento.

MUTIRÃO
Hospital da Beneficência Portuguesa se engajou na realização de mutirões de cirurgias de catarata. Segundo a secretária Valdilene Rocha, têm sido realizadas de 20 a 30 cirurgias por dia, de um total de 800 contratadas para reduzir a fila de pacientes

EXAMES
Por falar em fila eletrônica, a secretária destaca que a adesão ao Cisalp permitirá a Uberaba oferecer exames de ultrassonografia, radiografia, eletrocardiograma e até endoscopia por meio de unidade volante que irá percorrer os bairros mais afastados, como Anatê, Rio de Janeiro e outros. Esse serviço será ofertado em carretas e caminhão devidamente equipados com todo o aparato necessário para a realização desses exames, com máxima segurança e eficiência. Além disso, o Cisalp poderá abrir editais para credenciar interessados na iniciativa privada para também prestar serviços na realização de exames de imagem e outros. Meta de Valdilene é colocar em dia a fila desses exames o mais rápido possível.

FALTA POUCO
Novo equipamento de ressonância magnética deve entrar em operação no mês que vem, para desafogar a fila de pacientes à espera do exame. Equipamento está sendo instalado no Hospital Hélio Angotti. Outro, para realização de exames de PET Scan, também será oferecido a pacientes do SUS, mas este ainda vai demorar mais um pouquinho.

CONVERGÊNCIA
Que falta nos faz a oferta de voos regulares para as principais capitais brasileiras. Embora a concessionária Way-262 tenha definido por Uberaba para instalação de seu escritório, o corporativo da Way Brasil optou por Uberlândia. A decisão pela cidade vizinha se deu em razão da facilidade de deslocamento dos integrantes do alto escalão da Way Brasil, inclusive o presidente Paulo Lopes, para outras unidades sob a gestão da companhia. Uberlândia acabou se tornando um ponto estratégico, inclusive para seus planos de expansão a partir dos novos leilões de concessões rodoviárias pelo governo.

VAI COMEÇAR
Começa nesta quarta-feira a Megacana 360, o superevento que reúne toda a cadeira produtiva da cana em Campo Florido. Organizada pela Canacampo e Siamig, a Megacana vem diferente nesta 17ª edição. A feira será realizada em 360 graus, de modo que os visitantes participarão de todas as atividades e palestras de onde estiverem. Palco estará a um metro e meio de distância do público, o que é realmente uma inovação interessante. Presidente da Canacampo, João Bosco Salomão, promete surpreender o público também com os shows, que estão sendo guardados em segredo até agora.

MEGAESTRUTURA
De acordo com o publicitário Fábio Lacerda, timoneiro da Solis (agência oficial da Megacana), a estrutura montada em Campo Florido para receber o evento é idêntica à da Fórmula-1. Uma superestrutura. Este ano, a Megacana vai estender seus tentáculos para soja e amendoim, que são usados para rotação de cultura com a cana. Tem tudo para ser um sucesso!

ATRAÇÕES
Uma roda de prosa entre os ex-presidentes da Canacampo para contar os “causos” envolvendo a Megacana tem tudo para ser um dos pontos altos do evento, principalmente por conta da participação sempre bem-humorada do empresário Sylvio de Castro Cunha Junior. Na linha do humor, destaque para a participação de Vitor Ahmar. Tem mais: tem Cafu, Carla di Pierro, Vitor Sales e muitos outros palestrantes que valem pegar a estrada até Campo Florido nestas quarta e quinta-feira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por