ALTERNATIVA

Dengue em foco

Secretário volta a Uberaba com novas medidas de combate ao mosquito

Lídia Prata
Publicado em 01/08/2015 às 08:49Atualizado em 16/12/2022 às 03:22
Compartilhar

Olhar crítico

A abordagem do combate à dengue em Uberaba vai mudar. É o que o secretário de Saúde, Marco Túlio Cury, pretende fazer, depois de participar de oficinas específicas sobre o tema, em BH. A primeira medida será treinar os agentes de endemias para atuarem com olhar crítico, não apenas durante as visitas domiciliares, como também para observarem pontos com água parada, sujeira na rua etc. Quando houver caso de dengue comprovado, os agentes também serão deslocados para a casa do paciente e de vizinhos, em busca de focos do mosquito transmissor para combate imediato.

Monitoramento direto

Na outra ponta, nas UPAs e UBS será adotado um check list para controle dos casos de dengue, incluindo informações sobre tempo gasto até o paciente ser efetivamente atendido por um médico, quais as providências adotadas (especialmente hidratação do paciente) até o atendimento médico, anotações sobre o agravamento do quadro quando houver, transferência para hospital etc. Esse check list será um monitoramento dos casos e do tratamento dispensado a cada doente, em detalhes muito mais abrangentes do que vinha sendo feito. No entanto, o secretário pondera: “O que não pode é faltar maca nem ambulância para atender os pacientes”. Oremos!

Delação premiada

Em parceria com a pasta da Educação, o secretário Túlio Cury pretende instituir o agente mirim de saúde. Será uma espécie de fiscal, treinado para identificar possíveis focos do mosquito da dengue, sujeira acumulada, água parada etc. Detectou um desses casos, o agente mirim vai telefonar para uma central e comunicar o fato. O trabalho vai envolver primeiro os alunos da rede municipal, que, no fim do ano, receberão certificados.

Reciclagem – Para melhorar o atendimento nas UBS, secretário Túlio Cury marcou para 14 de agosto um workshop com todas as atendentes da rede municipal de Saúde. Cury quer humanizar esse atendimento, que, cá pra nós, ainda deixa muito a desejar em vários postos de Saúde.

Sem pressa – Continua sem data definida a abertura das portas do Hospital Regional em Uberaba. Além de dinheiro para terminar a construção, falta definir de onde virão os recursos para custear a manutenção dos serviços. Ô novela que não chega ao fim...

Demora excessiva

A propósito das ambulâncias, quem recorreu ao Samu para atendimento de urgência na noite de quinta-feira, 30 de julho, ouviu a resposta que só uma estava rodando e, por essa razão, demoraria de 3 a 4 horas para chegar ao local solicitado. Havia várias outras chamadas na fila. Pois é. Precisa comentar? E cadê nossos deputados para lutar por mais ambulâncias do Samu para Uberaba??? Só fazer visita e tomar café para tratar de eleições municipais não dá. Vamos trabalhar, pessoal!

Apertando o cinto

Diante da pindaíba dos cofres públicos no Município, foi descartada a ideia de construção de sede própria para o Samu Regional. Um prédio público deverá ser adaptado para esse fim.

Divergência

Nem todas as guias da Cosip emitidas em duplicidade para o mesmo imóvel estão chegando com valores idênticos à casa dos contribuintes. Há casos em que os valores são completamente diferentes. Pode?

Novos tempos

Antenado com a falta de tempo da maioria das pessoas, o Shopping Uberaba está elaborando um catálogo virtual com as melhores opções de presentes para o Dia dos Pais. Ele estará disponível nas mídias sociais do Shopping Uberaba e no site, com informações detalhadas sobre os produtos, para facilitar a escolha do cliente. Boa!

Vestibular Agendado

Ainda dá tempo de ter um futuro profissional de sucesso. Estão abertas as inscrições para o Vestibular Agendado da Fazu. Para participar desse tipo de processo seletivo, basta que o candidato entre em contato com a faculdade e agende um horário para fazer as provas, que vão acontecer até 17 de agosto. Saiba mais no site da Fazu: www.fazu.br.

JM Mulher

Quem gosta do que faz faz bem feito. É assim que vejo o trabalho da colega Indiara Ferreira, que se desdobra para fazer o JM Mulher cada dia melhor. Nesta segunda-feira, o programa completa 300 edições pela Rádio JM. Inicialmente gravado e exibido nas manhãs de sábado, o programa comandado por Indiara ganhou musculatura e passou a ser apresentado ao vivo, nas tardes de segunda-feira, com reprise aos sábados. Nesses seis anos no ar, o JM Mulher já conquistou quatro prêmios em nível nacional, o que é um orgulho para todos nós, da Rádio JM. A marca de 300 programas no ar, num formato diferente de tudo o que já se viu no rádio uberabense, realmente merece comemoração.

Seis anos no ar sem uma única interrupção, 300 programas, quatro prêmios conquistados em nível nacional pelo JM Mulher. Todo esse sucesso se deve ao talento e à dedicação da superquerida colega Indiara Ferreira. Parabéns, Indi!

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por