ALTERNATIVA

Dengue pode ter causado a morte de criança em Uberaba

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 22/02/2024 às 19:27Atualizado em 23/02/2024 às 19:31
Compartilhar

(Foto/Ilustrativa)

Ainda não está oficialmente confirmada a dengue hemorrágica como causa da morte de uma criança de 7 anos, ocorrida nesta quinta-feira, no Hospital de Clínicas da UFTM.  As amostras de fragmentos  foram encaminhadas para análise, em Belo Horizonte, e o resultado deve demorar uns dias.  De acordo com a secretária Valdilene Rocha, a Secretaria municipal de Saúde está acompanhando o caso através da investigação epidemiológica. Essa é a segunda morte que entra no rol dos casos suspeitos de dengue em Uberaba. A cidade tem mais de dois mil casos de dengue oficialmente confirmados, fora os não informados às autoridades de saúde. Não seria hora de o governo municipal decretar emergência em saúde e intensificar pra valer os mutirões de limpeza nos bairros?

 E A TRANSPARÊNCIA?
Por incrível que pareça, o Hospital de Clínicas da UFTM recusou informações sobre o óbito da criança, ocorrido em suas dependências. Sequer informou desde quando a vítima estava internada. Lamentável a falta de transparência com que o caso está sendo tratado pela direção do HC, que é um hospital público.

 E A LATA DE TINTA?
Por falar em dengue e em mutirão de limpeza, o vereador Túlio Micheli foi entrevistado na Rádio JM nesta quinta-feira e disse que ainda aguarda a oportunidade para entregar o lixo que ele recolheu no Residencial 2000 ao secretário de Comunicação. Admitiu, porém, que não recolheu a famosa lata de tinta cheia d´água por ele mostrada em vídeo sobre a sujeira nos terrenos naquele bairro no dia seguinte ao mutirão de limpeza ali realizado pela Prefeitura. Segundo o vereador, a lata ainda continua tinta e não cabia no porta-mala do seu carro, que é pequeno. 

 NOVO PROTOCOLO
Esta semana, Túlio Micheli defendeu a substituição do protocolo de Manchester para a classificação dos pacientes nas UPAs, sob o argumento de que não está dando certo. Sugeriu a adoção de um protocolo norte-americano, menos colorido. No entanto, ele reconhece que não basta fazer a troca dos protocolos. Esse é o menor dos problemas enfrentados na área da saúde pública, seja em Uberaba ou qualquer outro lugar do país. O que realmente se faz necessário é priorizar a atenção primária para evitar que a população procure a UPA em vez do postinho de saúde próximo da sua casa. E, por outro lado, reforçar o time profissional que atua nas UPAs, para evitar a demora excessiva no atendimento aos pacientes.

 UBS COMPLETA
Na avaliação do vereador, as unidades básicas deveriam funcionar das 6h às 22h, inclusive realizando exames no próprio local. É um sonho, mas difícil de viabilizar na prática, lamentavelmente.

 TIROTEIO
Ainda na entrevista á Rádio JM, o vereador Túlio Micheli voltou sua “metralhadora” para o lado do líder da prefeita na Câmara, vereador Almir Silva. Os dois haviam se estranhado na véspera, no plenário da Câmara. Sem citar o nome de Túlio, Almir disse que cada um fiscaliza o Executivo do seu jeito, embora alguns gostem de fazer show de pirotecnia. Não é o meu perfil.  No dia em que eu tiver de ir lá na UPA não vou ligar câmera de celular para mostrar gente passando mal, porque sei que não vou contribuir em nada”. No entanto, Túlio esteve nas duas UPAs na segunda-feira e certamente “vestiu a carapuça”.

 DESPERDÍCIO
Pois bem. Aos microfones da JM, Túlio atacou o vereador Almir Silva, dizendo que ele é “o dinheiro mais mal pago pela Câmara”, pois o colega “não apresenta projetos de lei, mas apenas requerimentos para tapar buracos e podar árvores”. Emendou a crítica ao líder do governo na Câmara, ao considerar que Almir está na Câmara “para ser o secretário da prefeita”. Arrematou dizendo que Almir é “uma planta”.

 ESPADA DE SÃO JORGE
Sempre muito polido e gentil, o vereador Almir Silva não quis esticar a conversa com Túlio Micheli após as declarações do colega à Rádio JM. Disse apenas que se fosse planta, gostaria de ser uma “espada de São Jorge”, conhecida por espantar mau olhado. “Faço o papel de líder. Não ofendo ninguém” – ressaltou Almir.

 SERENIDADE JÁ!
Túlio Micheli  também alegou que o colega o teria criticado no caso do vídeo sobre as UPAs quando ele não estava em plenário. Almir reagiu: “sou muito disciplinado. Ouço em silêncio o pronunciamento de cada um dos vereadores e espero a minha vez de falar. Infelizmente nem sempre o colega está em plenário quando falo, muitas vezes saindo para fumar”. Arrematou ressaltando que essas discussões não levam a lugar algum e em política é preciso ter serenidade.

 AQUI NÃO
Qual será o destino partidário do vereador Cabo Diego Fabiano, depois que ele anunciou oficialmente a desistência de se filiar no PL? As especulações apontavam o União Brasil como uma das prováveis siglas a abriga-lo, levando em consideração o alinhamento ideológico. Mas o presidente do UB em Uberaba, ex-deputado Heli Grilo, não há qualquer tratativa entre as partes nesse sentido. Pelo contrário. Segundo Heli, o União Brasil já está satisfeito com dois detentores de mandato em seus quadros, que são Lu Fachineli e Baltazar da Farmácia. Não caberia um terceiro vereador na chapa do partido, segundo Heli.

 MATEMÁTICA ELEITORAL
Essa história de alinhamento ideológico não existe em eleição. Pelo menos é o que diz o presidente do União Brasil em Uberaba, argumentando que o que realmente fala mais alto é a matemática eleitoral. Todo candidato tem de fazer as contas antes de se filiar num partido. E pronto..

 DE FORA
Heli Grilo não vai disputar as eleições municipais de 2024. Essa hipótese, segundo ele, está descartada. No entanto, ele vem trabalhando para formatar a chapa de candidatos a vereadores pelo União Brasil. Os nomes? Não revela de jeito nenhum. Sabe por quê? Para evitar o assédio da concorrência, que pode mudar os pré-candidatos de ideia...

 DESCONTAÇO
Com a intermediação do ex-deputado federal Franco Cartafina, a ACIU vai firmar convênio com a Cemig SIM na próxima terça-feira, beneficiando seus associados com desconto de 16% na conta de energia elétrica. As regras para adesão ao programa serão detalhadas durante café da manhã na ACIU, marcado para as 8h, com a presença de diretores da Companhia Energética de Minas Gerais. A Cemig SIM é um braço da Cemig, que existe desde 2019, para fornecer soluções em energia de modo sustentável.  A energia da Cemig SIM é gerada remotamente, em áreas com radiação solar mais favorável,  e chega pela rede da distribuidora, porém, com menor custo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por