Daniela Brito – redatora interina
daniela.brito@jmonline.com.br
Estratégia comum
Propaganda eleitoral dos candidatos a prefeito dominou ontem as rodas políticas de Uberaba. Muitos querendo analisar quem teve o melhor ou pior desempenho – apesar de tal questão dividir opiniões. Mas todos, sem exceção, utilizaram da mesma estratégia para se colocar para o eleitor: o preparo para o cargo e o conhecimento dos problemas da cidade. Bom se tais condições não fossem o mínimo que um candidato deve realmente ter para entrar na disputa eleitoral, não é mesmo?
Jingles
Outro ponto em comum foram os jingles de campanha. As músicas dominaram o horário eleitoral – com maior destaque nos programas de Paulo Piau, Fahim Sawan, Adelmo Leão e Antonio Lerin. Haja cantoria!
Destaques
Fahim Sawan usou como mote a saúde, com destaque para o Hospital Regional. Lerin destacou a criação do Banco de Leite e Wagner Jr. lamentou o pouco tempo e aproveitou o espaço para fazer uma alusão ao pai, dizendo ser o “candidato do povo”. Até um Fuscão preto apareceu! Já o jornalista Edson Santana pecou com o fundo preto e a roupa preta na gravação. Seu programa ganhou clima de filme de terror.
Estratégia
O que mais chamou a atenção foi a ousadia de Paulo Piau. Ele se colocou como responsável pela maioria das obras realizadas durante a atual administração. E, pelo programa, todas as conquistas foram confirmadas através sua atuação enquanto deputado federal – sem deixar de fora o também parlamentar Aelton Freitas. Segundo a exibição, ambos liberaram por meio de emenda R$4 bilhões em recursos federais.
Boquiaberto
Sabe-se que a estratégia usada pelo peemedebista deixou o prefeito Anderson Adauto sem reação. Segundo informações, ele ficou literalmente “boquiaberto” ao assistir à exibição do programa do peemedebista e ouvir que todas as conquistas de seu governo se deram pelo trabalho dos dois parlamentares. A pessoas mais próximas, AA teria dito que o candidato e agora adversário teria se apropriado de suas ações políticas como se a cidade não tivesse prefeito…
Mote
Adelmo Leão, do PT, pregou pela continuidade da atual administração. Aliás, o prefeito abriu o programa petista. No programa exibido a tarde, a coligação usou imagens no lançamento da campanha, realizada no dia 15 de agosto, na praça Pôr do Sol. E as imagens deixaram escapar que o petista lia o texto de seu discurso ao invés de falar de improviso. Ficou tão artificial que à noite, o conteúdo foi alterado mas a estratégia eleitoral de “colar” na imagem do prefeito permaneceu reafirmando a proposta da continuidade.
Acórdão
Publicado o acórdão da condenação do prefeito AA, o secretário de Administração, Rômulo Figueiredo, e a diretora de Recursos Humanos, Lázara Abadia, por fraude no processo seletivo para a contratação de agendes de saúde pelo TJMG. Com isso, começa a contar o prazo para que os réus recorram da decisão. O que será feito, conforme já havia adiantado o prefeito.
Transitado em julgado
Deferimento do registro do candidato a prefeito de Água Comprida, José Oscar Silva, o Zico (PR), acabou transitado em julgado. Agora, ele não tem nenhum impedimento legal para a disputa.
Esquentou
Candidato Antônio Lerin acusou ontem a coligação que sustenta a candidatura de Fahim Sawan de forjar prova em denúncia de crime eleitoral junto ao Ministério Público Eleitoral. É só o começo!