Previsível
Já era de se esperar que o relatório da Comissão de Sindicância instaurada pelo prefeito fosse dar em nada. Não trouxe novidade alguma que revelasse o indispensável traço de isenção. Repetiu o que a imprensa já noticiou, porém colorida com as tintas de interesse da Administração... Resta agora esperar que o inquérito policial não termine em pizza, chegue aos autores dos maus-tratos aos internos e encaminhe os fatos à Justiça para as devidas providências legais.
Impunidade
Diante de tudo o que se viu e se ouviu sobre as barbaridades registradas no Caresami, pouco importa que tenham ocorrido em 2009. Ou que os autores dos maus-tratos já não trabalhem mais lá (?). Ou que os internos sejam “barra pesada”. Nenhuma novidade há nisso. O que não se pode deixar passar em branco é essa sensação de impunidade a quem praticou aqueles atos, inclusive ocupantes de cargos de comando, se tudo sabiam e nenhuma atitude tomaram. Contra as imagens autênticas das agressões aos menores não há o que discutir, infelizmente.
Dumbo!!!
Não dá para entender as razões pelas quais as autoridades de trânsito continuam mantendo interrompido o trânsito na rua Jaime Bilharinho, entre Afonso Ratto e Leopoldino de Oliveira, se as obras do Água Viva já saíram daquele trecho. O motorista que desce a Hildebrando Pontes é obrigado a dar uma volta tremenda para chegar ao centro, o que poderia ser evitado se tirassem aqueles cavaletes da esquina atrás do Bretas.
In loco
Desta vez não foi a “chata” da imprensa que botou a boca no trombone. Foi o vereador Samuel Pereira, que logo cedo acionou a Rádio JM para denunciar a falta de medicamentos nos postinhos. Ele esteve pessoalmente na farmácia da UPA Abadia e constatou o que muitos cidadãos já vêm reclamando há tempos através da imprensa.
Quem entende?
Enquete do JM Online quis saber a opinião da população sobre a ação da Guarda Municipal contra os proprietários de carros com som “envenenado”. Pasme! Dos 3.123 internautas que votaram, 56% criticaram a ação, alegando que é um direito do proprietário do veículo equipá-lo ao seu gosto. Socorro! E os nossos tímpanos???
Tutu no bolso
Arrecadação de impostos pelo Município cresceu 29% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2010. Wellington Fontes, secretário municipal de Fazenda, credita esse desempenho excepcional a alguns fatores. O primeiro deles: os benefícios fiscais que motivaram os contribuintes a acertarem pendências tributárias com o Município. Outro foi a atualização do cadastro do ISSQN, que tirou muita gente da informalidade, com a consequente adoção da nota fiscal eletrônica. Além disso, pesou favoravelmente o aumento das transações em geral, motivadas pelo bom momento da economia nacional. No total, a arrecadação do município reforçou os cofres municipais com mais R$44 milhões, entre janeiro a junho de 2011.
Vai bem
Embora o secretário Wellington Fontes não acredite que o segundo semestre manterá esse mesmo ritmo de crescimento na arrecadação, ele pondera que o Município deve fechar suas contas tranquilamente em 2011. Nos próximos meses, porém, não poderá contar com arrecadação expressiva de IPTU e IPVA, que tiveram peso decisivo para os bons resultados do primeiro semestre. O IPVA, por exemplo, cresceu 15% no período, reflexo do bom momento vivido pelo comércio de carros no país.
Sufoco
Se por um lado o secretário de Fazenda comemora o aumento na arrecadação de impostos em Uberaba, por outro revela o sufoco que passa todo mês para pagamento da pesada folha salarial da Prefeitura. Os cerca de 7.300 servidores da ativa consomem mais ou menos R$15 milhões todo mês dos cofres públicos.
Compasso de espera
Prefeito Anderson Adauto ainda não sinalizou se vai antecipar ou não o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos servidores este ano.
Na ativa
Ex-prefeito Luiz Guaritá Neto está de volta à cena política. Ontem se reuniu com a presidente do DEM/Uberaba, advogada Eclair Gonçalves, e pregou a união das forças políticas com vistas ao pleito do ano que vem. Ele garantiu que seguirá junto com o grupo ao qual historicamente pertence. Pra bom entendedor nem precisa desse pingo para saber a letra...
Higiene
A Secretaria Municipal de Saúde contestou ontem a nota “Higiene”, publicada nesta coluna, sábado, pela colega Daniela Brito. Conforme a direção do Caism, os profissionais tomam todas as providências em relação à higienização. Diz a nota que “o Caism obedece a um protocolo de desinfecção do aparelho de mamografia, assegurando a limpeza adequada e um plano organizado de manutenção geral”. Mas não foi isso o que se viu lá, segundo denúncia de pacientes à coluna. Fontes são fidedignas e, por essa razão, merecem nossa confiança. Sugiro que a Secretaria de Saúde dê uma blitz no Caism ou procure checar as denúncias com as pacientes recentemente atendidas, se de fato tiver interesse em tomar providências.