Interina: Adriana Afonso
Exatamente uma semana depois da visita do governador Romeu Zema à Uberaba, onde participou de caminhada ao lado de Elisa Araújo, nesta sexta quem aparece por aqui é Mateus Simões. O vice-governador também deve bater perna, em demonstração de apoio à campanha da prefeita. Tem na agenda visita a comércios no residencial Morumbi.
MATAR A SAUDADE
Mas a visita para Mateus Simões pode ser também para matar saudades da cidade onde morou durante a infância. E ele, sempre que está pela região, faz questão de lembrar e enaltecer a história que tem com Uberaba.
CRÍTICAS INFUNDADAS
No entendimento do juiz Alexandre de Jesus Gomes, o candidato a vereador, Vinícius Andrade Martins, do PSDB, impulsionou conteúdo com críticas infundadas à atual gestão da prefeitura, ou seja, à prefeita Elisa Araújo. Mesmo a defesa de Vinicim alegando que o conteúdo do vídeo em questão continha apenas críticas legítimas e amparadas pela liberdade de expressão, a Justiça entendeu que o uso do impulsionamento não é permitido para fins de crítica a adversários durante o período eleitoral. E a decisão foi multar o candidato em R$ 5 mil.
VALE ATÉ DANÇAR, MENOS NA URNA
E nas redes sociais, nossos candidatos continuam mostrando também a rotina de campanha. Uns acompanham problemas da população, outros visitam bairros, empresas, comércios. Há aqueles que se dedicam a apontar os erros de adversários. Os que se mantém mais na linha combativa. E, política sendo política, campanha sendo campanha. Até vereador considerado “linha dura” por profissão e perfil, aparece dançando no meio da rua. E não é meme.
ALFINETADAS
O que não faltam também são as boas e velhas “alfinetadas” e de todos os lados. Faz parte do jogo, mas sempre fico pensando se essa postura realmente pode fazer a diferença, se pode realmente influenciar o cidadão a votar em A ou B. Ainda prefiro quem se atenha a propostas. Pode até dar aquela cutucada, criticar, mas se junto vier o que faria na mesma situação. Mas, cada pessoa pensa diferente. E tá tudo bem.
ÁGUA NO CENTRO DAS DISCUSSÕES
E o calorão tem sido forte não apenas no clima, mas nas rodas de conversa, nos vídeos que circulam pelos grupos e nas redes. Bem no dia em que Jammal grava vídeo sobre consumidora da cidade que recebeu conta de água no valor de R$ 16 mil, programa da prefeita falou sobre a água, focando na solução dos problemas com a captação do Rio Grande.
SEQUINHO, SEQUINHO
Também vem circulando fotos e vídeos do nosso Rio Uberaba completamente seco. E aumentam os questionamentos sobre a estratégia da Codau em manter os reservatórios abertos. Sabemos que pode soar como “impopular” colocar em prática racionamento. Mas o bom senso mostra que seria melhor agora, do que de uma forma mais “radical” daqui uns dias.
DESFILE DE CANDIDATOS
E o feriado deve ser de muito trabalho para as campanhas. Marcado para ter início às 8h, tradicional desfile de Sete de Setembro deve ser concorrido. Com certeza, vários candidatos poderão ser vistos na Praça Magalhães Pinto.
EM CAMPO
E ainda temos, no mesmo dia, o tão esperado clássico entre Uberaba Sport e Nacional. Vários “vereáveis” e “prefeitáveis” já forma vistos na estreia do Colorado semana passada. Estádio Uberabão vai render muita resenha. E não vai ser só a futebolística, não.
SEM APOIO
Por falar em esporte, presidente da Adefu – Associação dos Deficiente Físicos de Uberaba, Renato Delfino, em entrevista ao Pingo do J, nesta quinta-feira, comentou os resultados de paratletas nas Paralimpíadas de Paris, mas destacou o esforço com que o trabalho, iniciado há pelo menos duas décadas, vem sendo realizado. Principalmente pela falta de apoio.
DE QUATRO EM QUATRO ANOS
Presidente afirmou que em época dos jogos paralímpicos, as atenções se voltam para a entidade. Mas o mesmo não acontece depois. E a falta de patrocínio é o que mais pesa. Renato destacou que com 30 ou 40 mil reais, daria para ter o básico na Associação, que se mantém, atualmente, com a ajuda com o poder público, como parceria existente com a Funel.
DARIA PARA AMPLIAR
Com patrocínio, por exemplo, daria para praticamente dobrar a quantidade de atendidos, segundo o presidente. Hoje em dia, a Adefu conta com escola de Educação Infantil e EJA, trabalhos sociais são realizados em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e ainda Centro Dia, tanto para paratleta quanto associados.
CAMPEONATO BRASILEIRO DE BOCHA
E a entidade será parceira do Campeonato Brasileiro de Bocha que acontecerá de 11 a 15 deste mês. Uma forma, claro, de dar visibilidade à entidade. E durante a competição, haverá também homenagem ao paratleta José Carlos Chagas, que volta de Paris no próximo domingo.
MAIS VOOS
Terá início às 9h, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), a reunião que irá tratar da possibilidade de compartilhamento de voos da Azul para Guarulhos e outras cidades, com a presença da Aena e empresários de Araxá. Torcemos para uma boa notícia!