Foto/Jairo Chagas
Candidato a presidente da ABCZ com apoio de 14 dos 17 diretores da entidade, Fred Mendes visitou o JM nesta quarta-feira, em companhia de seu pai, José Olavo Mendes
Pauta para desenvolvimento
Sob a presidência do engenheiro Luciano Veludo, o G9 está formatando uma agenda com sugestões para alavancar o desenvolvimento de Uberaba nos próximos 20 anos, em várias vertentes. O documento será entregue a todos os candidatos a prefeito para que possam aproveitar as ideias, se acharem conveniente. Mas um item o grupo das nove entidades de classe mais representativas de Uberaba acha fundamental: o Município precisa ter metas de desenvolvimento a longo prazo que sejam seguidas pelos gestores, independentemente dos resultados das urnas a cada quatro anos. Não é possível que um governo comece um trabalho e seja interrompido pelo governo seguinte, sem mais nem menos.
Trabalho em parceria
Luciano Veludo frisa que o G9 não quer interferir na gestão do Município. Apenas colaborar com ideias e soluções. Dentre essas ideias, está a parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada para gestão de unidades básicas de saúde. Ele cita, por exemplo, o interesse do Sinduscon em adotar uma UBS para atender aos trabalhadores e familiares do setor da construção civil. Futuramente essa ideia poderia ser ampliada para outros segmentos da indústria.
Mobilidade urbana
Próximo prefeito de Uberaba precisará abraçar o desafio da mobilidade urbana – avalia Luciano Veludo. Não apenas o BRT, mas a construção de viadutos para desafogar o trânsito infernal da cidade. Segundo o presidente do G9, há pelo menos 10 pontos de conflito que desafiam uma solução desse tipo.
Saúde sobre rodas
A sugestão é do empresário Nagib Facury: com a construção de conjuntos habitacionais em locais afastados do centro urbano, uma boa solução para não deixar os moradores desassistidos seria a criação de unidades móveis de saúde. Em vez de construir UBS de alvenaria em todos os conjuntos, a PMU poderia criar um trailer para percorrer os bairros com ações preventivas e atendimento à população pelo menos uma vez por semana. É uma ideia que deve ser levada em consideração.
Sofrível
Embora já pedagiada, a BR-050 continua desafiando recapeamento decente no trecho entre o trevo do conjunto Beija-Flor e Delta. O asfalto está um horror.
Cartão vermelho
Embora negado oficialmente, nos bastidores comenta-se que o presidente do PSDB mineiro teria vetado ajustes eleitorais com o PMDB em Uberaba para este ano. Deputado Domingos Sávio esteve aqui na terça-feira para reafirmar a candidatura de Samir Cecílio a prefeito pelo partido. Conversou com o deputado Marcos Montes sobre coligação com o PSD, mas saiu com as mãos abanando...
Casamento difícil
Ainda complicado o namoro do PSDB com o PSD de Marcos Montes. Um dos entraves ao casamento – dentre muitos outros – seria a oposição interna dos candidatos a vereadores, muitos dos quais buscaram abrigo no PSD na época da debandada no ninho tucano. Há muitos dissidentes no partido de Marcos Montes que não querem nem ouvir falar em coligação com o PSDB.
Injeção de modernidade
Depois de viajar por todo o país, o criador Fred Mendes respira os últimos dias da campanha à presidência da ABCZ, com a certeza de ter em mãos uma radiografia completa das demandas e oportunidades de todas as regiões por onde andou. Em visita ao JM à tarde passada, Fred avaliou que a ABCZ já avançou muito em todas as frentes de atuação, embora ainda tenha um longo caminho adiante e precise estar preparada para o futuro.
Negócio fechado
Finalmente foi anunciada ontem, em caráter oficial, o que esta coluna havia antecipado há muito tempo. A Clínica Radiológica Uberaba - CRU - muda de mãos, tendo sido adquirida pelo Laboratório Sabin. O médico Luís Ronan de Souza continua como sócio e estará à frente da gestão da Clínica. Atualmente, o Sabin possui sete unidades em Uberaba, onde atua há quatro anos, e agora amplia sua atuação para a área de diagnóstico por imagem.
Data confirmada
Não passa de boato essa história que o Ato Público do Acorda Uberaba mudou de data. Pelo contrário. Está confirmadíssimo para domingo, dia 31 de julho.
Será?
Direção da Flyways garantiu ao secretário José Renato Gomes, de Desenvolvimento Econômico, que vai retomar os voos no aeroporto de Uberaba no dia 10 de agosto. Desde junho estão suspensas todas as operações da companhia, sob justificativa de necessidade de manutenção nas aeronaves.