Desculpa esfarrapada
Não poderia ser mais esfarrapada a justificativa apresentada oficialmente pela Prefeitura de Conquista sobre o transporte de latas de tinta em ambulância daquele município. Tão logo esta coluna denunciou o fato, ilustrado com foto do flagrante, a Superintendência Regional de Saúde identificou o veículo placa HMG 7070 e questionou oficialmente a prefeita Vera Lúcia sobre a irregularidade. O ofício resposta é vergonhoso. Explica que no dia 20/7 a ambulância veio a Uberaba para trazer a paciente Elisângela de tal para tratamento de hemodiálise. Ao retornar a Conquista, sem paciente, deveria levar balas de oxigênio para outro paciente, de nome João, falecido na véspera!
Tem mais
Ainda no ofício da prefeita à SRS, ela informa que “nesse ínterim, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Sr. Antônio Donizeti Lucas de Oliveira, solicitou que o veículo (ambulância) trouxesse algumas latas de tinta que o mesmo estava precisando e o diretor de mecânica, Sr. André Assunção, ao solicitar a ordem, via telefone, ao secretário de Transportes, que estava em casa por afastamento médico, e ainda no intuito de fazer economia, autorizaram a trazer as mercadorias na ambulância que já estava em Uberaba, transportando as mencionadas balas de oxigênio vazias. Ressaltamos que a paciente Elisângela retornou em outra ambulância no final da tarde”. Resta saber que economia foi essa, já que foi deslocada outra ambulância para buscar a paciente em Uberaba, enquanto a primeira voltava carregada de latas de tinta...
Suspense
Presidente do Legislativo municipal faz mistério sobre sua cogitada filiação ao PMDB do prefeito Paulo Piau. Em entrevista à Rádio JM na manhã desta segunda-feira, Luiz Dutra confirmou o convite e o encontro que teve no fim de semana com o presidente estadual do partido, vice-governador Toninho Andrade. Isso significa que Dutra até participou do encontro regional do PMDB, realizado sábado na vizinha cidade. Para bom entendedor, esse pingo pode ser o alfabeto inteiro. A conferir.
Vai ou racha – Seja como for, Dutra descartou de pronto qualquer possibilidade de composição para formar dobradinha majoritária ano que vem: “Não nasci para ser vice. Ou vou na frente para dirigir, ou atrás, para poder olhar” – garantiu.
Peso pesado - Ao que tudo indica, o PMDB deve disputar as eleições proporcionais em 2016 com uma lista “pesada” de candidatos. Embora ainda estejam no plano das especulações, fala-se, dentre outros nomes, na possível candidatura da secretária de Educação, Silvana Elias, bem como da superintendente de Ensino, Marilda Ribeiro.
Atitude
Unidade de Saúde do São Cristóvão amanheceu ontem com equipe nova. O troca-troca de pessoal foi de “mamando a caducando”. Essa mudança já era esperada, depois que o prefeito Paulo Piau saiu de lá indignado, na quarta-feira passada. Até paciente transportado em cadeira de rodinhas (em vez de cadeira de rodas) ele flagrou. Mas, o papel toalha continua em falta...
Pé na tábua
Reunião do secretariado com o prefeito Paulo Piau na manhã desta segunda-feira foi quase toda para discussões em torno da agilização da tramitação dos processos de obras novas e reformas físicas nas diversas secretarias municipais. Prefeito entende que barateando as obras e acelerando a tramitação dos processos será possível melhorar os níveis de emprego na construção civil em Uberaba.
Em xeque
Leitor da coluna ficou indignado ao ver no Porta Voz do dia 28/8 o resultado da licitação da Codiub para compra de licença do pacote Office 2013 por quase 600 reais cada, totalizando R$ 358 mil. Segundo o leitor, o preço de mercado da licença gira em torno de 300 reais, quase a metade do preço pago pela Codiub. Indagada a respeito, a Codiub respondeu que os preços pagos estão abaixo do mercado, considerando que o pacote adquirido é o “business” e não o de estudante, este sim na faixa de 300 reais. São produtos diferentes.
30 BI
E a proposta de Orçamento para 2016 entregue pelo governo ao Congresso, ontem, hein??? Prevê um déficit de R$ 30,5 bilhões! E não se vê qualquer medida prática para o corte de gastos pelo governo. Só se ouve falar em aumento de impostos. Até quando vamos ter de aturar essa situação?
10 - De mudança
Gerente regional do Sebrae, Marden Magalhães está de malas prontas para assumir o cargo de diretor técnico do Sebrae/Minas, em Belo Horizonte. Reconhecimento mais do que justo a quem tem o Sebrae correndo nas veias.
Teve assinatura de Jaime Lerner o projeto final de implantação do BRT na avenida Leopoldino de Oliveira, reservando faixas exclusivas para os ônibus. Na sexta-feira, esta coluna reproduziu comentário de integrante da equipe de Lerner ao ex-secretário de Planejamento Ivan de La Rocque, negando esse fato. Mas, na prática, prevaleceu a decisão do autor do projeto.