ALTERNATIVA

Desde janeiro, Prefeitura já rescindiu contrato com dez empreiteiras

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 16/05/2023 às 06:05Atualizado em 16/05/2023 às 21:53
Compartilhar

XÔ!
Rescisões de contrato com empreiteiras vencedoras de licitação em Uberaba já bateram a marca de 10, apenas de janeiro pra cá. No ano passado inteiro foram 15 rescisões contratuais por descumprimento de obrigações assumidas nas obras. Essa tradição de empreiteira levar as obras públicas no “gogó” encontrou uma pedreira pela frente, ao que tudo indica.

FORASTEIRAS
Por falar em obras, a cearense Construtora Soberana Ltda venceu a licitação para reforma e pintura dos ecopontos em Uberaba. Valor do serviço bate a marca de R$1,1 milhão. Pois é. As empresas nordestinas estão levando a melhor não só nas licitações das obras públicas aqui, mas, também, em outras áreas do comércio. É o caso da locação de veículos. A locadora de veículos à Secretaria de Defesa Social é o Consórcio Novo Nordeste, representado pela empresa Costa Dourada Veículos.

FALTA POUCO
O novo Pronto Atendimento no Hospital Regional deve entrar em funcionamento em junho. A data ainda não foi confirmada, mas o governo confirmou nessa segunda-feira que serão disponibilizados 37 leitos para atendimento de crianças, sendo 25 especificamente para internação. Além disso, a equipe da nova Upinha contará com 115 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e demais especialistas na área. Assim como no Hospital da Criança, a Upinha do Regional vai atender pacientes de Uberaba e da microrregião, conforme adiantado pela secretária Valdilene Rocha, em recente entrevista ao programa Pingo do J. Parte dos recursos para viabilizar essa nova estrutura do município para atendimento pediátrico foi conseguida através do vereador Ismar Marão.

TIM-TIM POR TIM-TIM
Mas, se depender do vereador Ismar Marão, o Hospital da Criança não receberá recursos de emendas parlamentares para assistência infantil enquanto não acabar o que ele chama de “nevoeiro”. No grupo de Política 2024, Marão postou na tarde dessa segunda-feira informação dando conta que solicitou “cópia de capa a capa do relatório feito a pedido da prefeita” e somente depois de ler o documento e se estiver tudo administrativamente correto ele irá encaminhar emendas para o Hospital.

REAÇÃO NEGATIVA
Declaração do vereador não foi bem recebida no grupo. Um dos integrantes acusou o vereador de fazer política com o caso, pois, segundo ele, a utilização do Hospital Regional como segundo ponto de atendimento pediátrico em Uberaba surgiu apenas depois que o Hospital da Criança não aceitou a intervenção proposta pela prefeita. Lembrou, também, que há um ano ele sugeriu o aproveitamento do Regional para desafogar o Hospital da Criança e teria recebido como resposta que seria impossível, mas agora a situação mudou. Marão reagiu: “Pra mim não faz muita diferença achar que é questão política. Achismo não soma nada no que faço!”

PROCURA-SE
“Pra mim, ambos estão errados, porém acho que existe fumaça no ar, sim. Vamos ficar sabendo quando o inquérito for relatado, quando o procedimento do Ministério Público acabar, com a CEI que dará uma resposta à população. Aqui não irei entrar no mérito de quem está errado ou mais errado. Aliás, mais errados estão aqueles que apontam erros e não entendem nada do assunto. Continuo achando que minha avó, que morreu com 103 anos, tinha razão: são fifis mesmo” – completou Ismar Marão. Xiiii...

SERÁ?
Leitor da coluna anda desconfiado dos números apresentados nos recentes boletins da Covid divulgados pela Prefeitura. Ele tem acompanhado diariamente as informações sobre o número de casos confirmados na cidade e ainda não conseguiu encontrar os dez familiares e vizinhos que estão padecendo com a Covid desde a semana passada. O leitor chama a atenção para o índice de transmissão da doença, que está acima de 1 novamente, mas os casos confirmados oficialmente não correspondem a ele. A propósito, nessa segunda-feira foi confirmado mais um óbito por Covid em Uberaba, subindo para 1.657 vítimas fatais desde o início da pandemia.

HOMENAGEM
Presidente do Legislativo, Fernando Mendes, quer homenagear as vítimas da Covid, escrevendo os nomes de todas elas na fachada da futura sede da Câmara Municipal de Uberaba. Uma coisa é certa: enquanto o local escolhido estiver em obras, a Câmara ocupará um imóvel provisoriamente. Presidente Fernando Mendes considera um absurdo a Casa pagar aluguel de R$55 mil por mês para abrigar os gabinetes dos vereadores, mais estacionamento. Tem razão.

MULTIPLICA, SENHOR!
A propósito, o presidente Fernando Mendes não revela detalhes da reunião que intermediou entre os colegas Luciene Fachinelli e Tulio Micheli, dias atrás. Os dois estavam estremecidos, por conta de postagem de trecho da fala da vereadora em rede social do edil do SDD. Luciene foi “detonada” pelos seguidores do colega e se sentiu muito ofendida, a ponto de querer levar o caso à Comissão de Ética da Câmara. Houve até mesmo uma sessão em que os vereadores discutiram o assunto, a portas fechadas, deixando Tulio sozinho no plenário, à espera do início da sessão legislativa. Porém, depois de entrar em cena a turma do “deixa disso”, Fernando Mendes jogou “água benta” e conseguiu contornar a situação. Ninguém sabe quais argumentos ele usou para apaziguar os ânimos, mas é certo que os dois vereadores “abaixaram o tom”.

Entenda: Vereadora se diz vítima de violência política contra a mulher na Câmara

SAÚDE MENTAL
Está marcada para as 9h desta quinta-feira (18) a saída da passeata de conscientização sobre saúde mental. Concentração será na Fundação Gregório Baremblitt e destino final na Praça Rui Barbosa, onde haverá manifestação de alerta à comunidade. 

Leia também: Precisa de ajuda? Veja serviços oferecidos pela Prefeitura em saúde mental em Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por