Leitor
No primeiro dia útil das inversões no trânsito, a rua São Sebastião ficou assim: fila quilométrica de carros desde a praça Rui Barbosa até a Praça Dom Eduardo. Não foi diferente na Hildebrando Pontes, onde fiquei um tempão presa no engarrafamento, perto do antigo campo do Uberaba Sport. Deus salve o trânsito de Uberaba e nos dê paciência!
Socorro! Para onde vamos?
Olha, eu queria chegar aqui hoje para dizer como deu tudo certo, como ficaram sensacionais as alterações do trânsito, aplaudir a reforma no sistema viário e dizer até que enfim alguém conseguiu pôr ordem no trânsito de Uberaba. Mas, sinceramente, estou em pânico! Claro que vou dar o desconto da confusão típica da estreia de mudanças radicais, principalmente porque viraram do avesso tudo o que nós aprendemos sobre a mão de direção das principais ruas do centro da cidade. É difícil sair da “zona de conforto” para reaprender que a São Sebastião agora “sobe” e a Manoel Borges “desce”. Complicado enfiar na cabeça que a Foze Kalil Abrão mudou de mão outra vez. E que a Irmão Afonso... como é mesmo??? Gente, cadê a mão inglesa da Carlos Rodrigues? A confusão na minha cabeça está gigante, mesmo tendo estudado o mapa que a Prefeitura distribuiu (até pelas redes sociais, um luxo!). Não vai ser fácil assimilar tanta mudança assim, de uma hora para outra. E quem pensa que os guardas poderão sair das ruas daqui até o fim de ano, engana-se. Serão necessários muitos outros guardas nas ruas, pois sem eles vai ser o caos total!
O “x” da questão
O ponto nevrálgico das mudanças foi, sem a menor sombra de dúvida, a Praça Dom Eduardo. O tal cruzamento em “x” confundiu motoristas e estrangulou o trânsito na esquina da Hildebrando Pontes com Alexandre Barbosa. Por volta de 13h de ontem, quando as mães deixavam os filhos no Colégio Marista, a situação ficou crítica. Nem mesmo a boa vontade do guarda de trânsito conseguiu organizar a baderna. Os motoristas não sabiam se podiam fazer o retorno na praça para voltar ao centro pela Manoel Borges, nem como pegavam a Jaime Bilharinho para chegar à Leopoldino, muito menos que pista pegar para seguir pela Alexandre Barbosa. Socorro! Parte da culpa pode ser atribuída à permissão de estacionamento dos dois lados, que estrangulou o trânsito ainda mais. Enquanto isso, na rua Hildebrando Pontes, o congestionamento de veículos chegava ao antigo campo do Uberaba Sport. Ficou a sensação de que a PMU mudou o trânsito, mas se esqueceu de mudar o tempo dos semáforos!
Chega!
Segundo a gerente do BRT, Maria Paula Meneghello, as mudanças no trânsito agora estão concluídas. Não há, portanto, qualquer outra alteração substancial a ser feita, o que é um grande alívio. Os próximos passos, porém, vão incluir o fechamento das conversões à esquerda ao longo da avenida Leopoldino de Oliveira, dos dois lados. E terminar o serviço nos canteiros centrais, com instalação das grades de proteção. Além disso, a avenida Santos Dumont deve ser liberada semana que vem, o que vai ajudar no escoamento de veículos.
Calma! – Em entrevista à Rádio JM à tarde passada, Maria Paula Meneghello revelou à colega Indiara Ferreira que o governo Paulo Piau está buscando soluções novas para o trânsito, porque todas as velhas tentativas restaram frustradas. “Se não tentarmos novas ideias, vamos repetir as mesmas alternativas que não deram certo no passado”, disse Maria Paula, ao pedir um voto de confiança e paciência à população.
Pintura – Maria Paula reconhece, também, que a chuva do fim de semana atrapalhou a pintura das faixas no asfalto, que completariam a sinalização das mudanças feitas no domingo. Essa pintura deve ser feita nas próximas horas, assim como melhorados os semáforos na Praça Dom Eduardo e construída passagem de pedestres próxima ao Marista.
Rotas alternativas
Os ônibus velozes do BRT só vão entrar em circulação em janeiro. Antes, porém, farão testes para ajustar a sincronização da abertura das portas dos veículos com as portas dos terminais. Na sequência vão operar pra valer, das 5h à meia-noite, todos os dias. E aí, meu amigo, só vai andar pela avenida Leopoldino de Oliveira quem não planejar uma rota alternativa com antecedência. Aliás, a PMU já encomendou placas diagramadas para instalar ao longo da Leopoldino, orientando os motoristas sobre “rotas de fuga”.
Complementares
No primeiro dia útil das inversões no trânsito, pelo menos não teve registro de acidentes. Mas se a PMU não levar a sério a obrigação de colocar guardas nos cruzamentos para melhorar o fluxo de veículos, pode apostar nos problemas e no desgaste político ao governo Paulo Piau.
Interferência desnecessária
A Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul proibiu a empreiteira Iesa, envolvida no “petrolão”, de demitir os empregados contratados para trabalhar na obra de uma indústria naval da Petrobras em Charqueadas. Embora a estatal tenha rompido o contrato com a Iesa, e a empresa tenha alegado dificuldade financeira e falta de serviço capaz de manter os empregos, a Justiça do Trabalho mandou colocar os mil trabalhadores em licença remunerada, por tempo indeterminado. Se a moda pega, as empresas brasileiras estarão perdidas...
Pra pensar
Estou quase apostando que no escândalo da Petrobras os únicos “culpados” serão os empreiteiros. Até agora nenhum político foi chamado a depor ou conduzido algemado à delegacia da Polícia Federal no Paraná. E olha que há mais de 100 nomes citados nas investigações, de deputados a ministros, passando por caciques de partidos políticos. Está certo isso?