É grave!
Deve servir como alerta a todos nós a notícia da confirmação da dengue hemorrágica como causa da morte do uberabense de 48 anos, ocorrida no dia 14 deste mês. Não adianta culpar o Poder Público ou apenas exigir dele que intensifique o combate à dengue. Essa tarefa é de todos, sem exceção. Claro que ao Poder Público cabe adotar medidas mais firmes e imediatas no combate aos focos do mosquito transmissor da doença, intensificando o fumacê e abrindo mais frentes de trabalho para a limpeza dos canteiros hoje cobertos por matagal. Este, sim, é um serviço emergencial e inadiável. Aliás, mutirão de limpeza bairro a bairro vai demorar a “fechar o cerco” na cidade toda. Por isso, é indispensável atacar uma área maior no serviço de capina. E agir rápido. Se não forem tomadas as medidas necessárias com a rapidez que a situação exige, certamente ainda choraremos outras mortes de conterrâneos causadas pela dengue.
Mande a conta!
Prefeito Paulo Piau já se posicionou contrário à aplicação de multas aos proprietários de terrenos sujos. Sinalizou com a alternativa de passar o serviço de capina e limpeza para a Prefeitura executar, mediante cobrança ao proprietário. A morte por dengue hemorrágica é mais um motivo a justificar a implementação dessa ideia, imediatamente.
Consequências
Na avaliação do secretário municipal de Saúde, Fahim Sawan, esse quadro alarmante da dengue em Uberaba é consequência da “redução drástica no número de agentes e visitas” de combate ao mosquito transmissor. Os relatórios da Prefeitura de Uberaba mostram que o número de visitas caiu quase pela metade em 2012, no comparativo com o ano anterior. Cabe agora ao Município correr contra o tempo e agir para evitar que o problema se agrave ainda mais. Com dinheiro ou sem dinheiro, o combate à dengue precisa ser intensificado com máxima urgência.
Só problema
Os problemas na Prefeitura de Uberaba não param de pipocar. Segundo consta, o governo passado não encomendou os livros didáticos ao MEC dentro do prazo. Apenas para algumas séries o prazo da encomenda foi observado. Agora, às vésperas do início do ano letivo, a secretária Silvana Elias está com uma tremenda “bomba” nas mãos!
Troca oportuna
Merece apoio a intenção do presidente Elmar Goulart de transferir a Câmara Municipal para o prédio da rua Lauro Borges que atende atualmente o Forum Melo Viana. Já que o Legislativo não tem perspectivas de construir uma nova sede a curto prazo, usar o prédio do Forum surge como uma solução econômica e bastante viável.
Modelo para o Brasil
Em artigo publicado na “Folha” de domingo, o governador Antônio Anastasia detalhou o modelo inovador utilizado por Minas para implantar o primeiro presídio construído por meio de Parceria Público Privada. Inspirado no padrão inglês, o complexo penitenciário erguido em Ribeirão das Neves irá abrigar 3.040 detentos, em regime fechado e semiaberto. O mais interessante é que essa PPP foi estruturada de modo a impedir que a iniciativa privada “lucre” com os presos. Mas, ao contrário, institua meios de promover trabalho e educação a eles, durante o tempo de cumprimento da pena.
PPP prisional
Segundo o detalhamento do governador em seu artigo de domingo, pela PPP prisional de Minas, ao consórcio vencedor da licitação coube construir a penitenciária e colocá-la em operação. O Estado só pagará um valor per capita a partir do ingresso do preso. Para garantir a qualidade da infraestrutura e dos serviços pactuados, esse valor só será desembolsado integralmente se o gestor privado cumprir as metas estabelecidas, no total de 380 indicadores de desempenho. Na teoria, o modelo é muito convincente e digno de todos os elogios. Tomara que na prática ele cumpra tudo aquilo conforme foi idealizado.
IML
Ainda no artigo do governador Anastasia, ele destaca o “esforço ciclópico” de Minas para humanizar todas as cadeias. Informa crescimento de 52,5% no número de detentos trabalhando e de 9,16% no volume de presos estudando. Ressalta, ainda, que desde 2003 Minas já investiu R$ 40,5 bilhões em infraestrutura, equipamentos e recursos humanos para melhorar a segurança pública em todo o Estado. São números que entusiasmam, mas, ao mesmo tempo, mostram que o governo mineiro ainda precisa equacionar problemas corriqueiros no interior, como no caso da geladeira do IML de Uberaba, quebrada há meses. São coisas simples que ficam perdidas, sem solução, contrastando com alternativas sensacionais, como essa PPP prisional.
Curso de Extensão
A Fazu inicia o ano de 2013 com uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento para os profissionais da área de Tecnologia da Informação. Já estão abertas as inscrições para o curso de extensão “Desenvolvimento ambiente WEB com banco de dados PostGreSQL”. Que tal?
Sortudo!
É uberabense o sortudo que ganhou um dos dois caminhões Iveco sorteados pelo Makro na campanha comemorativa dos seus 40 anos no Brasil. A entrega do prêmio será amanhã, às 16h.