De olho nos namorados
Depois de enfrentar um começo de ano “amargo” e o pior desempenho dos últimos cinco anos nas vendas de presentes para o Dia das Mães, o comércio espera por reação este mês. Segundo o presidente da CDL/Uberaba, Miguel Faria, as vendas de presentes para os namorados devem ter um impacto positivo entre 4% e 6% no comparativo com 2012. Parece pouco, mas, diante da atual conjuntura econômica do país, esse índice é até otimista. “A economia brasileira vem passando por sobressaltos e a alta das taxas de juros pelo Banco Central deve frear as vendas, e não apenas a inflação”, avalia Miguel. Particularmente, ele aposta que os eletroeletrônicos e o segmento de perfumaria e cosméticos devem liderar as vendas de presentes no Dia dos Namorados.
Pé no freio
A propósito, consta que a presidente Dilma Rousseff só apoiou a decisão do Banco Central de elevar as taxas de juros depois que teve acesso aos números de uma pesquisa reservada sobre seu governo. A pesquisa teria apontado a inflação como a maior ameaça aos planos de reeleição de Dilma e mostrado uma queda de 10 pontos percentuais na popularidade da presidente justamente em função da carestia de preços simbolizada pelo tomate.
Confiança em baixa
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a confiança dos empresários do setor voltou a cair em maio, recuando 1,5% na comparação com abril. Em relação a maio de 2012, o indicador caiu 3,3%. Isso significa que a luz amarela da economia está acesa.
Mérito Lojista – Festa do Mérito Lojista 2013 será no dia 1º de novembro, no Centro de Eventos da ABCZ. Definição dos homenageados acontece em julho, a partir de eleição na CDL Uberaba.
Conterrânea - Você sabe quem é Andréa Abritta Garzon? É plenamente compreensível que sua resposta tenha sido negativa, como a de tantos outros. Pois saiba que Câmara Municipal de Uberaba vai outorgar título de Cidadania a ela. Trata-se da defensora pública geral de Minas Gerais.
Caça aos fantasmas
No retorno do feriadão, o prefeito Paulo Piau determinou aos seus secretários que façam uma varredura minuciosa nos quadros funcionais de cada pasta. Piau tem recebido algumas denúncias de que a Prefeitura está repleta de funcionários fantasmas, ou seja, gente que recebe, mas não trabalha. Em entrevista à Rádio JM, o prefeito garantiu que não vai tolerar esse tipo de situação. Está certíssimo.
Demora
Foi no mínimo inusitado ver no Porta-Voz do dia 29 de maio a publicação dos atos oficiais de nomeação dos assessores parlamentares dos vereadores à Câmara Municipal de Uberaba. Segundo consta, a maioria já estava lotada nos respectivos gabinetes desde o início desta legislatura e recebendo normalmente dos cofres públicos. O que também chama a atenção é o fato de que a portaria é explícita ao tornar os efeitos das nomeações retroativos a 1º de fevereiro. Quatro meses de atraso na publicação...
Mais mais - O gabinete contemplado com o maior número de assessores parlamentares nomeados por portarias do dia 29 de maio é o do vereador Tony Carlos. São 12 no total, incluindo Alexandre Assunção.
Qualidade
A recomposição de passeios e ruas danificadas por obras do Codau vai custar quase R$1,5 milhão. Vencedora da licitação foi a Construtora Gama. Com uma verba tão expressiva, espera-se que os serviços tenham qualidade desta vez.
Complicando
Apesar das altas tarifas cobradas pelos bancos para os pacotes de serviços prestados aos clientes, está cada vez mais difícil o relacionamento entre as partes. O pagamento de Guias de Arrecadação Municipal no Banco do Brasil é sistematicamente recusado pelos caixas. Já para liberar o pagamento do PIS em dinheiro aos beneficiários, a Caixa está criando exigências que não constam na lei e são exclusivas de Uberaba. O pobre do cliente fica à mercê da boa vontade ou do “humor” dos bancos...
Fim da linha
O serviço de call center da Receita Federal está suspenso, porque o contrato com o prestador de serviços chegou ao fim e não foi feita outra licitação em tempo. Para tirar dúvidas o contribuinte só tem agora o site da Receita.
Dificuldade
O serviço público nesse país vai de mal a pior, salvo honrosas exceções. Que o digam os colegas da imprensa que recorrem à assessoria de comunicação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro para confirmar estado de saúde de vítimas de acidente atendidas no Hospital de Clínicas. Simplesmente não há quem preste informação. Aí fica a dúvida: para que, então, a UFTM contrata jornalista???