ALTERNATIVA

Dilma é a 2ª mulher mais poderosa

Perdendo para a chanceler alemã Angela Merkel, segundo ranking anual (Leia mais ...)

Lídia Prata
Publicado em 23/05/2013 às 11:35Atualizado em 19/12/2022 às 12:54
Compartilhar

Mais agilidade

Esta semana ouvi a entrevista do vereador Samir Cecílio à Rádio JM, reclamando da morosidade com que os projetos estão tramitando na Câmara Municipal de Uberaba. Alguns projetos, como os de declaração de utilidade pública, por exemplo, não comportam discussão ou pronunciamento de vereador. Porém, perde-se um tempão com falatório sobre a matéria, inutilmente, enquanto vários outros projetos esperam na fila para entrar em pauta. Ainda que Samir Cecílio tenha minimizado a queixa, alegando entender que o blablablá seja próprio da democracia, a crítica que ele fez foi altamente pertinente. E oportuna. A Câmara de Uberaba (leia-se a pluralidade dos vereadores) precisa dar mais agilidade às sessões e, principalmente, às votações. Ficará mais produtiva e eficiente. E, por outro lado, deve concentrar as discussões nos projetos polêmicos ou de maior relevância!

Tempo perdido

Na sessão ordinária de terça-feira, a Câmara conseguiu votar apenas três projetos, deixando cerca de outros 15 esperando a vez. O que se percebe, assistindo à sessão pela TV Câmara, é que se perde muito tempo com discussão sobre matérias de pequena importância. Aliás, alguns vereadores falam tanto, que passam a impressão de estar ali apenas para aparecer na telinha. Ora, o telespectador da TV Câmara sabe distinguir um posicionamento consistente de outro que não passa de perda de tempo, com objetivo exclusivo de ganhar os holofotes. Está na hora de mudar essa história. Afinal, a Câmara renovou quase por completo seus integrantes nesta legislatura. Novatos e veteranos não podem cair na armadilha de repetir erros do passado...

Incoerência

Em que pesem o visível desejo de acertar e a inegável disposição para mostrar serviço – muitos têm conseguido esse objetivo, de fato – não se pode perder de vista que há casos em que as intervenções dos nossos legisladores se movem em terreno ensaboado. Um dos exemplos recentes refere-se ao projeto que cria a Corregedoria da Guarda Municipal. Ao proporem emendas, os vereadores Cléber Cabeludo e Afrânio Lara acharam por bem que o corregedor seja da própria GM. Ora, é inimaginável que um colega investigue outro, na inexistência de subordinação hierárquica entre eles. No futuro, o corregedor pode perder o cargo e voltar a ser um GM comum, tanto quanto o colega investigado. Não tenho dúvida de que, neste caso, o corregedor será execrado pelos colegas, se tiver cumprido seus deveres à risca. Ou, caso contrário, o corregedor terá de fazer de conta que está investigando e engavetar as denúncias, o que ainda é pior.

Mão de ferro – Aos poucos, o prefeito Paulo Piau vai mostrando seu estilo de administrar. Determinou o corte do ponto de todo servidor que não aparecer para trabalhar.

Boca fechada – Tem servidor municipal usando as redes sociais para criticar o “chefe” e alfinetar colegas de trabalho. A acidez das palavras pode custar caro aos que não têm papas na língua... 

Entrave

Assim como na construção civil e em diversos outros segmentos econômicos, o setor de supermercados enfrenta dificuldades para contratação de pessoal. A queixa é generalizada entre os supermercadistas de Uberaba. Aliás, segundo consta, o Bretas está com a loja praticamente pronta na avenida Maranhão (antigo Carrefour), mas estaria protelando a inauguração por causa das dificuldades enfrentadas com a contratação de mão de obra. Parece inacreditável, mas é fat estão sobrando vagas no mercado de trabalho de Uberaba...

Palavra do líder

Caiu como uma bomba a declaração do vereador Tony Carlos contra a criação da região metropolitana, durante pronunciamento ontem na Câmara Municipal. Tony é líder do prefeito Paulo Piau, defensor ardoroso da ideia. No entanto, Tony comparou a região metropolitana a fatos do passado, avaliando que, neste caso, "Uberaba vai outra vez fazer papel de figurante enquanto o mocinho será Uberlândia" - disparou.

Popular

Corre à boca pequena que será destinado ao supermercado Extra o imóvel da avenida Leopoldino de Oliveira ocupado pelo Bretas até aqui. O Bretas, como se sabe, acaba de inaugurar uma loja maior e mais moderna na avenida Santos Dumont, onde funcionou o Hospital Santa Helena. A informação sobre o Extra, no entanto, ainda não foi confirmada oficialmente.

Poderosa - A presidente Dilma Rousseff é a 2ª mulher mais poderosa do mundo, só perdendo para a chanceler alemã Angela Merkel, segundo ranking anual da revista “Forbes” divulgado ontem. Dilma desbancou rainhas, empresárias, executivas de grandes conglomerados, escritoras...

Carreira de sucesso

O Vestibular da Fazu está com inscrições abertas para os cursos de Agronomia, Zootecnia, Secretariado Executivo Bilíngue e Sistemas de Informação. Além, é claro, da novidade: o curso de Tecnólogo em Agronegócio. O curso tem duração de três anos e é distribuído em seis módulos interligados. Mais informações: www.fazu.br.

Rafael

Alegria na casa do secretário de Administração, Carlos Bracarense. Sua esposa Patrícia deu à luz Rafael, primogênito do casal e segundo neto do ex-vice-prefeito José Elias Miziara. Felicidades ao Rafael!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por