ALTERNATIVA

Diminuição de desconto do IPTU gera reclamações

O ex-presidente da Aciu se manifestou pelo facebook e disse que o ato é ilegal (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 03/04/2015 às 07:44Atualizado em 17/12/2022 às 00:44
Compartilhar

Convocação

Pelas redes sociais, o ex-presidente da Aciu e empresário Flamarion Batista Leite está conclamando a população a lutar contra o que ele considera “aumento extorsivo do IPTU”. Veja o que ele diz: “Atenção, uberabenses – IPTU extorsivo. Faz mais de 50 anos que o uberabense paga IPTU à vista com 20% de desconto. O prefeito Paulo Piau assinou o Decreto n° 3.440, em 23/01/15, diminuindo o desconto para 10%. ISTO É ILEGAL, pois, de acordo com a Legislação, os vereadores deveriam ter sido ouvidos e não foram. Isso representa um aumento real de 12,5% no IPTU, fora os 6% que foram aprovados pela Câmara”.

Convocação II

Flamarion vai além, destacando que “a taxa de recolhimento de lixo sofreu aumento real de 20 a 30%. A alegação de que houve um aumento da despesa de 2013 para 2014 é improcedente, pois, em 2014, aumentaram muitos lotes e muitas residências em Uberaba. Portanto, a taxa deveria ser menor, e não maior. Em média houve um aumento real de 26% no IPTU. Será que alguma categoria profissional teve esse aumento de salário? Alô, Aciu, CDL, OAB, ABO, CRM, SIND-UTE: vamos nos unir. Sugiro um debate na Câmara entre prefeito, vereadores e munícipes. Isto é democracia. Ou estamos numa ditadura? Vamos à luta!!!”

Conta de somar

Na realidade, o raciocínio de Flamarion tem lógica. Afinal, se aumentou a base de contribuintes, o certo seria reduzir o preço da taxa de coleta de lixo. Com mais pessoas pagando, não se justifica aumentar o valor individual da taxa. Ele lembra que só nas imediações da Havan foram lançados mais de mil lotes. Da mesma forma, proprietários de lotes em outros condomínios, como Cyrela, Dahma, e moradores dos novos conjuntos habitacionais erguidos pelo programa “Minha Casa Minha Vida” passaram a pagar IPTU e taxa de coleta de lixo. Por essa razão, os gastos do Município com a limpeza da cidade teriam de ser rateados por esse número maior de contribuintes. É mera operação matemática.

Ministério Público – Movimento de cidadãos deve recorrer ao Ministério Público no início da próxima semana, em busca de posicionamento sobre o reajuste do IPTU/TCRSU em Uberaba.

E o prazo? – Leitor da coluna alerta, por e-mail, que o índice de inadimplência do IPTU 2015 deve ser “histórico” em Uberaba. Ele argumenta que, além do reajuste assustador dos valores, a população está arrochada e sem dinheiro. Isso sem contar que muitos carnês ainda não foram entregues e devem pegar de surpresa os contribuintes, depois da Páscoa. Ele defende que o prefeito Paulo Piau ouça o apelo dos uberabenses e prorrogue o prazo para o pagamento do IPTU.

Distribuição de casas

Leitora de Alternativa questiona os critérios na distribuição das casas pela Cohagra. Ela conta, por e-mail, que é divorciada, tem quatro filhos que são seus dependentes, sendo um deles especial. Há 6 anos fez inscrição junto à Cohagra, na expectativa de conseguir a casa própria pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”. No dia 27 de março, finalmente ela foi convocada pelo “Porta Voz” para levar os documentos, visando a obtenção de casa no Residencial Ilha de Marajó. Ficou toda feliz, porque teria sua sonhada casinha. Mas a alegria durou pouco. Ao comparecer à Cohagra, ela foi informada de que não seria liberada a casa porque a renda dela era “incompatível”. Ora, esse detalhe não teria de ser analisado antes de criarem falsas expectativas na cidadã? Por que convocá-la para apresentar documentos, se ela não preenchia os requisitos para obter a casa nesse Residencial? E o pior: a Cohagra obrigou a coitada a gastar um dinheirão (sem poder) com documentos, certidões, Xerox disso e daquilo, por nada! Francamente. Uma situação dessas chega a ser desumana...

Revitalização

Logo depois da Páscoa, o Praça Uberaba Shopping dará início ao processo de revitalização da pracinha em frente ao empreendimento, no início da Univerdecidade. Toda aquela região será preparada para a inauguração do shopping, no dia 29.

No forno

Também passando o feriadão de Páscoa vamos acelerar os preparativos para o lançamento da próxima edição da JM Magazine. Serão mais de 200 páginas para comemorar os 12 anos de sucesso da revista mais querida pelos uberabenses. E vem novidade por aí. Aguarde!

Mais corrupção

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) instaurou nessa quinta-feira processo administrativo para investigar suspeita de prática de cartel em licitações públicas destinadas à aquisição de medicamentos. Entre os remédios estão antidepressivos, ansiolíticos, analgésicos, sedativos, anticoagulantes, além de medicamentos para hipertensão, refluxo e tosse.

Fico pensando se há salvação para o Brasil...

Foto/Francis Prado

Arrojada Ana Beatriz (Tiza) Cordeiro Borges Ribeiro inaugurou esta semana mais uma franquia de beleza no Shopping Uberaba. Desta vez é a loja “Quem disse, Berenice”, marca do mesmo grupo O Boticário que Tiza representa em Uberaba e região, voltada especialmente para o público jovem. Na foto, nossa Miss Thiessa Sikert, a superintendente de marketing do Shopping Uberaba, Lucy Jardim, Tiza e Camila Borges

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por