Problemas em série
Problemas envolvendo a Guarda Municipal em Uberaba são muito mais graves do que se pensa. O diretor da GM esteve no JM ontem e revelou que desde outubro – quando assumiu o cargo – vem travando uma luta ferrenha para acabar com a “farra das horas extras” que perdurava ali há anos. Dentre outras medidas moralizadoras, Weslley Massako implantou escala de trabalho na Guarda Municipal e conseguiu reduzir de 4 mil horas extras mensais, em média, para menos de mil. Mas reconhece que o clima entre o comando e os comandados não é dos melhores.
Engordando salário
Segundo Massako, dentre os absurdos detectados na Guarda Municipal em gestões anteriores à dele estava o “adiantamento” de horas extras a vários servidores, todos eles ordenados por escrito pelo chefe. A “farra” estava tão grande que a Prefeitura pagava a quantidade de horas extras lançadas pelo guarda municipal, tendo ele trabalhado ou não além da jornada. Aliás, em certos casos houve o pagamento de horas extras até para quem sequer cumpriu a carga horária mensal. Tudo isso está sendo apurado e deve desaguar no Ministério Público em breve.
Os “mosqueteiros”
Olhe até onde ia a “farra” com o dinheiro públic quando um guarda municipal lançava o limite máximo de horas extras para si, conchavava com colega para lançar no holerite dele outras horas extras para engordarem, juntos, os próprios salários. No final, os dois “rachavam” o dinheiro que recebiam indevidamente. Ou um repassava ao outro. Era o tal negóci um por todos, todos por um. E ninguém abria o bico, claro.
Faltas – Tem mais: faltas absurdas abonadas pelos chefes, como no caso de guarda municipal que justificou ausência alegando que viajou de carona com amigos e não conseguiu voltar em tempo para trabalhar. E ficou por isso mesmo. Outro caso foi o do GM que alegou que a farda estava molhada, por isso “enforcou” o serviço. Também ficou por isso mesmo. E ainda teve o caso de um terceiro GM que faltou ao serviço porque estava fazendo “trabalho” de faculdade. E o chefe achou justo o motivo para a ausência dele. Nenhum deles teve a falta descontada no salário.
Ilesa – Diante dessas façanhas tão graves, a GM Ana Paula pode sair ilesa da sindicância que apura uso de tablet funcional para fins particulares. Isso é fichinha perto da farra das horas extras. A propósito, em sua defesa, Ana Paula alegou que tem um tablet igualzinho e, portanto, não usou o da PMU na viagem com amigas, embora ainda não tenha apresentado a Nota Fiscal de compra.
Devagar com o andor
Sobre viaturas paradas e armas guardadas em gabinete, o diretor da Guarda Municipal explicou que nada disso pertence ao Município. Os dois veículos VW Voyage, duas motos, armas de choque e spray de pimenta vieram do Ministério da Justiça para o programa específico de combate ao crack. Primeiro, porém, os guardas vão receber treinamento específico, o que deve acontecer em agosto e setembro. Só depois de uma solenidade para entrega oficial das viaturas e equipamentos pelo Ministério da Justiça é que a GM poderá usá-los. Com eleições em outubro, essa solenidade deve ficar para novembro ou dezembro.
Bola cheia
Já está disponível nas redes sociais o depoimento gravado pelo ex-governador Anastasia em apoio à reeleição do deputado federal Marcos Montes (PSD). Dentre outros adjetivos, Anastasia afirma que MM é “pessoa singular, combativo e valente deputado” e uma “referência quando se fala em desenvolvimento econômico”. MM e Anastasia são amigos de longa data, embora abrigados em partidos diferentes.
Cidadania
Já está no ar a nova campanha de cidadania que o Codau lançou esta semana na TV Integração com os mascotes Clarinha e Codalino. Eles dão as dicas, que coincidem com a campanha da Semana de Trânsito – Pedestre tem prioridade na faixa. Outras campanhas semelhantes estão espalhadas pela cidade, observa o presidente Luiz Guaritá Neto. Nas placas que ficam nas ilhas, as dicas são voltadas para a educação ambiental (lugar de lixo é na lixeira) – e no trânsito (gentileza gera gentileza). Outro mote pede que o uberabense não dê esmolas para crianças e adultos nas ruas, evitando assim problemas sociais com as drogas. Ponto para a cidadania.
Novo horário
Por conta dos horários diferenciados de atendimento ao público durante a Copa do Mundo, as lojas do Shopping Uberaba vão abrir mais cedo neste domingo, ao meio-dia, para compensar as horas perdidas com jogos do Brasil na TV. Mas no dia 2 de agosto o horário voltará ao normal.
Fique “Atemto” –
Dica da ATEMTO Medicina e Segurança do Trabalho para você: utilize corretamente todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) indicados para a sua função; eles podem salvar sua vida! Fique atento às orientações técnicas de cada setor e conte com o apoio da equipe de profissionais da Atemto para sua melhor assessoria.
Jairo Chagas
Marcando presença no lançamento da JM Magazine 46 os vereadores Franco Cartafina, Luiz Dutra e Kaká Carneiro, com o presidente da CDL. Lançamento foi um sucesso! As revistas já estão nas bancas. Garanta já a sua!