Divulgação
Estande da Rádio JM na ExpoZebu vem dando o maior ibope. Além da distribuição de brindes, a Rádio JM vai sortear uma TV 32” entre aqueles que passarem no seu estande, postando uma foto no Instagram com a #JMnaExpozebu. Sorteio será neste domingo, às 18h
Alma lavada
“Que bom que escolhemos Uberaba”, declarou o diretor de relações institucionais da Mosaic, Carlos Janibelli, sobre a instalação do Centro de Soluções Compartilhadas no nosso Parque Tecnológico. Janibelli “lavou a alma” dos uberabenses representados pela diretoria da Aciu, reunida na noite de segunda-feira pelo presidente José Peixoto para nova rodada da série de apresentações das empresas instaladas no município. A Mosaic foi a convidada da noite.
Conquista histórica
Para quem não se recorda, a Mosaic já havia optado por instalar seu CSC em Uberlândia. Mas não esperava uma reação com a estatura que foi a da comunidade uberabense, tão logo a informação foi publicada no Jornal da Manhã, naquela época. Rapidamente o prefeito Paulo Piau mobilizou empresários e lideranças classistas e comunitárias e ali começava a grande virada dessa história. Depois de muitas reuniões com a direção da Mosaic, Uberaba conseguiu reverter a decisão da multinacional. Talvez essa tenha sido a maior conquista de uma empresa por Uberaba, a partir da união de forças.
Um pouco mais
O CSC da Mosaic está pronto e hoje começaria a mudança dos escritórios da empresa para Uberaba. Mas, por questões de segurança, alguns ajustes terão de ser feitos, adiando a operação para o fim de maio. A inauguração oficial, todavia, deve acontecer no segundo semestre, provavelmente em agosto, com a vinda do alto comando mundial da Mosaic para o evento.
Aprendizado
A implantação do CSC da Mosaic não significa apenas trazer para Uberaba um centro administrativo a mais. Não. Uberaba ganha uma referência para o desenvolvimento em várias direções, desde o econômico até o cultural. Temos muito o que aprender com a Mosaic, especialmente em termos de planejamento em longo prazo, em contraponto ao imediatismo que norteia as nossas ações cotidianas.
Empregos
Boa parte das contratações feitas pela Mosaic para os quadros do CSC contemplou a mão de obra uberabense. Foi o que revelou Carlos Janibelli, destacando, ainda, que restam cerca de 50 vagas a serem preenchidas. Outros profissionais estão vindo de fora. E aí vem outro aprendizado com a filosofia de trabalho da Mosaic: é preciso criar estrutura na cidade para que esses profissionais venham, fiquem satisfeitos e não queiram deixar a cidade, nem a empresa.
Música, maestro
Fundação Cultural de Uberaba prepara para 2020 uma edição especial do Festival do Chapadão, de música popular brasileira. Evento vai integrar a programação comemorativa dos 200 anos de Uberaba e está orçada em R$380 mil, recursos estes que a Fundação está captando junto a empresas locais. Serão três dias de festival, aberto à participação de cantores e compositores de todo o país.
Definitivo
Assim como Uberlândia se notabilizou por festivais de dança, bem que Uberaba poderia investir na realização anual ou bianual de festivais de música, incluindo-os na programação cultural oficial.
Sujeira
Acredite, se quiser: a Secretaria de Serviços Urbanos já recolheu 30 toneladas de pneus jogados em quintais de casas da cidade. Pode?
É o cara!
Na sua visita a Uberaba, domingo, o governador Romeu Zema “encheu a bola” do prefeit “O Paulo é o prefeito que eu mais admiro e o que mais me incomoda, pois cobra constantemente apoio para trazer mais empregos para a cidade. Ele sempre terá minha admiração e meu apoio”, afirmou. Divergências políticas do período de campanha eleitoral certamente estão superadas entre as partes.
Primeiro round
Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou parecer pela legalidade do Projeto de Lei 499/19, que trata do repasse automático dos valores cabíveis aos municípios referentes ao recebimento de IPVA e ICMS pelo Estado. Pela proposta, esses recursos sequer passarão pelos cofres estaduais. Essa é uma reivindicação dos prefeitos mineiros, que vivem com pires na mão, mesmo tendo esses repasses assegurados constitucionalmente.
Expansão
Deve ser lançado nos próximos dias mais um residencial Damha em Uberaba. Será o terceiro empreendimento do gênero na cidade e terá 570 lotes de alto padrão, a exemplo dos dois primeiros residenciais já consolidados na avenida Filomena Cartafina.