ALTERNATIVA

Diretor-geral do Caresami nega comemoração por morte de agente

Lídia Prata
Publicado em 22/08/2017 às 08:41Atualizado em 16/12/2022 às 11:03
Compartilhar

Aqui não!

Apesar das informações em contrário que circularam no fim de semana, o diretor-geral do Caresami garante que os internos não fizeram qualquer comemoração pela morte do agente penitenciário, na sexta-feira. Segundo Wilson Alves Pereira Júnior, não haveria sequer motivo para essa “comemoração”, já que os internos não têm qualquer ligação com os presos recolhidos na penitenciária "Professor Aluízio Ignácio de Oliveira", onde atuava o falecido. E mais: Wilson Júnior ressalta que as revistas no Caresami são rigorosas e não há indício da existência de aparelhos celulares em poder dos internos.

Disciplina de verdade

Ainda segundo o diretor-geral do Caresami, desde que assumiu o cargo não houve registro algum de tentativa de fuga ou rebelião interna. Quando muito há uma briga ou outra entre os internos, mas logo apaziguada pela ação dos agentes disciplinares ou coordenadores de turno. Aliás, ele conta que os internos não podem sequer cantar músicas que fazem apologia ao crime, tal o rigor com que são tratados ali dentro. Não poderia, claro, ser diferente.

Inversão de valores

Vejam como são as coisas no nosso Estad há cerca de cinco anos, quando o município ainda era responsável pela gestão do Caresami, o custo de cada interno correspondia a R$4.800 mensais. Na mesma época, a PMU repassava algo em torno de R$200 per capita para as creches. Hoje esses números não são conhecidos, mas certamente o Caresami não custa menos do que naquela época, sob a gestão do Estado. Não seria mais lógico investir nas escolas e creches, do que correr atrás da recuperação de garotos flagrados na prática de contravenção ou até mesmo crimes?

Custo elevado - Há 86 internos na unidade do Caresami de Uberaba, com idades a partir de 12 anos, sendo a maioria na faixa dos 16 a 18 anos. Ninguém está ali sem um motivo grave. Se formos pensar, é alto o número de crianças e adolescentes recolhidos em uma casa de recuperação. E sabe-se lá se vão sair de lá recuperados, um dia.

Voz de prisão – Por incrível que pareça, Wilson Júnior conta que já teve de dar voz de prisão a um pai que tentava entrar no Caresami com drogas para o filho, lá internado. Como pode?

Será?

Vereadores Almir Silva e Samuel Pereira se reuniram, nesse final de semana, para conversar sobre projetos incluídos na pauta da Câmara. Mas o tema principal, obviamente, foram as articulações políticas com vistas às eleições do ano que vem. Resta saber se Almir aproveitou a oportunidade para pedir o apoio do colega para sua eventual candidatura a deputado federal, já que Samuel tem fortes ligações com o segmento evangélico.

Quem será?

Prefeito Paulo Piau foi pego de surpresa com a nota publicada nesta coluna, informando sobre a decisão do vereador Almir Silva de deixar a liderança do governo na Câmara Municipal. Mas não comentou o assunto, ainda. Terá de escolher logo um substituto, porque Almir está realmente decidido a passar adiante essa tarefa. Paulo Piau terá de quebrar a cabeça.

Liderança difícil

Nesse segundo mandato, o prefeito confiou a um republicano a sua liderança no Legislativo, muito embora o PR de Almir Silva tenha apoiado prefeitável adversário nas eleições passadas. O lógico seria confiar a liderança a um vereador do partido do prefeito, o PMDB. Se esse raciocínio prevalecer, Piau terá apenas o novato Rubério Santos para ocupar a liderança. O outro vereador do partido, Luiz Dutra, preside a Câmara e obviamente está impedido de acumular a liderança do governo. Vale lembrar que Rubério Santos já é o vice-líder.

De olho no cofre

Através do Decreto 0954, publicado no Porta-Voz do dia 18, foram nomeadas seis pessoas para ocuparem cargos comissionados na Secretaria Municipal de Saúde. No entanto, somente uma é servidora de carreira, no caso a dentista Márcia Nomeline. Como a ordem do prefeito para esse ano era priorizar os servidores de carreira para efeito de economia para os cofres públicos, a proporção nas últimas nomeações foi desigual...

Vandalismo

Com inauguração prevista para setembro, o Centro de Iniciação ao Esporte foi alvo da ação de vândalos, que invadiram o prédio e picharam toda a quadra.

Sem efeito

Apesar da intenção de “dar um arrocho” aos empreiteiros para retomarem as obras de implantação dos dois novos braços do BRT, o serviço continua parado. Ou a passos de tartaruga. Ainda não há nem sinal de operários nos canteiros de obras. Estamos de olho!

Fabiana Faquim, querida amiga e competente diretora primeira secretária da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, recebeu o título de cidadania em sessão solene na noite de sexta-feira (18), na vizinha cidade de Araguari; evento foi prestigiado pelo vereador Kaká Carneiro, que representou os uberabenses

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por