ALTERNATIVA

Disputa eleitoral dá direito a leitura de carta anônima em plenário?

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 04/07/2024 às 21:37Atualizado em 09/07/2024 às 21:46
Compartilhar

Inacreditável! Absolutamente inacreditável o que se viu na sessão da Câmara Municipal nesta quinta-feira. Pasme! O secretário da Mesa Diretora, vereador Samuel Pereira, leu em plenário uma carta anônima, contendo acusações gravíssimas contra o pré-candidato Tony Carlos, ressuscitando o homicídio do conhecido “Edgar da Pizza”. A leviandade foi tamanha, que sequer se pensou em checar os fatos, ou no mínimo consultar o inquérito que apurou o caso, muito menos o processo criminal que já foi concluído há anos. Um verdadeiro absurdo! Tão grave contra o ataque à honra do pré-candidato Tony Carlos foi a autorização da Mesa Diretora ou do Presidente – não se sabe – para a leitura de um documento apócrifo, numa sessão pública, transmitida por emissora de rádio e TV oficiais da própria Câmara. Faltaram, no mínimo, respeito e bom senso. Será que nem o Jurídico da Casa foi consultado, para orientar sobre os crimes envolvidos na denúncia e na sua respectiva leitura em plenário? Francamente! Chegamos ao fundo do poço. O que se viu nesta quarta-feira não foi apenas “baixaria”. Foi uma crueldade inadmissível contra um ser humano. Não podemos aceitar isso como “natural”, ou “próprio da disputa eleitoral”. Isso é abominável sob todos os aspectos.
 
INCREDULIDADE
“Como é que o presidente da Câmara autoriza isso?”, reagiu, indignado, o pré-candidato Tony Carlos, logo após tomar conhecimento da leitura da carta anônima em plenário. Ainda incrédulo, ele gravou um vídeo para suas redes sociais, ressaltando a motivação política por trás desse fato. Lembrou que ele sequer foi indiciado no inquérito que apurou a autoria e a motivação do homicídio do Edgar da Pizza. O autor foi identificado pela Polícia e posteriormente preso, tendo cumprido pena. Esse homicídio, vale destacar, ocorreu há mais de duas décadas e, por mais que os adversários tentem ligar Tony ao ocorrido, tudo nunca passou de conversa fiada, sem qualquer prova.
 
PROVIDÊNCIAS
Advogados de Tony já estão na área, tomando as devidas providências judiciais e policiais. Primeiro passo foi a representação na Polícia federal para investigação dos crimes, dada a motivação eleitoral. Paralelamente, à Polícia Civil caberá apurar a autoria. Não será muito difícil chegar a quem escreveu ou teve a ideia maldosa, porque a carta anônima foi protocolada na Câmara Municipal. Quem recebeu o protocolo certamente estará na linha de fogo, porque terá de revelar quem a entregou lá.
 
RESPONSABILIDADE
“Não preciso ler o Regimento da Câmara para ter certeza de que, se a carta é apócrifa, a prudência e o senso comum indicam que o presidente da Câmara não poderia autorizar a leitura em plenário”. Reação é do advogado e ex-delegado de Polícia Federal, Glorivan Bernardes, um dos que manifestaram solidariedade ao pré-candidato Tony Carlos na tarde desta quinta-feira. Glorivan destaca que “o anonimato só serve ao propósito escuso de difamar ou caluniar a pessoa do pré-candidato. Lamentável!”
 
ABSURDO
“Um absurdo esses ataques pessoais, principalmente anônimos. Uma vergonha completa para o uberabense. A discussão política deve se dar no âmbito das ideias e projetos para a cidade. Minha solidariedade ao Tony ou qualquer outro pré-candidato (a) que sofrer ataques pessoais, principalmente anônimos e infundados como esse” – reagiu o presidente do Partido Novo, Richard Maciel E conclamou: “Por mais lisura, seriedade e maturidade na condução da coisa pública e do Parlamento!”
 
DEUS NO CORAÇÃO
O que mais causa estranheza é constatar que a Mesa Diretora da Câmara conta com vereadores religiosos, tementes a Deus. Mas, nem isso foi suficiente para impedir a maldade praticada contra Tony Carlos nesta quinta-feira.
 
COMO FICA?
Não bastasse tudo isso, o vereador Marcos Jammal protagonizou outra inacreditável situação. Dois projetos de autoria do Executivo estavam na pauta, sendo um deles o da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e outro, de doação de área para a Marinha do Brasil instalar uma delegacia regional em Uberaba. O vereador queria porque queria a presença do secretário de Governo em plenário para defender os projetos. De nada adiantaram as ponderações dos colegas, no sentido de convencê-lo de que o adjunto, Diógenes Sene, estava ali para cumprir essa missão. Por mera picuinha, Jammal, pediu vistas dos projetos, impedindo a votação na última sessão legislativa antes do recesso. Francamente! Essa briga pessoal do vereador com o secretário de Governo já passou dos limites. Agora está prejudicando a cidade, que poderá perder a representação da Marinha em razão desse ato inconsequente.
 
PRESEPADA
Além da provável perda da representação da Marinha do Brasil por conta dessa presepada, ficou pendente a votação da LDO. Detalhe: o projeto foi protocolado no dia 29 de maio, dois dias antes do prazo previsto na Lei Orgânica. Ou seja, houve tempo suficiente para os vereadores analisarem o projeto, o que evidencia a desnecessidade de pedido de vista para análise. Ficou claro que o expediente usado pelo vereador Marcos Jammal não teve motivação técnica. Foi apenas “picuinha”, postura absolutamente inaceitável para um vereador. Espera-se bom senso dos representantes do povo e lucidez suficiente para entender que os interesses da comunidade devem se sobrepor aos seus próprios. Caberia ao Legislativo apreciar a matéria antes do recesso legislativo, mas...

(Foto/Divulgação)

  
MUDANÇA
A quinta-feira foi um dia de nuvens carregadas na Câmara. Diretor de Recursos Humanos, funcionário técnico que há décadas atuava no setor e profundo conhecedor do serviço, foi demitido. Segundo consta, o cargo será destinado a uma indicada do vereador Cabo Diego.
 
REUNIÃO
Time do União Brasil esteve reunido na chácara do delegado aposentado Heli Grilo na noite desta quarta-feira, para ouvir o marqueteiro da pré-campanha dos partidos da base da prefeita Elisa. Presidente do PSD, Ismar Marão, também participou do encontro.
 
O MELHOR DE UBERABA
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, recebeu esta semana  representantes da CVC, uma das maiores operadoras de turismo do país. A Especialista de Produtos do Triângulo Mineiro na CVC CORP, Andressa Lopes, e a Executiva de Vendas Trend Viagens CVC CORP, Livia Vale, vieram a Uberaba para conhecer alguns pontos turísticos, como o Memorial Chico Xavier, e montar possíveis roteiros de viagem para cá. Notícia boa.
 
BOMBANDO
A propósito, as visitas ao Memorial Chico Xavier estão “bombando”. Turistas de várias cidades brasileiras, inclusive do Nordeste, estão chegando para conhecer esse que é o marco do turismo em Uberaba, em homenagem ao grande líder espírita.
 
SUCESSO
Gestor do serviço de Imagem do Sabin Diagnóstico e Saúde em Uberaba, o radiologista Luís Ronan Marquez é um dos nomes de destaque da Semana Internacional de Ultrassonografia 2024, no México, organizado pela Federação Mexicana de Radiologia e Imagem. Entre profissionais de outros quatro países, nesta sexta-feira o médico uberabense ministrará quatro aulas relacionadas ao diagnóstico por imagem nas áreas pélvicas do corpo masculino e feminino. Luís Ronan é o único representante do Brasil nesse evento internacional, como palestrante convidado. Uberaba está em todas, como diria nosso inesquecível Netinho.
 
LIDERANÇA
“O Brasil tem uma longa tradição de inovação e excelência na medicina diagnóstica, e nossa contribuição científica é amplamente reconhecida em todo o mundo. A medicina diagnóstica no país não apenas acompanha, mas também lidera avanços significativos em diversas áreas. Temos investido continuamente em pesquisa, tecnologia e formação de profissionais altamente capacitados. Esse compromisso com a excelência reflete-se nos diagnósticos mais precisos e nos tratamentos mais eficazes para nossos pacientes”, destaca Luís Ronan.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por