ALTERNATIVA

Dois mais dois

Matemática eleitoral será o fiel da balança para definir qual destino tomará o PR

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 06/07/2016 às 07:57Atualizado em 16/12/2022 às 18:12
Compartilhar

Dois mais dois

Ao que tudo indica, a matemática será o fiel da balança na decisão do PR sobre qual prefeitável apoiar este ano. Nos bastidores corre a notícia que o comandante do PR em Uberaba já havia fechado apoio à pré-candidatura de Lerin (PSB) e hipotecado compromisso com Ricardo Saud, nesse sentido. No fim de semana, porém, os vereadores filiados ao partido deram um “fecha” no deputado Aelton Freitas, e não aceitaram a decisão unilateral por ele tomada de coligar o PR com partidos de sustentação da candidatura de Lerin. Com base em que tanta rebeldia dos vereadores? Na matemática dos votos. Foi isso o que teria motivado a nota distribuída nessa segunda-feira à imprensa pelo vereador Kaká SeLiga, afirmando que o Partido da República vai anunciar oficialmente sua decisão apenas no domingo, dia 10. Até lá vai continuar conversando e fazendo as contas.

Piau na parada

Diante desse quadro, a pré-candidatura de Paulo Piau à reeleição voltou a ter margem para conversa com o PR. Parte dos candidatos republicanos a vereador gostaria de subir no caminhão do PMDB e fala até em oferecer um vice para dobradinha.

Quem?

O atual vice-prefeito, Almir Silva, já anunciou que pretende voltar a tentar uma cadeira na Câmara de Vereadores este ano. Portanto, está fora da disputa por eventual vaga de vice de Piau. Borjão, também filiado ao PR, não topa ser vice. Sobram na lista Kaká SeLiga (o mais cacifado para a indicação, pelo perfil político e reduto eleitoral forte que tem), Samuel Pereira (considerado nome forte junto aos eleitores evangélicos), Edmilson Doidão e Denise Max (a Denise, da Supra). Resta saber se esse assunto irá adiante...

Xadrez eleitoral 

Consta que o PR estuda, ainda, coligação com o PMN, onde há dois nomes fortes na disputa proporcional, Elmar Goulart e China. A hora é de fazer as contas para saber onde os cinco vereadores do PR, além de Almir Silva, terão mais chances de reeleição.

Ideologia à parte

Por falar em possíveis coligações, não será surpresa se o PSDC vier a se juntar ao PCdoB nessas eleições.

Na disputa

A concorrência por cadeiras na Câmara de Vereadores este ano será acirrada. Além dos vereadores que buscam reeleição, outros nomes são considerados fortes na disputa. É o caso do colega Rubério Santos, filiado ao PMDB e lotado na Cohagra, a “mina” que já fez de Samir Cecílio e Luiz Dutra campeões de voto no passado.

Recomeço

Sumido da cena política e da vida social há algum tempo, o médico e empresário Fahim Sawan tem sido cogitado como pré-candidato a vereador este ano, pelo PDT. A conferir.

Forrozão do J.Jr

Para arrecadar fundos para a campanha eleitoral do PTB em Uberaba, o pré-candidato a prefeito J.Jr prepara para o próximo dia 16 um “Forrozão”. Na sua agenda há outras ações semelhantes previstas, com o mesmo objetivo.

Bê-á-bá

Está circulando nas redes sociais vídeo mostrando a cerimônia de posse do deputado Pedro Ivo Ferreira Caminhas, o Pinduca, na Assembleia Legislativa de Minas, chamado a ocupar vaga do titular que foi convocado para secretário de Estado. A princípio, o vídeo provoca risadas, tanto pela aparência desengonçada do novo deputado (com base eleitoral em Betim), quanto pela tentativa frustrada de leitura do Juramento em plenário, antes da posse. Depois de assistir ao vídeo pela segunda vez veio a indignação com o Judiciário brasileiro, que permitiu a candidatura e consequente eleição de um sujeito analfabeto, que não consegue pronunciar sequer a palavra “Constituição”, a ponto de, jocosamente, encerrar a “leitura” do Juramento antes de concluir a primeira frase, sapecando um “já tá bom. O resto não interessa. Interessa que estou aqui hoje.” Francamente. Uma vergonha!

Acerta Contas

Marcado para as 10h de hoje o lançamento pela Aciu do seu novo serviço, o Acerta Contas, destinado a negociar débitos, através do Pace, o Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual, com homologação pelo Judiciário.

Na reta final de seu elogiado trabalho no comando da ABCZ, o pecuarista Luiz Cláudio (Cao) Paranhos entregou manifesto de apoio do agronegócio ao presidente da República em exercício, Michel Temer, durante o Global Agribusiness Forum.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por