ALTERNATIVA

Dois novos empreendimentos serão anunciados

Expectativa de geração de novos 1.500 empregos em Uberaba (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 28/06/2014 às 09:16Atualizado em 19/12/2022 às 07:06
Compartilhar

Sobre paralelepípedos e asfalto

Reunião do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba decidiu esta semana que haverá um estudo mais aprofundado sobre a manutenção de calçamento com paralelepípedos em ruas da cidade. Somente aquelas que tiverem importância histórica serão preservadas. A polêmica sobre a substituição das pedras por asfalto parece não ter fim. No entanto, o Conphau acertou em liberar para asfaltamento algumas ruas que há anos desafiam a substituição das pedras, como é o caso da Alexandre Campos (onde os desníveis no calçamento aumentam a cada dia), Terezinha Campos Waack e Epitácio Pessoa.

Alvos do tombamento

Fora da lista das ruas excluídas pelo Conphau ficaram Menelick de Carvalho (o mais antigo calçamento da cidade, segundo a historiadora Maria Aparecida Manzan), Morro da Onça, o entorno do Mercado Municipal e da igreja de Santa Rita, a rua Silva Jardim, entre outras. Estas terão de continuar com paralelepípedos. Interessante observar que, em Uberaba, só há três pessoas que sabem assentar paralelepípedos. Se eles não ensinarem o ofício aos mais jovens, em breve não haverá sequer quem possa consertar os estragos nas ruas tombadas pelo Conphau...

Pra pensar

Ainda na reunião do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba ficou decidido que a praça Afonso Teixeira será transformada em biblioteca, com fechamento lateral em vidro. Particularmente não gosto da ideia de eliminar praças, ainda mais que a Afonso Teixeira foi construída a partir de projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. Acho um crime mudar a destinação da praça, ainda que para abrigar uma biblioteca. Há outros espaços mais adequados para os livros, sem prejuízo da área de lazer próxima à EE Castelo Branco. Além disso, a fragilidade do vidro põe em xeque a durabilidade do fechamento da praça.

Enquete – Dos 1.076 internautas que votaram na enquete do JM Online desta semana, 69% foram favoráveis à substituição de paralelepípedos por asfalto em Uberaba, independentemente do valor histórico da rua.

 Empregos – Dois novos empreendimentos serão anunciados semana que vem pelo prefeito Paulo Piau. Expectativa de geração de novos 1.500 empregos em Uberaba.

 Pé na tábua

Vice-prefeito Almir Silva reuniu-se esta semana com lideranças classistas reunidas pelo G9 para pedir que encabecem campanha pelo voto consciente este ano. Com quase duas dezenas de candidatos a deputado estadual e outros tantos a federal, além dos paraquedistas, Almir defende a necessidade de uberabense votar em candidato daqui. Na sua análise, Uberaba pode eleger até quatro estaduais e três federais este ano, se a cidade se unir em torno dos candidatos próprios. Almir também está na disputa por uma cadeira na ALMG, pelo PTdoB.

 Dobradinha

Nos 50 municípios onde está buscando votos, Almir Silva faz dobradinha com o deputado federal Zé Silva, do Solidariedade. Ex-presidente da Emater, Zé Silva está voltando a residir em Uberaba com a família, depois de passar pelo primeiro escalão do governo Anastasia.

Olho no relógio

Por conta do jogo da Seleção Brasileira contra o Chile, hoje, o Mercado Municipal vai funcionar somente até o meio-dia. As lojas do Shopping Uberaba abrirão mais cedo, às 9h, parando também ao meio-dia e retornando às 16h até 22h. No JM o expediente também será mais curt até meio-dia. E depois, meu amigo, vai todo mundo grudar os olhos na telinha e o ouvido no radinho, juntando-se à grande torcida verde-amarela.

Cartão vermelho

Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas considera interessante para Uberaba ser destaque no carnaval do Rio de Janeiro, pela divulgação que dará à cidade. No entanto, Miguel Faria analisa que “o difícil é o recurso financeiro necessário. Utilizar verba municipal é que não pode, diante das demandas que tem o município. Arrumar dinheiro com empresas, na atual conjuntura econômica, é também complicado. Hoje, o carnaval do Rio de Janeiro é muito comercial e o retorno, incerto, uma vez que depende de como será trabalhado e qual objetivo a atingir. Acredito muito no turismo de negócios que Uberaba pode atuar, desde que tenha ferramentas para receber esse público”.

 Estreia

Casarão da praça Comendador Quintino, 162, recuperado pelo arquiteto Demilton Dib e cedido temporariamente à Editora Melhoramentos, será ponto de convergência dos acadêmicos nesta manhã, na reunião mensal da ALTM. Na oportunidade, vão conhecer o mais novo espaço cultural e literário de Uberaba: a Casa Paulo Lima - inaugurada na noite passada.

 Saúde total

O dia 26 de junho foi marcado para lembrar sobre o diabetes, a elevação de glicose no sangue, causada pela falta de insulina ou pela resistência do organismo em respondê-la. A insulina é produzida pelo pâncreas e tem a função de levar a glicose para dentro das células. Faça o teste, não se descuide. Previna-se sempre! A dica é da ATEMTO - Medicina e Segurança do Trabalho.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por