ALTERNATIVA

Dois pesos, duas medidas

Quase 20% dos 62 mil inscritos no concurso da PMU disputam vagas para o magistério

Lídia Prata
Publicado em 14/01/2016 às 08:56Atualizado em 16/12/2022 às 20:29
Compartilhar

Contagem regressiva

Faltando pouco mais de uma semana para o concurso público da Prefeitura de Uberaba, o balanço da Secretaria de Administração mostra que a Educação continua liderando o ranking das inscrições de candidatos. Do total de 62 mil inscritos, quase 20% disputam as 325 vagas para o magistério e afins.

Disputa acirrada

Procurar pediatra para atuar nas UBS é mais difícil que achar agulha no palheiro. No entanto, o cargo mais disputado dentre os oferecidos pela Secretaria de Educação é o de educador infantil. Por incrível que pareça, há 2.753 inscritos. Sem contar que outros 809 candidatos disputam as vagas para Professor de Educação Infantil e 1.009, para Professor de Educação Infantil (Superior). A julgar pelo interesse despertado na área, o Município poderá reforçar seu time de professores com pessoal bem qualificado.

Em baixa

Em compensação, as vagas para professores de Artes não entusiasmaram muito os candidatos: apenas 37 se inscreveram. Professor de Informática e de Inglês igualmente não deram ibope, registrando meros 46 e 71 inscritos, respectivamente.

Renovação – Empresário Neílson Batista (Supermercados NBC) encabeça a chapa única na eleição para renovação de diretoria da Associação dos Supermercadistas de Uberaba, a Assuper. Pleito ocorre nesta quinta-feira. Bem-sucedido e atuante, Neílson conta com o respeito e a simpatia de seus pares.

Fenômeno – Estão “bombando” desde o dia 18/12 os artigos semanais de autoria da advogada e professora Cláudia Feres, com foco no consumidor, publicados exclusivamente às sextas-feiras no JM Online. Na semana passada, ela falou sobre a burocracia no atendimento hospitalar emergencial, registrando mais de 20 mil acessos em um único dia, além de compartilhamentos e curtidas nas redes sociais do JM.

Reação já!

O senador Aécio Neves, presidente do PSDB, está acionando judicialmente o grupo que edita o site e o semanário “Brasil de Fato”, criado em 2003 com o apoio e a organização do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Os advogados do tucano pedem reparação por danos morais – a ser definida pelo juiz – com base na acusação de que a Editora Brasil de Fato “manipulou deliberadamente” informações para associar o tucano a “atos criminosos”. Aécio questiona reportagem publicada na capa da edição mineira do semanário, em julho de 2015. A manchete do texto diz que “Aécio é investigado por desvio de R$14 bilhões”. A reportagem apresenta o tucano como “réu” e diz que, com o fato, ele “volta a ter o nome envolvido em um dos maiores casos de desvio de verba do Brasil”. Para sustentar a afirmação, o semanário diz que o valor citado equivaleria a “80 mensalões”.

Distorções propositais

Informação é coisa séria. Mas, para o MST, esse detalhe é irrelevante. Tanto assim que manipulou a informação de acordo com seus interesses. Na verdade, a investigação citada pelo texto da reportagem não diz respeito ao crime de corrupção. Trata-se de ação civil movida pelo Ministério Público Federal de Minas contra o governo do Estado, na qual a Procuradoria questiona a contabilidade de recursos destinados a outras áreas, como Saneamento Básico e Saúde. O MP afirmou que R$14 bilhões teriam sido contabilizados indevidamente como aplicações em Saúde nas gestões dos tucanos Aécio Neves (2003-2010) e Antonio Anastasia (2010-2014) e cobrava o redirecionamento desses valores à área. Em decisão recente, a Justiça de Minas negou a tese da Procuradoria e absolveu o governo mineiro.

De olho na dengue

Todas as ações desenvolvidas até agora parecem insuficientes para conter a escalada da dengue em Uberaba. Os casos estão se multiplicando assustadoramente. Esta semana, as ações preventivas ganharam o reforço da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais. “Estamos divulgando informações sobre o mosquito, as doenças que transmite e a forma de combater o Aedes aegypti”, ressalta a diretora da CAA/MG, Fabiana Faquim, sobre a campanha da instituição. “Contamos com a participação de cada advogado para eliminar o que pode servir como foco de reprodução do mosquito no escritório e na casa de cada um. E os advogados ainda podem motivar clientes, familiares e amigos a se juntarem a eles nessa ação”, conclui a diretora primeira secretária.

Fantasia

Dragões iluminados que se movimentam e emitem sons estão na exposição aberta nessa terça-feira, no Shopping Uberaba. O evento faz o maior sucesso em todo o país e vem à cidade pela primeira vez. Além da mostra “Reino dos Dragões”, há programação teatral com apresentações dos atores Nayara Taianne e Felipe Cirilo. As intervenções teatrais acontecem às segundas, quartas, sextas e sábados: das 15h às 16h e das 18h às 19h; aos domingos, das 15h às 16h e das 17h às 19h, até o dia 9 de fevereiro. Tudo com entrada gratuita!

Foto/Jairo Chagas

Abertura da exposição Reino dos Dragões movimentou a noite de terça-feira no Shopping Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por