Nau à deriva
Quem leu a revista “Veja” desta semana certamente ficou de cabelos em pé com as articulações de bastidores em Brasília. Com o mandato de Dilma Rousseff na UTI, o desespero toma conta do PT. Olha o que a revista conta: “A preocupação é tamanha que, recentemente, Lula pediu a caciques do PT e do PMDB ajuda para pressionar Dilma a trocar o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e o da Justiça, José Eduardo Cardozo (ambos do PT). Na prática, o ex-presidente quer assumir o governo”. Tem mais: “Dilma desconfia que a movimentação de Lula esconde uma tentativa de intervenção branca em seu governo”. E, por últim “Lula teme ser preso. Se assumir um ministério, terá direito a foro privilegiado, o que, no cálculo do partido, o protegerá do juiz Sérgio Moro e da cadeia”. Até quando Dilma vai suportar tanta pressão?
Dia D
O domingo, dia 16, será decisivo para selar o futuro do governo Dilma Rousseff – não resta dúvida. Se a posição da Presidente já está irremediavelmente insustentável, com os protestos populares a pressão tenderá a aumentar muito. Se ela não cair fora por iniciativa própria, fatalmente será despejada. Disso ninguém mais duvida. Resta saber agora o que vai acontecer. Ao que tudo indica, as articulações caminham no sentido de guindar o vice Michel Temer à Presidência da República. Pelo menos ele está se cacifando para esse desfecho.
Marcha dos prefeitos
Particularmente não me agrada a ideia de penalizar a população com a paralisação do atendimento nas repartições municipais no dia 24 deste mês, enquanto prefeitos de todo o país marcham a Brasília em protesto contra o governo federal. Que os prefeitos queiram manifestar seu inconformismo, vá lá. Mas daí a paralisar os serviços públicos não faz sentido! O cidadão não pode pagar mais essa fatura da irresponsabilidade da política econômica do governo Dilma que afeta os municípios.
Com afeto – Jardim Copacabana ganha hoje a Escola Municipal Professora Terezinha Hueb de Menezes. Obra com mais de 3 mil metros quadrados de construção que vai atender mais de 2 mil alunos. Mais do que qualquer outra, essa escola tem a obrigação de honrar o nome da homenageada, em todos os sentidos, mas em especial no ensino da Língua Portuguesa e Literatura.
Feira – Depois de amanhã será feito o lançamento oficial da Expocigra Fiemg 2015, no Centro de Cultura José Maria Barra. Evento está programado para as 20h, oportunidade em que serão apresentadas as novidades da feira para esta edição.
Cadê o tutu?
Até hoje estão esperando acerto trabalhista os servidores contratados pela Secretaria Municipal de Saúde para prestação de serviços nas UPAS e que foram dispensados no fim do ano passado para dar lugar à gestão da Pró-Saúde. Segundo os queixosos, a promessa de pagamento de todos os direitos aos demitidos dentro do prazo legal não foi cumprido e até hoje não há uma posição definitiva sobre a data do acerto financeiro. Consultada sobre o assunto, a PMU não se posicionou até o fechamento da coluna.
Apelar a quem?
Moradores da rua Carlos Tasso Rodrigues da Cunha, no Boa Vista, já não sabem a quem apelar. Nos últimos tempos aumentou muito o fluxo de veículos naquela via, mas, por incrível que pareça, um dos lados da rua continua há mais de seis anos sem asfalto. Com isso, muitos passam pelo local e despejam lixo e todo tipo de entulho. Não bastasse, a iluminação pública é deficiente e o mato cresce sem cerimônia nos terrenos abandonados das redondezas, o que torna aquela região extremamente perigosa. Vale ressaltar que há um cruzamento da rua com linhas do transporte ferroviário. Contam que já cansaram de pedir socorro à PMU, mas até agora nenhuma providência. Difícil, hein!
Exclusivas
Nova dinâmica implementada este ano pelo JM Online vem multiplicando as suas visitas diárias, ultimamente. Com matérias exclusivas na plataforma digital, a versão digital do Jornal da Manhã agora tem atualização o dia todo, além de informações em primeira mão. Ontem, por exemplo, bombou a avaliação feita pela diretora da Superintendência Regional de Ensino, Marilda Ribeiro, sobre os resultados alcançados pelas escolas estaduais no Enem. Matéria exclusiva do JM Online.
Tachões ficam
Por determinação do Ministério Público, os abomináveis tachões que delimitam a faixa exclusiva do BRT na avenida Leopoldino de Oliveira vão permanecer onde estão. MP foi provocado por cidadãos indignados com a anunciada intenção do prefeito Paulo Piau de retirá-los, para atender ao apelo dos comerciantes da região central da cidade. E deu no que deu: os tachões ficam. Afff...
Gosto amargo
Por falar no comércio, as vendas de presentes para o Dia dos Pais tiveram o gosto mais amargo de todos os tempos. Queda registrada bateu a marca de 11% em relação ao ano passado, enquanto a expectativa era de empate com 2014. É assim que dona Dilma vai nos levando ladeira abaixo, rumo à falência coletiva...