ALTERNATIVA

Dono da Havan critica Uberaba em suas redes sociais

Lídia Prata
Publicado em 05/10/2020 às 17:30Atualizado em 18/12/2022 às 10:00
Compartilhar

Polêmico dono da rede de lojas Havan, o Luciano Hang, postou nas suas redes sociais um cutucão a prefeitos em final de mandato. No post (ACIMA), ele simula estar dormindo (de touca azul com estrelinhas), abraçado a um ursinho de pelúcia (sic!), e, do nada, dá uma canelada nos prefeitos de Uberaba, Londrina, Maringá, Pelotas, Santa Maria e Jundiaí, com o títul “Cidades que os prefeitos ainda estão dormindo” (o cochilo de linguagem é dele, tal e qual no post). O que teria levado Luciano Hang a essa atitude? Se fosse na época do fechamento da loja Havan em Uberaba, por descumprimento das normas de biossegurança, seria até compreensível. Mas agora, passado tanto tempo, nem dá para imaginar o que motivou o empresário a essa atitude.

BATEU, LEVOU

Tão logo tomou conhecimento do post, o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, comentou com a colunista, indignad “Aqui o prefeito dorme mesmo. Com a consciência tranquila”, numa clara alusão de que o autor dos ataques está em desvantagem nesse quesito. Aliás, José Renato ainda destacou que “quando Luciano Hang optou por Uberaba para abrir uma de suas lojas teceu vários elogios ao município e à mesma gestão que critica agora. Disse, na ocasião, que Uberaba era exemplo, que havíamos entregue em tempo recorde o alvará de construção de sua loja. E somos assim mesmo. De lá para cá, não mudamos de comportamento, continuamos tendo uma administração aguerrida, desburocratizada, competente e também preocupada com a população em relação a Covid-19 e isso inclui seus funcionários. Uberaba, segundo o Caged, demonstra que está firme na retomada da sua economia. Nos últimos 3 meses tivemos saldo positivo na geração de empregos o que comprova o nosso espírito desenvolvimentista. Cabe destacar que a loja Havan foi, recentemente, advertida e depois lacrada por desrespeitar a legislação. Aqui a lei vale para todos.”

E A ÁGUA???

Com essa seca brava e esse calor insuportável, ficar sem água nas torneiras é inadmissível. Se por um lado a Codau tem feito investimentos de vulto para garantir o abastecimento na cidade, de outro é preciso reconhecer que não foram suficientes. Claro que não dá pra prever quando será a pior seca, e também entender que aqui, pelo menos, ainda não estamos padecendo com racionamento de água, como ocorre em outros municípios. Mas, bem que a Codau poderia manter um plantão com caminhões pipa para levar água às famílias que andam padecendo com as torneiras secas em casa.

REPENSAR O FUTURO

Inadmissível também que a Caixa e a Prefeitura aceitem e autorizem a construção de imóveis populares com caixas d´água de 500 ml de capacidade de reservação. É óbvio que esse volume é insuficiente para um família de 4 pessoas, que é a média de moradores dos conjuntos Minha Casa Minha Vida. Essa regra precisa mudar, para incluir exigência de caixa d´água de pelo menos mil litros, justamente para evitar esses problemas que hoje estamos enfrentando na seca prolongada.

PRA TUMULTUAR

Coligação PSC/Cidadania entrou com pedido de impugnação da chapa PSL/MDB, ao fundamento de uma condenação da Câmara Municipal por conta da publicação de dois jornaizinhos informativos em 2005 e 2006, quando Tony Carlos  era o presidente  do Legislativo. Curiosamente, o pedido de impugnação mirou apenas Heli Andrade, que era vereador, na mesma legislatura, ao lado de Tony Carlos e Marilda Ribeiro, igualmente candidatos em 2020. Ora, se a impugnação acatada, o que é considerado quase impossível, poderá atingir todos eles. E aí, como fica o páreo?

A HISTÓRIA

Na época, o então Promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público José Carlos Fernandes promoveu ação civil pública por ato de improbidade administrativa e danos ao erário, argumentando a ilegalidade de gastos da ordem de R$ 123.300 da Câmara Municipal com a produção desses dois jornaizinhos informativos, em 2005 e 2006, com fotos ilustrando noticiário do legislativo uberabense. Na época, a juíza Règia Ferreira de Lima acatou o pedido, entendendo que havia nítido cunho promocional nas publicações, e condenou todos os vereadores da legislatura, assim como a agência de publicidade e um funcionário da Câmara. Foram condenados o próprio Tony Carlos, Cléber Cabeludo, Afrânio Lara, Itamar Ribeiro, Lourival dos Santos, Macelo Borjão, Massuó Machyiama, Marilda Ribeiro, Valdecy Borracheiro, José Ronaldo Maciel Bolão, Durval Chagas, Paulo Pires, Valdir Elias Barbosa, Heli Andrade e Waldir Vilela Teodoro.

DE VOLTA

Feira da Abadia retomará suas atividades no domingo, dia 11, véspera do feriado da Padroeira do Brasil. É o que garante do secretário do Agronegócio, Luiz Carlos Saad. O formato da feira, no entanto, terá de se adequar às normas de biossegurança, o que será decidido esta semana.

Vice-presidente nacional do PROS, Moacir Bicalho, esteve em Uberaba no domingo, para hipotecar apoio a Tony Carlos. Também na foto estão os irmãos Werner do Nascimento e Wagner Junior, que comandam o partido em Uberaba

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por