Ao presidente do PSDB Uberaba, Karim Mauad, e ao pré-candidato do partido a prefeito, Samir Cecílio Filho, o senador Aécio Neves garantiu presença em Uberaba nas eleições deste ano, possivelmente na convenção municipal do partido, no início de agosto. Hoje o PSDB local inaugura sua sede, às 11h, na avenida Santos Dumont, em frente à Trigale e ao lado do laboratório Jorge Furtado, com direito a música e foguetório.
Em cima do muro
Tucano que é tucano fica em cima do muro até o último momento. É assim que o PSDB de Uberaba está. Conversando aqui e ali, observando, e esperando... Em visita ao JM na manhã dessa sexta-feira, o presidente do partido em Uberaba, Karim Mauad, e o pré-candidato Samir Cecílio Filho deixaram claro que não estão com pressa para formalizar composições partidárias, até porque argumentam que vencer as eleições precisa valer a pena, em vez de ser um fardo difícil de administrar em razão do excesso de alianças eleitorais ou de coligações irresponsáveis.
É o cara
Samir Cecílio conta que praticamente todo dia recebe a visita de um ou outro emissário de prováveis adversários com propostas para ele ser vice desse ou daquele cabeça de chapa. E Karim arremata: “O Samir é o Zé Alencar da eleição em Uberaba. O vice ideal”. Mas, cá pra nós, Samir não me pareceu disposto a abdicar da condição de candidato majoritário para fazer composição com quem quer que seja...
Consumo interno
Assim como praticamente todos os outros partidos, o PSDB também está fazendo suas pesquisas, mas para consumo interno. Nada de registro por enquanto. Esta semana mesmo o Cepes saiu a campo para as entrevistas com eleitores. O resultado poderá nortear o futuro do partido, a partir da análise dos diversos cenários colocados para avaliação dos entrevistados.
Sem arrependimento - Em relação às considerações publicadas na coluna dessa sexta-feira sobre o vereador Borjão, ele diz que não tem arrependimento por ter trocado o DEM pelo PR, onde as chances de reeleição dos cinco vereadores do partido são muito remotas. “Fui muito bem acolhido no DEM e tive que sair por circunstâncias de legenda. No PR encontrei a mesma acolhida e visto a camisa do partido”, diz Borjão.
Lado B – Na avaliação de Borjão, “a coligação do PR com o PSB é positiva, pois permitirá a eleição de um número maior de vereadores”. Pelo menos essa é a expectativa dos cinco que disputam a reeleição. Borjão se diz tranquilo em relação à sua reeleiçã “Tenho um trabalho a mostrar, feito durante todo o meu mandato, com seriedade e compromisso com a população”.
Viva!
O pianista Miguel Proença conseguiu duas proezas impensáveis em Uberaba, durante sua apresentação no teatro Sesiminas, na noite de quinta-feira. Lotou o imenso auditório com um público educado e silencioso, que o ouviu atentamente. Nos seus agradecimentos, o próprio pianista ressaltou que nunca viu uma plateia tão bem comportada! Ponto para Uberaba!
Pé direito
O novo programa oferecido pela Aciu, o “Acerta Contas”, começou com o pé direito. Lançado há poucos dias, o Programa movimentou a Associação Comercial esta semana e já recebeu mais de 100 pessoas interessadas em regularizar pendências financeiras. A maior parte dos que estiveram na Aciu em busca do serviço é de consumidores. O novo programa visa recuperar créditos para o empresariado uberabense e devolver poder de compra para consumidores, até então endividados.
Perfil
Cerca de 70% dos devedores que buscaram o Programa Acerta Contas até o momento são homens. A dívida média dos consumidores gira em torno de R$ 3 mil. Após um primeiro atendimento, para cadastro dos interessados, a Associação Comercial realiza consulta junto ao SPC e traça o perfil do devedor, locais onde tem dívida e condições de pagamento, para em seguida entrar em contato com os credores e agendar audiência conciliatória, por meio do Pace – Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual da Aciu. Tem dado certo.
Desafiando a crise
Enquanto uns reclamam, o Shopping Uberaba trabalha. Inaugurou recentemente o complexo de cinemas, um dos mais modernos do país, e já colocou em obras a área em que funcionavam as salas antigas. No espaço estarão lojas que fortalecerão o mix do centro de compras com opções que ainda não existem na cidade. Entre os segmentos que contemplarão a área estão vestuário, alimentação e bem-estar. Fim do ano promete novidades por lá.
Socorro!
Como diria o Martinho da Vila, a obra do BRT na Santana Borges vai “devagar, devagarinho”. Pior: a empreiteira já revirou canteiros, quebrou meio-fio, tirou árvores e palmeiras de lá, e deixou um aspecto ruim, além de buracos e terra. Com esse tempo seco, vira um poeirão danado toda vez que venta...