ALTERNATIVA

E a saúde, Presidente?

Renovação de frota do transporte público para modernização não mostra efeito prático

Lídia Prata
Publicado em 14/12/2016 às 08:47Atualizado em 16/12/2022 às 16:10
Compartilhar

Esse totó mansinho e carente de carinho “amanheceu” na sede do Jornal da Manhã, nessa terça-feira, e foi logo se acomodando no capacho externo. Magro e tristonho, não aceitou as ofertas de alimentos, mas virava de barriga ou pulava nas pessoas em busca de algum afeto. O bichinho veio com coleira, indicativo de que tinha dono, ou foi abandonado. No final da tarde, acionamos a vereadora Denise Max, a grande defensora dos animais em Uberaba. Prontamente ela veio e recolheu o cachorrinho, logo batizado por ela de “Pratinha JM”. Agora, sob os cuidados da Supra, o Pratinha terá um lar e cuidados adequados. Nosso muito obrigado à vereadora Denise Max pela generosidade do acolhimento do nosso “Pratinha JM”.

Abrindo o cofre

Na ânsia de gerar fatos positivos para minimizar os efeitos bombásticos da delação premiada de executivo da Odebrecht envolvendo seu nome, o presidente Michel Temer anunciou ontem a liberação de R$ 3 milhões para financiamento da frota de ônibus, com o objetivo de modernizar o transporte público no país. Sinceramente, não vejo como enxergar algum efeito positivo em tanta “generosidade” federal...

Prioridades invertidas

Por que em modernização de frota, em vez de liberar recursos para custeio e aquisição de equipamentos para os hospitais públicos no país? O que é mais importante? Transporte público ou saúde pública??? As pessoas estão morrendo por falta de remédio e atendimento médico. Não há leitos nos hospitais, enquanto outros tantos estão fechados por falta de recursos para custeio, inclusive em Uberaba, onde temos um "elefante branco" chamado Hospital Regional se deteriorando por falta de dinheiro para sua manutenção. Temos pacientes graves "internados" nas UPAs, por falta de leitos hospitalares. E os médicos são obrigados a escolher quem vai viver ou morrer. Como aceitar que nosso Presidente destine tanto dinheiro para um setor menos importante? Será que não sabe a precariedade do serviço público de saúde??? Francamente.

Pra depois

Embora o prefeito Paulo Piau tenha afirmado que abriria o Hospital Regional nesse seu primeiro mandato (ainda que fosse “na marra”), ao que tudo indica essa proeza vai ficar para 2017. Faltam duas semanas para o fim do ano e não há nem sinal de movimentação para o início das atividades do HR.

Bye bye – Integrantes da equipe do prefeito Paulo Piau andam com os nervos à flor da pele nesses dias que antecedem o anúncio do secretariado para o próximo mandato. Consta que pelo menos quatro dos atuais titulares já desconfiam que vão se despedir do cargo no dia 31 de dezembro.

Quando? - Hoje e amanhã o prefeito Paulo Piau estará fora da cidade, o que significa que qualquer eventual anúncio oficial de nomes para compor sua equipe no segundo mandato terá de ficar para a semana que vem ou adiar para última semana do ano. A segunda hipótese é a menos provável.

Vida apertada

Quando a vereadora Denise Max veio buscar o “Pratinha JM” no final da tarde de ontem, ficamos conversando sobre a Supra, a Sociedade Protetora dos Animais, um trabalho maravilhoso comandado por ela. Para quem não sabe (como eu não sabia), a Supra já abriga cerca de 800 animais, embora receba verba da Prefeitura suficiente para custeio de apenas a metade deles. Só em ração para os cães adultos são gastos mil reais por dia, além de outros quase R$ 10 mil para alimentar os filhotes. Isso tudo fora material de limpeza, medicamentos, vermífugos, vacinas, etc. Sorte que Denise conta com a ajuda de voluntários (inclusive veterinários) para manter a Supra em funcionamento.

Sem parar

É impressionante: o telefone da vereadora Denise Max toca sem parar. A todo instante ela é acionada por populares pedindo ajuda para recolher e abrigar animais doentes, machucados, abandonados. Enquanto ela estava no JM, recebeu chamado para recolher animal machucado nas imediações da Pedreira de Lea. Antes de entrar no carro, foi abordada por uma senhora em busca de ajuda com cadela brava que está avançando nas pessoas da casa. Para acolher tantos animais, a Supra precisa construir pelo menos mais 15 canis de imediato. Quem pode ajudar? Alô, prefeito Paulo Piau!

Vavá ficou

Graças à ajuda da comunidade, a Supra conseguiu comprar o Vavá, o cavalo que teria de ser devolvido ao proprietário que o maltratava. Agora, Vavá vive livre, leve e solto, como recompensa pelos dias de sofrimento e chicotadas que viveu nas mãos do antigo dono.

Em alta

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) ratificou ontem a disposição de trabalhar o nome do deputado federal Marcos Montes (PSD) para a presidência da Câmara dos Deputados no biênio 2017/2018. Não deixa de ser uma demonstração enorme de prestígio, mas o próprio Marcos Montes reconhece enorme dificuldade em eleger-se, sobretudo porque outro deputado do seu partido, Rogério Rosso, já lançou sua candidatura à sucessão de Rodrigo Maia. Além disso, esse é um jogo pesadíssimo, como todos sabem.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por