O outro lado
Enquanto os comissionados vão assumindo seus postos na Prefeitura, a população corre o risco de ver a deterioração de alguns serviços a ela prestados pelo Poder Público. E não apenas na Saúde, como já é previsível. Leitor da coluna chama atenção para o fato de que todos os engenheiros civis que atuavam na Secretaria de Obras foram dispensados em 31 de dezembro e não tiveram contratos renovados. E, embora no último concurso tenham sido ofertadas 10 vagas para o cargo de engenheiro civil, nenhum deles foi nomeado até agora, o que poderá prejudicar, a curto prazo, a liberação de alvarás e habite-se, além da fiscalização das obras na cidade.
Chiadeira previsível
O leitor ressalta que “é clara a necessidade desses profissionais na PMU, por diversos motivos, especialmente porque não há fiscais para fiscalizar as obras da cidade, tanto públicas, quanto privadas. Essa é uma atribuição do engenheiro civil. Se não houvesse a necessidade, haveria a oferta de 10 vagas no último concurso”, questiona. O alerta faz sentido. As irregularidades nas obras e a própria clandestinidade poderão tomar proporções inimagináveis. Além disso, já pensou quando as construtoras começarem a esperar semanas, ou meses, para obter o “habite-se” para suas obras? Vai ser uma chiadeira daquelas!
Refis municipal
Nem tudo está perdido. Se por um lado o enxugamento da máquina pública continua suscitando muita crítica, por outro lado os devedores de tributos municipais terão nova chance para colocar as contas em dia com a Prefeitura. Nesse primeiro semestre deverá ser lançado um novo programa de refinanciamento das dívidas de IPTU, ISSQN, etc., nos moldes do Refis nacional. Além do parcelamento dos valores, o contribuinte poderá se livrar de multa e juros incidentes sobre o débito.
Se correr o bicho pega... - Mas, não se iluda. Esse ano, a Prefeitura promete ser implacável na cobrança de seus créditos. Não haverá perdão para quem deixar de pagar os tributos. Atençã já existe um decreto que permite ao Município mandar os inadimplentes para o protesto, e consequentemente para o SPC/Serasa. Não pagou IPTU, por exemplo, vai direto para o cartório. Vale ressaltar que um em cada três brasileiros terminou 2016 com nome sujo, segundo dados do SPC/Brasil.
Se ficar... - Uma das medidas de arrocho prometidas pelo prefeito Paulo Piau deverá multiplicar o serviço da Procuradoria do Município. A ordem é executar os contribuintes inscritos em dívida ativa nos últimos cinco anos. Judiciário vai ter um trabalhão daqui pra frente.
Lá do alto
Vem aí novo trabalho de georreferenciamento em Uberaba. Desta vez o serviço será executado por avião, com imagens aéreas de toda a cidade, para atualização do cadastro imobiliário do município. Tomara que desta vez as casinhas de cachorro não sejam computadas para efeito de lançamento do IPTU/2018...
In loco
Prefeito Paulo Piau garante que esse serviço de georreferenciamento é necessário e que todas as dúvidas ou queixas da população serão apuradas. Promete, inclusive, mandar fiscais in loco para constatar a situação verdadeira. Oremos!
Enxugamento da máquina
Proprietários de imóveis locados para o Município podem colocar as barbas de molho. Todos os contratos de locação serão revistos pela Prefeitura. Tudo em nome da economia.
Chipagem
Pode sair a qualquer momento edital de licitação para contratação de empresa de vigilância patrimonial eletrônica. Intenção de Piau é chipar todos os bens móveis da administração direta e indireta, nos moldes do que já existe em relação a veículos. E colocar câmeras de videomonitoramento nos prédios públicos, incluindo as escolas municipais. Ao todo são 216 pontos que vão trocar os vigias de carne e osso por máquinas.
Indefinido
Ainda não está totalmente certo que o empresário e presidente da Fiemg Regional, Altamir Rôso Filho, irá presidir a Codiub, ou assumir uma secretaria municipal.
Uberaba em todas
É uberabense o novo superintendente regional da Caixa, em Uberlândia. Trata-se de Luiz Carlos Alves, que é funcionário de carreira do banco e assumiu o cargo ontem. Para quem não sabe, Luiz Carlos é irmão do ex-presidente do Codau, José Luiz Alves.
Mutirão do bem
João Dória Junior nem bem assumiu a Prefeitura de São Paulo, e já mostra a que vei firmou convênio emergencial com os hospitais da capital (incluindo o famoso Sírio Libanês) para colocar em dia os exames de imagem. Pacientes que esperavam há mais de um ano por uma tomografia já foram atendidos. Ganham todos, inclusive os hospitais, que colocam para funcionar os equipamentos em horário ocioso.
Sinal de alerta
E os dois macacos encontrados mortos em Sacramento, hein? Será a febre amarela chegando perto de nós???