Não tem volta
É irreversível o projeto de construção do gasoduto para alimentar a fábrica de amônia que a Petrobras está construindo em Uberaba. É o que garante o prefeito Paulo Piau, que passou a terça-feira em BH tratando desse assunto, inclusive com o presidente da Fiemg. Segundo Piau, o governador eleito Fernando Pimentel já se comprometeu com o projeto ainda durante a campanha e, assim que tomar posse, deve deflagrar esse processo de viabilização do gasoduto. O que preocupa, porém, é que o governador eleito já andou se manifestando favoravelmente à terceirização do gasoduto mineiro em entrevista à imprensa. O prefeito assegura, por sua vez, que Pimentel poderá até terceirizar a construção, mas não a intenção de viabilizar o gasoduto em Minas e a planta de amônia da Petrobras.
Rastro de desenvolvimento
Os argumentos de Piau pró-gasoduto mineiro centram-se no rastro de desenvolvimento que ele deixará por onde passar, de Queluzito até Uberaba. O problema é estarmos correndo contra o tempo. A princípio, o gasoduto terá de ficar pronto no tempo certo, sob pena de colocar a fábrica de amônia hibernando até sua chegada. Ou, em outra vertente, vai obrigar a Petrobras a comprar o gás da TGBC, cujo ramal já está aqui pertinho e cujo projeto prevê passar por Uberaba até chegar a Brasília. Cá entre nós: terceirizado por terceirizado, o da TGBC está à mão.
Turma de ouro
Afivelando as malas para curtir as férias regulamentares, o presidente do Codau suspira aliviado com o fim da estiagem em Uberaba. Luiz Guaritá Neto não se cansa de elogiar o trabalho da “Velha Guarda” do Codau durante o período de seca prolongada na cidade. Segundo sua avaliação, dentro do que era possível ser feito, os técnicos se desdobraram para evitar um colapso no abastecimento à população.
Reservação já – Pra fazer o reservatório d’água do Rio Uberaba, o Município terá de desapropriar cerca de 18 alqueires do imóvel rural de propriedade do empresário Luiz Miotto, próximo à localidade conhecida por “prainha”. Mesmo assim, Guaritá afirma que esse projeto é o mais barato e o mais viável nesse momento. E olha que esse projeto já existe desde que Guaritá foi prefeito de Uberaba, há mais de 20 anos! Ainda que tenha apenas 18 alqueires, o reservatório terá 12 metros de profundidade, o que possibilitará o armazenamento de água suficiente para abastecer todos os 140 mil consumidores uberabenses por três meses.
Pra futuro – A propósito, o plano de saneamento básico entregue por Guaritá aos vereadores nesta terça-feira é uma espécie de “tratado” para os próximos 50 anos. Nesse planejamento consta previsão de crescimento populacional à base de 2% ao ano, o que significa considerar que Uberaba terá o dobro do número de habitantes daqui a 25 anos.
No bolso
Prefeitos que forem cassados pelo Judiciário terão de ressarcir a União pelos custos com novas eleições. O precedente nesse sentido veio da Justiça do Paraná, que condenou o prefeito de Cândido Abreu a pagar R$ 46,7 mil pelas despesas com a organização de novo pleito naquele município. Com base no mesmo entendimento, a Advocacia Geral da União cobra na Justiça R$ 3,2 milhões de candidatos barrados que insistiram em disputar eleições, mesmo depois de condenados por fraudes ou outras irregularidades. Nesse caso está também o ex-prefeito de Cândido Abreu, pois ele não conseguiu o registro da candidatura, e, mesmo assim, continuou a campanha e foi eleito. E agora vai pagar caro pela “valentia”...
Cacifado
Deputado federal reeleito e majoritário no Triângulo, Marcos Montes (PSD) teve pelo menos quatro reuniões, nas últimas horas, com o presidente nacional do partido, o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, cotadíssimo para assumir um ministério no segundo mandato de Dilma Rousseff (PT). Se alguém leu essas primeiras linhas e já está pensando em clima tenso – mera ilusão! Consta que Kassab estaria tentando convencer MM a assumir a presidência do PSD em Minas.
Institucional
Até o fechamento da coluna, era dado como certo que Marcos Montes participaria da recepção política a Aécio Neves no Senado Federal, mas que aceitaria o convite do PSD nacional para reunião, hoje, com a presidente reeleita. O próprio Kassab, além de colegas de bancada na Câmara, estariam convencendo Marcos Montes de que a reunião com Dilma é institucional e que sua presença será bem-vinda, inclusive por parte da personagem principal do encontr a presidente reeleita. O certo é que Marcos Montes coordenou a campanha de Aécio à Presidência por uma questão de amizade – ele foi, inclusive, secretário de Estado na gestão de Aécio no governo de Minas. E falou isso abertamente para Kassab e companheiros de sigla, que apoiaram Dilma.
Dica Atemto
Agora é a vez dos homens! O mês de novembro é dedicado à prevenção do câncer de próstata. No Brasil, o câncer de próstata é um dos mais comuns entre os homens, e o melhor remédio é a prevenção. Todo homem a partir dos 40 anos deve procurar o urologista anualmente. Fique ATEMTO... previna-se!!!
Cochilo
Por um cochilo da colunista, Medellín foi elevada à condição de capital da Colômbia, quando o correto é Bogotá. Nem parece que acabei de chegar de férias...
A decoração de Natal do Shopping Uberaba é assinada pela maior empresa do segmento da América Latina, Cipolatti, de São Paulo, e foca a solidariedade. A ideia inclui beneficiar uma instituição filantrópica com um automóvel furgão 0km da Peugeot. E quem vai premiar a instituição é o cliente dono do terceiro cupom sorteado. Isso mesmo! Serão sorteados três clientes e cada um ganhará um Peugeot 0km. Os participantes da promoção, que começou no dia 30 de outubro e se estenderá até 30 de dezembro, apontarão no cupom o nome da instituição (entre dez constantes do regulamento) que deseja ajudar. A decoração externa/fachadas tem projeto do uberabense Alexandre Assumpção, assim como a estrela do VT que lança o Natal Solidário Shopping Uberaba é a nossa eterna Miss Thiessa Sickert. Na foto, a primeira-dama, Heloisa, prestigiando a inauguração da campanha de Natal do Shopping, ao lado de Ildeu, Lucy Jardim e Guilherme Vilela
Foto/Francis Prado