ALTERNATIVA

É preocupante a situação do HR

Convênio com o Estado venceu em 2014 e Uberaba não propôs renovação (Leia mais...)

Lídia Prata
Publicado em 19/05/2015 às 09:07Atualizado em 17/12/2022 às 00:05
Compartilhar

Foto/Rodrigo Garcia

Eis os agraciados com a Comenda Markit Ramon Magela, Olga Frange, Beth Dorça, Evacira de Coraspe e Marcondes Freitas, ladeando Mônica Rezende, irmã de Markito

 

Inadimplência em alta

O volume de empresas com dívidas atrasadas subiu 7,46% em abril no comparativo com abril do ano passado, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Foi a terceira aceleração consecutiva no ano – em janeiro, a alta havia sido de 5,89% na base anual. Já na comparação mensal (entre abril e março deste ano), as dívidas vencidas no período de até 90 dias apresentaram crescimento de 9,51%, a maior alta para os meses de abril desde 2010. Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, a dificuldade dos empresários em manter os compromissos financeiros em dia está relacionada à atual conjuntura econômica de baixo crescimento, quedas da produção industrial, além de inflação e juros em patamares elevados.

No sufoco

Embora todos os segmentos da economia brasileira estejam atravessando a mesma crise, o comércio concentra sozinho quase a metade (49,48%) do total de empresas que devem a outras empresas. Dentre os credores, o segmento de serviços (que engloba bancos e financeiras) concentra 70,85% de todas as dívidas, segundo a pesquisa do SPC Brasil.

Pela tangente

Em entrevista à Rádio JM nessa segunda-feira, o deputado estadual Lerin desconversou quando perguntado se será candidato a prefeito no ano que vem. Mas deixou claro que está se preparando para disputar as eleições majoritárias, sim. Aliás, ele até lançou um provável slogan de campanha: “chega de lero-lero, agora é Lerin que eu quero”. É ou não é sintomático?

Novos rumos – Antes de pegar a estrada para férias com a família, Maurício Cecílio passou pelo JM e assegurou que agora só quer sombra e água fresca. Mas, no retorno, vai se dedicar a projeto profissional de prestação de consultoria especializada a empresas, aproveitando todo o conhecimento adquirido nessas quase duas décadas de atuação no Indi.

5 – Nem pensar – A propósito, Maurício Cecílio também não quer nem ouvir falar em política. Terminando seu mandato como presidente do PSDB/Uberaba, ele vai passar a bola para quem a quiser.

Mãos à obra

Curso de Pedreiro oferecido pela Escola Móvel do Sesi/Senai começou bem: 40 alunos já na primeira etapa, em Frutal, no dia 7. Solenidade de abertura contou com a presença do presidente da Fiemg Regional Vale do Rio Grande, Nagib Facury, e do prefeito daquela cidade, Mauri José Alves. Nagib Facury aproveitou a ocasião para formalizar convite ao prefeito para a realização do Seminário de Crédito em Frutal, no qual serão apresentadas as linhas de financiamento disponíveis no BDMG e BNDES para pequenos e médios empresários da cidade e região, nos moldes do que foi feito em Uberaba.

De mudança – Depois de cinco anos, a colega jornalista Carmem Amâncio está deixando a assessoria de imprensa da Aciu.

Preocupante

Situação do Hospital Regional de Uberaba é preocupante. Segundo o Conselheiro estadual de Saúde Jurandir Ferreira, o convênio com o Estado venceu em 2014 e Uberaba não propôs a renovação na oportunidade certa. Com isso, o Estado fica impedido de alocar novos recursos para o HR este ano. Uma alternativa está sendo negociada entre Município e Estado, envolvendo a vinda a Uberaba de uma Comissão da Secretaria de Estado da Saúde para avaliar a situação.

O outro lado

Na sexta-feira, 15, durante o “Café com o Prefeito” pela Rádio JM, Paulo Piau minimizou quando indagado sobre esse convênio com o Estado. Disse que a mudança de governo provocou essa situação, mas que já está tudo sendo resolvido e em breve o HR estará funcionando. Oremos!

Custeio

Quanto ao custeio dos 12 hospitais regionais em Minas, Jurandir Ferreira destaca que “há uma Comissão de reavaliação dos hospitais em construção. Somente o de Uberlândia está em funcionamento para ver como serão repassados os recursos para esse custeio. O Conselho Estadual de Saúde já solicitou participação nesta comissão, pois não podemos continuar distribuindo verbas do Estado sem regras claras a todos e não somente aos amigos do Rei. Todos os Hospitais em construção passarão por uma inspeção desta comissão e, a partir das constatações, o Estado vai decidir pelas regras e continuidade dessas obras”. Essas mudanças políticas causam uma tremenda instabilidade nas relações entre governo e sociedade. O que um governo faz o outro quer mudar tudo. E vice versa.

Presidente da Fiemg Regional Vale do Rio Grande, Nagib Facury, prestigiou a abertura do curso para formação de Pedreiros, em Frutal. Sob a batuta de Nagib, a Escola Móvel do Sesi/Senai está a todo vapor na oferta de cursos profissionalizantes na região

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por