ALTERNATIVA

Eclair dá ultimato na empresa do cartão: Vai ou Racha

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 30/11/2022 às 22:04Atualizado em 15/12/2022 às 22:44
Compartilhar

VAI OU RACHA

Secretária municipal de Administração, Eclair Gomes, deu um ultimato na empresa que administra o ticket alimentação dos servidores: ou resolve essas pendências com os cartões, ou vai aplicar as sanções previstas no contrato, que são imposição de multa e até rescisão contratual. O volume de problemas e queixas contra a nova empresa já passaram dos limites, a ponto de levarem a secretária a ligar para a empresa no fim de semana exigindo solução. Uma hora é o software adotado pela empresa, que é muito moderno e incompatível com boa parte dos supermercados locais. Outra hora é problema com chip. Eclair deixou claro que não quer saber onde está o problema. Quer uma solução rápida. "Precisamos de um cartão com chip que funcione" - sentenciou a secretária, coberta de razão. Afinal, o servidor precisa ter o direito de fazer suas compras onde bem entender e não apenas onde o caixa tem tecnologia mais moderna. Chega de ver servidor passando a humilhação de deixar suas compras no caixa porque o cartão não passou na maquininha.

NOVO SUB

Marco Antônio Nogueira será o novo adjunto da Secretaria municipal de Administração.

SUA EXCELÊNCIA, O RIO GRANDE

Muito se disse tempos atrás que o Rio Grande era o maior deputado de Uberaba. Nosso polo químico no DI 3 que o diga. E agora é ele, novamente, o nosso “salvador da pátria”. Pelo menos na conclusão do estudo contratado pela Codau para definir onde buscar água nos próximos anos para garantir a segurança hídrica de Uberaba. O resultado do trabalho foi apresentado na manhã desta quarta-feira, na audiência pública, que contou com a presença da prefeita Elisa, do presidente da Codau e de várias autoridades, além de um bom público no auditório do Centro Administrativo. Ao final da apresentação, a prefeita garantiu que vai começar de imediato o projeto para trazer a água do Rio Grande, mesmo tendo consciência de que não será concluído neste mandato. O mais importante é que agora, sim, se tem um norte.

SACUDINDO A POEIRA

Maior entusiasta da captação de água no Rio Grande, o vice-prefeito licenciado, Moacyr Lopes, foi a ausência mais sentida na audiência pública. Em viagem a Sinop, no Mato Grosso, Moacyr acompanhou a audiência pelo YouTube, mas não deixou de se manifestar. “Uberaba estava 30 anos atrasada em relação ao abastecimento de água. Esse mesmo estudo já havia sido feito em 1992, e, depois, revalidado em 2003. Já em 1992 se tinha a conclusão de que precisaríamos de uma segunda fonte de captação, bem como barragens de regularização de nível do Rio Uberaba” - destacou o vice-prefeito licenciado.

DECISÕES POLÍTICAS

Na avaliação de Moacyr, desde 1992 quase nada avançou porque as decisões não foram técnicas, mas meramente políticas. E disparou: “Decisões eram tomadas para agradar a loteadores e a interesses próprios, deixando a questão primordial do abastecimento em segundo plano”

BONS EXEMPLOS

Moacyr Lopes ainda lembra que “cidades do porte de Uberaba estão buscando água em rios onde há vazão o ano inteiro. Montes Claros inaugurou uma adutora de 150 km, captando no Rio São Francisco. São José do Rio Preto está concluindo o projeto da nova adutora de 90 km, buscando água no Rio Grande. Não é preciso comentar o que Uberlândia fez. Temos luz própria e capacidade para tal”. Foi além, destacand “Nós temos uma vantagem enorme: são apenas 22km de adutora. E essa adutora poderá ser um enorme vetor de crescimento econômico, pois poderemos fornecer água por todo o seu caminho para futuras empresas, caso queiram aqui se instalar. Veja o exemplo da Heineken, que bateu o martelo com a cidade de Passos, quando a prefeitura de lá forneceu a adutora para o abastecimento da fábrica, sem custo para a empresa”.

TEMPO DE OBRA

De acordo com o vice, que é engenheiro e foi professor de Química por muitos anos, é possível construir essa adutora em 3 anos. “Isso será um marco na história de Uberaba em termos de crescimento. Conseguiremos, em 5 anos, compensar o atraso de 30 anos”. E conclamou as entidades de classe a apoiarem o projeto, afastando as vaidades pessoais e torcidas “do contra”. “Pensem no povo dessa cidade, que padece com falta d´água há anos” - arrematou.

NOVOS TEMPOS

Por falar em Moacyr, a prefeita Elisa fez questão de agradecer seu vice pelo empenho nessa questão da segurança hídrica. Durante a audiência pública, Elisa externou, com todas as letras, a sua gratidão ao vice, com o qual está rompida há cerca de um ano.

Bom sinal!

DETALHES

Nesta quinta-feira, o presidente da Codau, José Waldir de Souza Filho, será entrevistado no programa O Pingo do Jota, da Rádio JM FM, e vai explicar os detalhes desse projeto de captação de água no Rio Grande, seus custos e de onde tirar o dinheiro para sua viabilização. Não percam. O Pingo do Jota vai ao ar a partir das 8h30min.

MAIS UM PASSO

Mais de mil questionários já foram respondidos para subsidiar o Plano Diretor de Uberaba. Foi o que revelou a secretária municipal de Planejamento, Isabella Nascimento, em entrevista ao programa O Pingo do Jota nesta semana. A equipe encarregada de revisar o PD está fechando os diagnósticos para, em seguida, avançar para a nova etapa, que será de compilação das respostas. De acordo com a secretária, também já foram detectadas as peculiaridades de cada bairro, que é outro pilar para a elaboração do novo Plano.

DEPOIS DO CARNAVAL

A audiência pública sobre a proposta do próximo Plano Diretor de Uberaba só irá acontecer depois do carnaval, mais provavelmente em março do ano que vem. Restará pouco tempo para o governo municipal elaborar o projeto e enviá-lo para apreciação, discussão e votação pela Câmara Municipal. Menos tempo ainda para implementá-lo neste governo. Mas, se sair do plano das discussões já será um grande avanço.

OLHA O LIXO AÍ!

Um dos pontos cruciais a ser atacado no novo Plano Diretor, segundo a secretária Isabella, será estabelecer um projeto de requalificação do centro da cidade. Neste aspecto, ela destaca as três prioridades: arborização adequada (dependendo do plano de arborização em fase de elaboração), melhor qualidade das calçadas para que as pessoas possam caminhar com segurança, e reeducação da população para o descarte correto do lixo. Isabella inclusive destaca - com razão - que é preciso “limpar” o centro da cidade, livrando o Calçadão, por exemplo, daqueles horríveis sacos pretos de lixo amontados todo final de tarde.

LÍDERES PARA O FUTURO

Em um mundo em plena transformação, o papel do líder está mudando. Protagonizar as ações que impactam o nosso futuro, da nossa empresa e da nossa cidade depende do desenvolvimento da liderança que há em cada um. “Consciência em rede: o despertar das lideranças” é o tema da palestra gratuita de Lia Rossi, nesta quinta-feira, às 19h, na Aciu. Evento é uma promoção da ACIU, com apoio do Jornal da Manhã. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://www.sympla.com.br/evento/lideres-pelo-desenvolvimento/1799216 e garantir sua vaga.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por