SAIA JUSTA
Vereador Túlio Micheli está na bronca com o que chama de manobra do governo para colocar os vereadores de saia justa para votar o plano de carreira dos guardas municipais e dos enfermeiros. “A Câmara foi surpreendida com um único projeto protocolado (quando se esperavam dois). Ao ler o documento, percebi que colocaram o reajuste da Guarda Municipal e dos profissionais de saúde em um único projeto de lei. Essa foi uma intenção clara de tentar obrigar os vereadores a aprovar o projeto exatamente do jeito que o governo municipal pretende. Ou seja, se eu for favorável ao projeto da Guarda Civil Municipal, também serei obrigado a ser favorável ao da Enfermagem” - disparou o vereador.
REVISÃO GERAL
Questionada sobre o envio de um projeto apenas para contemplar os profissionais de saúde e os guardas municipais, a secretária de Administração, Eclair Gomes, explicou que a lei que institui as carreiras da governança do município é única para todas elas, exceto para o Magistério, que tem lei própria. “Lei Complementar 499, de 2015, institui as carreiras dos grupos de atividades da governança pública e da seguridade social dos servidores da Administração Direta Municipal. A revisão da enfermagem está seguindo a proposição do piso nacional. A da Guarda foi uma revisão pontual. As demais categorias já estão em estudo. Estamos corrigindo as inconsistências do último Plano de Carreira” - explicou a secretária. Eclair garante que “todas as carreiras serão alcançadas”, porém estas duas (enfermagem e guarda civil municipal) estão saindo na frente, cumprindo promessa feita pela prefeita Elisa.
PESOS E MEDIDAS
Presidente da Câmara posicionou-se contra o gasto do município com a contratação de shows para o aniversário da cidade. Fernando Mendes, que é evangélico, disse que sequer foi ao show da cantora gospel por discordar do investimento feito pela Fundação Cultural.
Apesar da manifestação contrária do presidente, a Câmara ajudou a divulgar a programação de shows do aniversário da cidade.
PARA ELAS
Foi bacana a iniciativa do presidente Fernando Mendes de passar à vice-presidente Luciene Faquineli a condução dos trabalhos na sessão de quarta-feira, Dia Internacional da Mulher. Na Mesa estavam Rochelle Gutierrez e Alessandra Piagem, além de Luciene. Só faltou a vereadora Denise para completar o quarteto.
PRESTÍGIO
O governador Romeu Zema estará em Uberlândia, nesta sexta-feira, para prestigiar a cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub). Este ano a instituição vai completar 90 anos, 10 a menos do que a Aciu, de Uberaba.
CORAGEM
Esta semana, o governador Romeu Zema deu uma das mais consistentes demonstrações de coragem, ao se posicionar favoravelmente à investigação pelo Supremo Tribunal Federal, sobre a fala dele apontando suposta “vista grossa” do presidente Lula aos atos de 8 de janeiro em Brasília, para “posar de vítima”. “Sempre sou favorável às investigações, pois quem não deve não teme. Que seja investigado tudo quanto a mim e quanto ao que aconteceu no dia 8 de janeiro”, disse o governador, durante evento para distribuição de absorventes higiênicos a mulheres em situação de vulnerabilidade na capital mineira. E desafiou: “Se fiz algo errado, que eu pague. Acho que questionar algo que aconteceu não é nenhum crime, é um direito em toda democracia. Eu sou tão criticado e nunca condenei ninguém que me criticou. Temos de aprender a conviver com críticas e questionamentos”.
MENOS UM À SOLTA
Palmas para a Guarda Civil municipal que conseguiu evitar um feminicídio nesta quinta-feira. O autor foi preso logo após tentar contra a vida da ex-companheira, desferindo golpes de canivete contra a vítima.
MAIS UMA
Droga Líder, rede de farmácias de Uberlândia, vai ocupar a esquina da avenida Leopoldino de Oliveira com Segismundo Mendes, no imóvel onde funcionou uma unidade da rede Drogasil, em frente ao Banco Itaú. Será sua quarta unidade em Uberaba.
ATENDIMENTOS
Nos dois primeiros meses de 2023, o SAMU prestou 3.377 atendimentos, sendo 356 com a chamada UTI Móvel, ou unidade de suporte avançado (USA). Mas, acredite se quiser: as equipes do SAMU ainda são acionadas para atender casos de mera dor de cabeça, ou apenas para o paciente ter transporte de graça.
PROVIDÊNCIA
Por falar em saúde, familiares de pacientes internados no Hospital Regional se queixam que alguns leitos de enfermaria não têm sequer aparelho de televisão para passarem o tempo. Sem rede wi-fi gratuita para o acesso à internet pelo celular, eles são obrigados a passar o dia olhando para as paredes.
Larissa Prata ao lado dos alunos Gabriel Matheus Firmino Nunes, Maria Victoria de Freitas Duarte e Paloma de Almeida Pires (Foto/Arquivo Pessoal)
EXPERIÊNCIAS
Diretora do Grupo JM de Comunicação, Larissa Prata foi convidada para um bate-papo com alunos do ensino médio da Escola Estadual Horizonta Lemos. Junto com os alunos, o diretor Bruno Tiago Oliveira está estruturando a Rádio HL. Desde segunda-feira os alunos estão entrevistando mulheres uberabenses para compartilhar experiências. Na foto acima, Larissa ao lado de Gabriel Matheus Firmino Nunes, Maria Victoria de Freitas Duarte e Paloma de Almeida Pires
No final da Rua Áustria, no Boa Vista, há um buraco tão extenso quanto profundo, dificultando até o tráfego de ônibus por lá. Alô, Sesurb! (Foto/Leitor JM)