(Foto/Divulgação)
Primeiro de outubro: esta é a data marcada para a estreia das duas passarelas no trecho urbano de Uberaba, a serem construídas pela concessionária Ecovias. Foi o que garantiu o superintendente Matheus Pereira Fernandes durante reunião com representantes de entidades de classe e Prefeitura, na manhã desta terça-feira, na sede da empresa, em Uberlândia (foto abaixo). Esse assunto se arrasta desde 23 de fevereiro de 2022, em decorrência da demorada tramitação de documentos na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Agora finalmente surge uma data. Um marco. Uma sinalização positiva para o desfecho dessa novela.
OBRA RÁPIDA
Segundo Matheus Pereira, a instalação das duas passarelas no perímetro urbano de Uberaba é rápida. Em 120 dias pode ser concluída. Ele destacou à comitiva uberabense, porém, foi necessária uma readequação no contrato de concessão para possibilitar a transferência dessas passarelas para Uberaba, pois uma delas estava prevista para Catalão e a outra para Araguari. Lá os trechos não são tão perigosos quanto se observa na travessia da BR 050 nas imediações do conjunto Alfredo Freire (Km 171) e também nas proximidades da loja Havan (km 175). Mas até sair a autorização da ANTT para essa mudança foi um Deus-nos-acuda!
MORTES
Entre 2021 e 2025 foram registrados 145 acidentes de trânsito no trecho compreendido entre o km 171 (Alfredo Freire) e 175 (Havan), resultando em 142 vítimas e 11 óbitos ocorridos no local, segundo dados oficiais da Polícia Rodoviária Federal. Esse número pode ter sido maior, considerando vítimas que possivelmente foram removidas para hospitais e lá vieram a óbito. Mas, considerando apenas essas 11 mortes, vale destacar que 6 foram por atropelamento e 5 por colisões.
MELHORIAS
Além das indispensáveis passarelas, a Ecovias Minas Goiás vai melhorar a iluminação no trecho urbano de Uberaba. Ao todo serão 16 km iluminados com lâmpada de LED entre as imediações do posto da Polícia Rodoviária Federal até o km 182, próximo às chácaras Santa Clara. E mais: a concessionária já está avaliando preços e condições das operadoras de telefonia para instalar wifi ao longo de toda a rodovia concessionada. Expectativa é iniciar essa implantação ainda este ano, segundo Matheus Fernandes.
SENTA E ESPERA
Outra demanda apresentada à Ecovias (foto abaixo) envolveu aquele trevo próximo ao Jardim Maracanã, onde praticamente todos os dias acontece um acidente. Nesta terça-feira, por exemplo, teve acidente lá e parou o trânsito por mais de uma hora. Pois bem. O superintendente Matheus Fernandes deixou claro que essa obra não vai sair a curto prazo. Além de cara – algo em torno de R$ 200 milhões – é uma obra muito complexa. Está inserida no plano quinquenal da concessionária, mas, para se ter uma ideia, apenas no projeto de remodelação daquele sistema viário serão necessários 12 meses, ou mais. Considerando que 2026 será ano eleitoral, dificilmente o projeto será analisado e liberado pela ANTT para início de obras em 2027. O mais provável é que essa reforma do trevo comece em 2028 (com sorte e com muito empurrão político em Brasília). Além disso, a execução vai demandar algo em torno de 4 anos (ou mais). Previsão de conclusão em 2032/33, se Deus ajudar. Até lá nosso trevo continuará sendo um martírio para os motoristas.
BONS NÚMEROS
Sabe quantos veículos passam diariamente nas praças de pedágio instaladas entre Delta e Uberlândia? São cerca de 16 mil entre carros de passeio, ônibus e caminhões no trecho entre Uberaba e Uberlândia, e outros 14 mil entre Uberaba e Delta.
E O VIADUTO DO CASCATA?
Ok. Parece simples aos nossos olhos, mas concluir a passagem inferir do viaduto em frente ao antigo clube Cascata tem mais obstáculos do que se imagina. Primeiro, o viaduto foi licitado, a Integral Engenharia ganhou, começou a obra e depois paralisou tudo, com a morte do seu timoneiro. Veio outra empreiteira, que também abandonou o serviço. Na sequência, virou aquele imbróglio sobre a responsabilidade pela obra: a concessionária? O município? A ANTT? Afinal era obra do Dnit. A prefeita Elisa “peitou” a situação e conseguiu meios de refazer o pavimento superior. A parte inferior ficou pendente e assim está até hoje. A Ecovias topa fazer o serviço, mas precisa de autorização, pois não é sua obrigação contratual. Já tem até um projeto funcional em análise na ANTT. Porém, não se deve esperar por início das obras a curto prazo...
PRÓ-UBERABA
A comitiva de Uberaba que participou da reunião com representantes da Ecovias contou com as presenças de diretores da ACIU, como o ex-presidente Anderson Cadima, João Henrique Almeida e João Paulo Ferreira Gomes, e executiva da Associação, Marcela Pires, e esta colunista; o secretário de Serviços Urbanos e Obras, Pedro Arduini, o secretário de Defesa Social, Coronel Antônio Sousa Filho, além de representantes de entidades classistas: Vanderluce Marinho (BPW Uberaba), Juliane Foscarini (Assuper), Carla Cintra (Sindicont), Álvaro Fabre (CDL), João D’Amico (OAB), Cláudio Antônio Oliveira e Karim Mauad (IEATM) (foto abaixo)
OPINIÃO
Já que trânsito e transportes estão na pauta de hoje, vamos voar para a Azul. Nesta terça-feira a prefeita Elisa se manifestou sobre a decisão da companhia aérea de suspender os voos entre Uberaba e Campinas/Viracopos a partir de agosto. Ela ressalta que o fato decorre de corte de custos pela companhia aérea, opção por rotas mais lucrativas, falta mundial de peças e motores e alta do dólar. “Mas eu não cruzo os braços. Estou em diálogo com a administração do nosso aeroporto para apoiar no que for necessário na atração de novas rotas e companhias. O aeroporto de Uberaba está em expansão e esse avanço pode abrir portas para novas conexões”.
COMO PODE?
Também nas suas redes sociais, o vice-governador Mateus Simões não deixou barato ao comparar a cobrança de juros pelo governo federal ao Estado de Minas Gerais, enquanto cogita perdoar a Venezuela a quem emprestou dinheiro no passado. Dois pesos e duas medidas. Mateus Simões ainda questiona o tratamento desigual a um estado que produz riquezas e gera arrecadação para a União, enquanto o país vizinho em nada colabora para o desenvolvimento econômico do Brasil.
ÍCONES DO DESENVOLVIMENTO
Nesta sexta-feira, a ACIU vai homenagear os destaques da indústria uberabense, em festa marcada para às 19h30, no Tattersal Rubico Carvalho, no Parque Fernando Costa. Essa tradição de premiar indústrias e industriais que impulsionam o desenvolvimento de Uberaba foi resgatada na história da ACIU, a partir de 2024. E, a exemplo do ano passado, serão 5 homenageados na sexta-feira, verdadeiramente merecedores de aplausos: Paulo Fernando Angotti, timoneiro da Eletric Ink; Cristiana Brasil Salomão, da Pátio Brasil móveis; Felipe Mendes Carvalho, da Castech; a Fundibras, uma das mais tradicionais indústrias uberabenses, e a CCM, nossa fábrica de fraldas que duplicou sua unidade fabril e expandiu sua linha de produção em 2025. Vai ser uma festa linda! Garanta seu convite na Aciu, porque já são poucos disponíveis.