ALTERNATIVA

Educação perde mais de 50 educadores por exonerações a pedido

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 08/04/2024 às 21:57Atualizado em 11/04/2024 às 07:30
Compartilhar

Edição do Porta Voz desta segunda-feira publicou uma lista considerável de dispensas, a pedido,  de professores da educação básica, professores de educação infantil e coordenadores pedagógicos. Volume bastante expressivo, que pode desfalcar ainda mais os quadros da Secretaria municipal de Educação, e, por consequência, as salas de aulas. Já na edição do jornal oficial do município que circulou no sábado foram publicadas exonerações, a pedido, de diretores e vice igualmente. Situação na Educação anda preocupante. Além da greve dos professores ter revelado a insatisfação da classe, outros problemas andam pipocando em Uberaba, como a interminável falta de pessoal para limpeza das escolas municipais, por exemplo. Estranho é que o Município faz contratação emergencial para locação de veículos e outras mais, porém parece não ter a mesma pressa para resolver um problema grave, como é a limpeza das escolas. 

MARCA DO PÊNALTI
Janela partidária fechada. Prazo de filiações com vistas às eleições de outubro encerrado. Desincompatibilizações de ocupantes de cargos comissionados e ordenadores de despesas encerradas para quem vai disputar cadeira na Câmara idem. No último dia dos arranjos, teve partido que desidratou e gente que descabelou. Aliás, o presidente do PSD, Ismar Marão, contou que sexta-feira foi um dia “daqueles” e as reuniões se estenderam noite adentro. Por volta meia noite o PSD ainda conversava com o vereador Pastor Eloísio, o último nome a ser acomodado nos partidos da base da prefeita. Mas, segundo Ismar Marão, dentre os pré-candidatos a vereadores do PSD, a chegada de Eloísio não foi surpresa, pois todos sabiam que essa possibilidade existia.

ELEIÇÃO DIFÍCIL
Considerando 150 mil votos válidos na eleição de outubro, serão necessários 7.300 votos para cada partido eleger um vereador. A conta é simples: basta dividir 150 mil por 21 cadeiras na Câmara para achar o quantitativo de votos necessários nesse “vestibular eleitoral”. Com isso, é muito provável que alguns partidos não consigam fazer mais do que um vereador, embora estejam alardeando que farão 3 e até 4 cadeiras.  Ainda que contem com os votos de legenda, é muito provável que tenhamos surpresas nas urnas este ano.

JOGO PESADO
No PSD a reeleição do vereador Pastor Eloísio, por exemplo, é vista como “dificílima”. O partido deve garantir 2 cadeiras na próxima legislatura, e os mais prováveis eleitos são o presidente Ismar Marão e o vereador Anderson Dois Irmãos. Há chances de fazer uma terceira cadeira, mas Eloísio terá de disputá-la com os próprios companheiros de chapa, dentre os quais Sônia Manzan, presidente exonerada da FETI, e que fez um excelente trabalho lá.

VAI PESAR
Na avaliação de Marão, a filiação de Elisa no PSD certamente vai ajudar o partido a eleger os seus candidatos. O apoio da prefeita vai pesar, razão pela qual ele aposta em 3 cadeiras. A conferir.

ESCOLHAS
Na marca do pênalti para as filiações, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, assinou a ficha de filiação no Republicanos, partido que está sendo comandado em Uberaba pelo pai da prefeita Elisa, Domingos Araújo. Uma coisa é certa: candidato a vereador Rui não será, pois não se desincompatibilizou na sexta-feira. Mas nada impede que seja candidato a vice de Elisa.

JÁ ERA
Voltando ao PSD, Ismar Marão admitiu nesta segunda-feira, em entrevista à Rádio JM, que está descartada a possibilidade de seu nome ser indicado para vice de Elisa. “Seria sanduíche de pão com pão” – disse.  Foi além, afirmando que “a fila andou”  no seu caso...

QUEM SERÁ
Cada vez mais próximo da prefeita, Marão alegou que o nome do vice ainda não está sendo cogitado. A prioridade era formar as chapas de vereadores. Disse também que nos próximos dias será feita uma pesquisa qualitativa para identificar o perfil de um vice que seja do agrado dos eleitores. Porém, deixou claro que há requisitos para a definição do companheiro de chapa de Elisa: precisa ter grupo, ser “fácil de carregar” e ter potencial de votos.

ESCOLHAS
No “chapão” do PSDB, dois irmãos estarão na disputa dos votos para a Câmara Municipal: os irmãos Mariscal, Tiago e Aline. Os tucanos podem fazer 3 ou até 4 vereadores, segundo alguns palpiteiros. Tiago deve ser um campeão de votos, assim como Jammal e Túlio Micheli poderão ter votação expressiva, puxando outros companheiros de chapa. Nos bastidores comenta-se que os tucanos têm a chapa mais “pesada”.

UFA!
Outro que decidiu sua filiação aos 45 minutos do segundo tempo foi o comunicador Kaká Carneiro, o Kaká se Liga. Optou pelo Avante, partido comandado pelo grupo da Pastora Regiane e que apoia a pré-candidatura de Franco Cartafina a prefeito.

VETERANOS
No PSB, de Toninho Andrada,  filiaram-se os ex-vereadores Rubério Santos e Luiz Dutra. O partido também abriga as advogadas Roberta Toledo e Berta Fonseca, além de Renato Cartafina, ex-candidato a deputado na eleição passada. O PSB é uma das siglas que apoiam a pré-candidatura de Anderson Adauto a prefeito. Aliás, ele posou para fotos ao lado dos novos filiados do PSB para postagem nas redes sociais.

TIME NOVO
Alguns partidos como DC e PP estão apostando em nomes novos na disputa para vereador. No Progressistas, comandado por Franco Cartafina, o time feminino vem sendo apontado como o “mais forte”, com destaque para a ex-secretária municipal de Educação, Sidneia Zafalon, que foi bem votada na eleição passada; Nilda Frazão, que estava no DC e migrou para o PP, e Cynthia Horiuchi, empresária do setor de panificação.  No Progressistas também está o ex-vereador Hamilton Félix, que anda sumido da vida pública.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por