ALTERNATIVA

Educação suspende aulas nas escolas rurais hoje e amanhã

Lídia Prata
Publicado em 06/02/2020 às 07:30Atualizado em 18/12/2022 às 04:03
Compartilhar

Empresário Antônio José Bessa Ferreira acaba de ser reconduzido ao cargo de delegado regional da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra pela diretoria nacional da Adesg. Na foto, Bessa ao lado do presidente da Adesg Brasil, Professor Antônio Carlos Alonso Del Negro, e do Almirante Alípio Jorge, comandante da Escola Superior de Guerra

Tumulto no transporte escolar

Embora já fosse esperada certa dificuldade no transporte dos cerca de 1.800 alunos da rede pública que estudam na zona rural, o nível de problemas superou as expectativas no primeiro dia do ano letivo. Segundo denúncias recebidas pela coluna, os motoristas contratados pela prestadora de serviço do transporte escolar não têm qualquer experiência com o leva e traz de crianças, muito menos sabiam chegar às fazendas para buscar os alunos. Ainda de acordo com as queixas, esses motoristas novatos receberam apenas um mapa para se localizarem. Resultad pouquíssimos alunos conseguiram chegar às escolas, ontem. Diante desse quadro, no início da noite, a Secretaria de Educação divulgou nota suspendendo as aulas nas escolas rurais, hoje e amanhã, para tentar regularizar o transporte escolar.

Dificuldades subestimadas

Para quem não se lembra, a Prefeitura fez concorrência para contratar prestadora de serviço de transporte escolar e a licitação foi vencida por uma empresa de fora. Desde a assinatura do contrato, no ano passado, até o início do ano letivo, ontem, a empresa teve tempo suficiente para se estruturar, seja com a contratação de mão de obra, seja para conhecer as linhas urbanas e rurais, de modo a assegurar a adequada prestação do serviço para o qual foi contratada. Aliás, quando entrou na concorrência, já era de sua obrigação conhecer as dificuldades e a forma de superá-las. Pelo visto, não fez nada disso. Achou certamente que bastaria entregar um mapa para os motoristas localizarem as fazendas onde teriam de buscar as crianças. Deu no que deu. Quem costuma trafegar por estrada municipal, sobretudo em época de chuva, sabe muito bem que, além da dificuldade para localização de uma fazenda, é preciso ser um motorista hábil sob condições adversas, como lama e poças d’água...

Notificação oficial

Na nota distribuída no início da noite dessa quarta-feira, a Prefeitura informou que irá notificar a empresa contratada, para regularizar de imediato o transporte de alunos na zona rural. Porém, não é a notificação que vai resolver o problema. Muito menos em dois ou três dias. Será necessário muito mais tempo para treinar os motoristas, ensinar as linhas do transporte e conseguir que eles memorizem os trajetos. Quem trabalha com sistema de entregas de produtos sabe bem que não se ensina linha da noite para o dia. Portanto, a solução poderá demorar bem mais do que dois dias...

Nova Leopoldino

Associação Comercial, Industrial e de Serviços foi escolhida pela Prefeitura de Uberaba para sediar a 15ª edição da série Diálogo Institucional. Evento será realizado hoje, a partir das 18h, no auditório da Aciu. Na oportunidade, o prefeito Paulo Piau e sua equipe técnica irão apresentar o projeto de revitalização da avenida Leopoldino de Oliveira, que receberá nova pavimentação e paisagismo. Em seguida, o prefeito assinará a ordem de serviço para o início dos trabalhos.

Manutenção

A propósito, leitor do JM chama a atenção para a necessidade de manutenção dos jardins da praça Rui Barbosa. “A Prefeitura fez um ajardinamento bem feito, só que não voltou à praça sequer para dar uma olhada no que foi plantado. Está perdendo tud as plantas morrendo, canteiros sendo tomados pelo mato. Uma lástima!” – lamenta o leitor.

Cuidad perigo!

Engenheiro que visitou recentemente a nova Praça de Esportes construída próxima ao Fórum estadual alerta que o local conta com um deck de qualidade duvidosa. Segundo ele, o madeiramento de sustentação do deck utilizou material inadequado para ficar imerso na água e, com o tempo, poderá não suportar o peso das pessoas. “É um caso típico de tragédia anunciada” – adverte.

Novo mandato

Respaldado num trabalho extraordinário realizado nos dois últimos anos, o empresário Antônio José Bessa Ferreira acaba de ser reconduzido ao cargo de Delegado Regional da Adesg em Uberaba, pela diretoria nacional da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. No final do ano passado, todas as regionais colocaram o cargo à disposição, tendo em vista a renovação da diretoria nacional da Adesg. Para a recondução ao cargo, a diretoria comandada por Bessa contou com apoios de peso, dentre os quais o apoio maciço de adesguianos, assim como do prefeito Paulo Piau, do presidente da Câmara, Ismar Marão, e do deputado estadual Heli Grilo. Várias instituições e entidades de classe de Uberaba igualmente respaldaram a sua recondução, que agora se confirma.

Corre-corre

Embora passe despercebida pela maioria dos humildes mortais, nos bastidores está acontecendo uma verdadeira guerra pelo comando de partidos políticos em Uberaba. Além do Podemos, um dos mais cobiçados, o PSB também tem sido alvo de disputa por grupos diversos. No caso específico do PSB, o partido não fez a prestação de contas regularmente nas eleições passadas, o que está impedindo que tenha uma executiva em Uberaba. Vale lembrar que o PSB esteve nas mãos do empresário Irizon Arantes e abrigou a candidatura do ex-deputado estadual Lerin a prefeito.

Com licença!

Por falar em Lerin, ele foi visto ontem chegando para visita à presidente da Fiemg Regional, Elisa Araújo, que é hoje a “candidata” mais cortejada pelos partidos, tanto de situação quanto oposição.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por