Por Gê Alves – redatora interina
gealves13@gmail.com
Cirurgia. O deputado estadual Heli Andrade “Grilo” foi submetido a cirurgia cardíaca, ontem pela manhã, no Hospital do Coração, em São Paulo. Recebeu duas pontes de safenas e uma mamária. Como informamos aqui, ele foi submetido na semana passada a cateterismo, em Uberaba, que indicou o procedimento. Exames mais aprofundados na capital paulista confirmaram a necessidade. Daqui desejamos boa recuperação ao deputado delegado.
Impacto. Pode se considerar como certa a içada do ex-deputado federal Aelton Freitas, do PR, novamente ao parlamento federal. Suplente, vaga vai surgir para ele, com as eleições municipais de 2020. Isto, a meu ver, de certa forma, ajuda o federal Franco Cartafina em uma possível candidatura a prefeito, uma vez que cai por terra o discurso de que Uberaba, em caso de eleição dele, ficaria sem representante em Brasília, o que convenhamos, é péssimo. Lado outro, o mesmo fato pode ser uma pedreira no caminho de Franco. Ora, a possibilidade de ele deixar a Câmara Federal seria, neste quadro, o mesmo que deixar a oposição de Uberaba sozinha, livre, leve e solta na capital nacional e dificultar o acesso do Município ao Poder Central.
Dinheiro. Servidores municipais e comércio, por certo, estão saltitantes neste fim de semana. É que enquanto o Estado continua no “embromation” com a categoria, a Prefeitura antecipou da próxima segunda-feira para hoje a liberação dos salários. Segundo o secretário municipal de Administração, Rodrigo “Grilo” Vieira, a folha consta de 8.566 servidores ao valor de R$26 milhões.
Costurando. O ex-prefeito de Uberaba e atual presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto (DEM), foi visto ontem pela manhã no bairro Abadia. Ele estava saindo da loja Carlão Materiais para Construção. Foi comprar algo!? Nada disto. Quem viu a cena garante que Luiz Neto e Carlão eram só sorrisos e sinergia. 2020 a caminho!
Presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, o engenheiro de Segurança e leitor de Alternativa, João Eurípedes Sabino, faz contato para dizer que a vizinhança da Praça Carlos Terra (Rodoviária) está esperançosa com a repaginação que começa ali. A Prefeitura se faz presente com o pessoal da saúde e assistência social, demonstrando que o local não está perdido. Segundo os moradores, a poda de árvores, boa iluminação da área, recuperação dos jardins, pinturas de meios-fios, etc, são prenúncio de que boas coisas virão.
Sabino diz que moradores e visitantes esperam mais investimentos no local e dizem que lanchonete, academia aeróbica, Guarda Municipal e playground seriam uma boa para começar. “Valeu a denúncia que fizemos recentemente na crônica ‘Nosso cartão de visitas’. Imediatamente, a Prefeitura entrou em ação. Espero que as benfeitorias não parem por aí. A mais importante delas é o encaminhamento dos moradores de rua que vivem no local. Todo problema tem solução. Assim diz a Lei da Lógica”, comemorou.
Bom exemplo. Falando em João Sabino, outro dia o citei aqui como exemplo de pessoa engajada e entusiasmada com as coisas de Uberaba. Tem muita gente que jura amor eterno à cidade, mas só faz blá-blá-blá ou mimimi, muito barulho e nenhuma solução. Então, penso que é preciso destacar os diferenciais e hoje o faço com empreendedor de primeira grandeza e de responsabilidade social idem, apaixonado pela cidade, Marco Túlio Paolinelli. Ele cedeu 350 hectares, equivalente a 300 campos de futebol, para projeto de Área de Preservação Permanente (APP) e foi citado pelo Globo Rural como exemplo nacional de vanguarda pelo Projeto Produtor de Água (PPA), transformado em centro de iniciação científica aberto à comunidade.
Paradoxo. Não é todo dia que alguém separa parte numa fazenda e se dedica à melhoria de nascente, conservação do solo e recomposição de mata ciliar. O que se vê a rodo no Brasil é justamente o contrári ganância e descompromisso, vide queimadas que destroem o País. Meu respeito e admiração vêm do fim de décadas, quando eu prestava assessoria/consultoria para a então Fosfertil e ele, então funcionário, conseguiu saída para problemão crônico que eram as montanhas de gesso, resolvendo com solução ambiental ao participar de grupo de estudos na Embrapa. Foi aí que o gesso passou a ser utilizado na agricultura brasileira, elevando a produção/produtividade.
Adeus. Morreu ontem à tarde, num desligar sereno e em paz, em sua casa, aos 92 anos, dona Tuta Cordeiro (Maria Augusta), mãe do ex-prefeito e ex-deputado federal Marcos Montes. As homenagens fúnebres serão a partir das 7 horas na funerária LIV, com enterro às 10 horas no Cemitério São João Batista. Além de MM, ela é mãe de Rosângela (falecida recentemente), Itagiba e Frederico. Gostava dela, que tantas vezes foi minha companhia nos caminhos para Sacramento. Que seja bem acolhida na eternidade.
Varão. Uns vão e outros chegam. Nasce esta manhã Breno Dutra Silva, o primeiro neto do secretário de Governo, Luiz Dutra, que já é avô de duas meninas. Dizem que está para lá de ansioso. O garoto é neto de outro político, o ex-vereador e jornalista Paulo Silva, já falecido. Os pais são Regiane Dutra e Thiago Silva. Que venha um bom espírito num corpo saudável.