Eleição proporcional de domingo pode sofrer reviravolta a qualquer momento. Há perspectiva de que a Justiça Eleitoral será provocada para se posicionar em relação a partidos que tiveram candidatas com dois votos apenas ou nenhum voto. Nessa situação estão o União Brasil e o Podemos. O primeiro elegeu dois vereadores. O Pode não elegeu vereador. Mas se as chapas de vereadores desses dois partidos forem cassadas pela Justiça, o quociente eleitoral poderá mudar e, com isso, impactar o resultado final. Ou seja, vereadores anunciados como eleitos poderão perder a cadeira na próxima legislatura.
COMO FICARIA?
Caso as chapas do União e do Podemos sejam cassadas, Lu Fachinelli e Baltazar da Farmácia perderão o mandato, assim como Samuel Pereira, do PMB, que se elegeu pela regra 80/20. As três cadeiras, no caso, passariam a ser ocupadas pelos vereadores Alessandra Piagem e Luquinha, UAI, do Democracia Cristã, e por Luizinho Kanecão, do Mobiliza, que obteve votação superior aos 20% estabelecidos pela legislação. Mas para esse cenário se confirmar, será preciso que a Justiça Eleitoral entenda que UB e Podemos cometeram fraude, ao inscrever candidatas de fachada, que não tiveram voto algum, ou meros 2 votos. Pelo menos num desses casos, as redes sociais da candidata zerada para ver que ela não fez campanha em momento algum.
MAIS UMA
O problema das mulheres que foram colocadas apenas para cumprir a determinada eleitoral, não se pode deixar de lado o PSDB, onde uma candidata teve votação considerada pífia. Meros 5 votos. Já pensou se cassam a chapa tucana também? Três dos vereadores mais votados estão no partido, Thiago Mariscal, Túlio Micheli e Marcos Jammal. Particularmente não acredito que isso vá acontecer.
BYE BYE
Depois de passar pelo PSDB, de Paulo Piau, e disputar as eleições pelo Avante, de Tony e Franco, a Pastora Regiane Isidoro está com um pé no PMB, Partido da Mulher Brasileira, partido que integra a base de apoio da prefeita Elisa. Os quase 3.500 votos recebidos por Regiane certamente a credenciam a pleitear assento no governo municipal, caso Elisa seja reeleita. Arrisco o palpite na Ação Social. E você?
ERRO TÁTICO
Há quem entenda que a Pastora Regiane Isidoro mexeu mal as peças do tabuleiro de xadrez da política local. Se tivesse disputado a eleição pelo PSDB, certamente estaria eleita vereadora, pois teve mais votos do que Jammal e Túlio, só perdendo para o campeão Mariscal. No Avante ela foi bem votada, mas ficou de fora da próxima legislatura, porque o partido não alcançou o quociente eleitoral.
DEBATE
Primeiro debate do segundo turno será realizado pela Band Triângulo, na segunda-feira, colocando Tony Carlos e Elisa Araújo frente a frente a partir das 22h.
PAPO 10
Reunião no escritório da advogada Roberto Toledo à tarde passada deu o que falar! Prefeita Elisa esteve frente a frente com Anderson Adauto, no escritório de sua advogada. Elisa buscava o apoio de AA para sua reeleição. Mas ouviu do candidato e de sua advogada que, por coerência, não pretendem desistir dos recursos aviados no TSE. Anderson deixou claro que vai lutar até o fim pelo que acredita, que é sua legitimidade para disputar eleições, votar e ser votado. É questão de honra. Aliás, tenho pra mim que Anderson foi muito prejudicado por essa incerteza jurídica, sendo que muitos eleitores deixaram de votar nele porque não sabiam se o voto realmente iria valer.
NOTA PÚBLICA
Na tarde desta quinta-feira, o Tribunal Regional Eleitoral publicou nota técnica para esclarecer a situação de Anderson Adauto nas eleições deste ano. Na verdade, o TRE não fala nada de novo. Mas, pelo menos oficializa o que já se sabe: Os 21.256 votos que ele recebeu são considerados anulados sub judice e entram no cálculo dos votos válidos. “O caso está aguardando julgamento dos embargos de declaração no TRE-MG, o que ainda não tem data marcada. Após o julgamento dos embargos, ainda caberá a apresentação de recurso ao TSE”. A nota conclui: “Neste momento não é possível afirmar o que acontecerá se o indeferimento do registro de candidatura for confirmado. É necessário aguardar decisão em última instância e o trânsito em julgado do processo”.
UNIÃO DE FORÇAS
A Secretaria de Defesa Social foi rápida na busca de solução para manter limpos os terminais e estações do BRT, depois que a empresa responsável pelo serviço simplesmente deu no pé. Por meio da Superintendência de Transporte, a SDS acionou a Secretaria de Administração e a Codau, que lhe estenderam as mãos e estão garantindo a higienização dos equipamentos e, obviamente, o cuidado com os usuários.
PREVENIR É O CAMINHO
Secretária Valdilene Rocha, da Saúde, se antecipou à tão esperada chuva e determinou, há dias, a limpeza das calhas das unidades de saúde. A medida evita problemas como entupimentos e vazamentos que danificam as estruturas dos imóveis. Ponto pra ela. A propósito, Valdilene Rocha estará no Pingo do Jota desta sexta-feira, a partir das 9h, para falar sobre fila eletrônica, SisReg ambulatorial, licitação do Hospital Regional, dentre outros temas. Sintonize Rádio JM FM 95.5.
VAZAMENTO
Há mais de 15 dias um vazamento d´água incomoda alunos da Escola Estadual Miguel Laterza, sem qualquer providência para sanar o problema...
NAS BANCAS
Nova edição da revista JM Magazine chega às bancas nesta sexta-feira, trazendo na capa a bem sucedida empresária Ana Paula Sabino Borges Ciabotti, minha cunhada querida. Sua griffe S&B Acessórios está completando 30 anos no mercado, projetando o nome de Uberaba nacional e internacionalmente. A história de sucesso da S&B é um dos temas interessantes nesta nova edição da JM Magazine.
INÉDITO
Inaugurado à tarde passada o Espaço SOUQ na Carnaby, a megastore comandada pela arrojada empresária Zulma Resende Carvalho. Está é a primeira experiência Souq fora de shopping centers e a também a estreia de parceria, já que a grife sempre autou com lojas próprias. A inauguração do Espaço SOUQ na Carnaby contou com a presença de Traudi Guida, uma das empresárias mais reverenciadas no país e idealizadora da grife (foto abaixo). Traudi é uma simpatia!
(Foto/Divulgação)