ALTERNATIVA

Elisa anuncia emergência hídrica e punição para quem desperdiçar água

Lídia Prata
Publicado em 19/08/2021 às 21:48Atualizado em 18/12/2022 às 15:48
Compartilhar

SEM PERDÃO

Em vídeo divulgado nesta quinta-feira, a prefeita Elisa anuncia a edição de decreto de emergência hídrica por 30 dias, durante os quais serão consideradas infrações lavar calçadas e ruas, aguar jardins, e toda espécie de desperdício de água. A crise de abastecimento chegou ao seu nível mais crítico e daqui pra frente poderá render multas a todos os que não economizarem água em Uberaba. Não é de hoje que o presidente da Codau vem alertando para a possibilidade de penalização aos “gastõezinhos”, que continuam abusando da água como se não houvesse crise alguma. Mas há. E é grave. Particularmente acho que esse decreto prevendo punição a quem desperdiça água já deveria ter sido editado há mais tempo. O que se vê de gente lavando a rua com mangueira não está escrito!

NÃO FUI EU!

Alvo do bafafá envolvendo a concessão do título de Cidadão Uberabense ao pastor Marco Feliciano, o pastor Eloísio Santos voltou às redes sociais nesta quinta-feira para “condenar” um vídeo cheio em que integrante do Coletivo Beth Pantera é ridicularizada por cair da tribuna da Câmara Municipal quando falava ao microfone. Cá pra nós: o vídeo é uma pérola do desrespeito, tanto em relação à manifestante, quanto ao presidente Bolsonaro, cuja imagem foi usada para deboche ao tombo. Numa nota de repúdio divulgada pelo pastor, ele diz lamentar o ocorrido e dá “graças a Deus por não ter acontecido nada mais do que um simples susto”. Pasme! O vereador ainda arremata parabenizando a manifestante pela “versatilidade” e pelo “bom humor”, pois “tirou de letra e prosseguiu firme com o seu discurso”. 

Merece comentário?   

ORGULHO PARA UBERABA

Indicado para o Prêmio Nobel da Paz, o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli passou a quinta-feira em Uberaba participando do lançamento oficial do projeto do Geossítio Agronelli. O projeto, capitaneado pelo primo Marco Túlio Paolinelli, será implantado em área de 350 hectares, na fazenda de sua propriedade, que se localiza perto do local onde foram encontrados fósseis do maior dinossauro do Brasil. Uma réplica do animal será reproduzida pelo paleoartista Rodolfo Nogueira, com 26 metros de comprimento por 10 metros de altura, e poderá ser visitado quando estiver pronto o complexo turístico que Marco Túlio Paolinelli pretende construir no local. Uma vez consolidados os geossítios de Uberaba, a cidade estará pronta para ser reconhecida pela Unesco como território de interesse geológico e geomorfológico, com uma estratégia de desenvolvimento responsável tanto social quanto ambientalmente.

ERRADICAÇÃO DA FOME

Tive o privilégio de conversar frente a frente com o ex-ministro Alysson Paolinelli nesta quinta-feira sobre a produção de alimentos e a erradicação da fome no mundo. A íntegra da entrevista será publicada na edição de domingo do Jornal da Manhã. Não perca!

MUSEU DO AGRO

Uberaba vai sediar o Museu Nacional do Agro, que receberá o nome de Alysson Paolinelli. Projeto foi idealizado pelo ex-prefeito Paulo Piau e será implantado no núcleo histórico da Fazenda Modelo, que já é tombado pelo Patrimônio Histórico. Segundo Piau, não será um lugar para guardar coisa velha, mas totalmente moderno, à altura do estágio de desenvolvimento alcançado pelo agro. Tudo holográfico, mostrando desde a agricultura rudimentar até a agricultura de precisão, chamada de agricultura 4.0. E ninguém melhor do que Alysson Paolinelli para emprestar seu nome a um projeto dessa envergadura, dado o trabalho de excelência por ele desenvolvido para transformar a aridez do cerrado no celeiro do Brasil central. 

CENTRO DE INFORMAÇÕES

Anexo ao Museu Nacional do Agro será instalado o Centro de Informações do Agro, reunindo aqui os dados que estão esparramados em diversas instituições para oferecer ao Brasil informações seguras e precisas para tomada de decisões para investimentos no campo.

RECEITA NO FOCO

Em reunião articulada pelo deputado federal Aelton Freitas, lideranças classistas de Uberaba estiveram na Secretaria da Receita Federal nesta quinta-feira, em Brasília,  para tratar da reativação da Delegacia da Receita Federal em Uberaba. Depois de 40 anos, a delegacia foi rebaixada à condição de mera Agência de Atendimento, o que tem gerado muitas queixas e reclamações por parte dos contribuintes. Desde julho, os uberabenses são obrigados a se deslocar até Uberlândia, em busca de atendimento para serviços complexos de atribuição exclusiva de Delegacia. Essa situação está “atravessada na garganta” dos uberabenses, obviamente.

A JATO

Durante reunião da diretoria da ACIU, com a participação do deputado federal Aelton, o presidente Anderson Cadima expôs a situação vivida pelo empresariado local, hoje tendo de se dirigir a Uberlândia para atendimento presencial quando o assunto é complexo,  e pediu apoio ao parlamentar para intermediar as tratativas visando à reativação da DRF em Uberaba. Não deu outra: Aelton não só conseguiu agendar a reunião em tempo recorde, como também acompanhou os presidentes Cadima (Aciu), José Arlênio (Fiemg Regional) e Antônio Bessa (Sociedade Civil Organizada).

DE OLHO NA ZPE

Na reunião com o subsecretário de Gestão Corporativa da Receita Federal, Moacyr Mondrado, o deputado Aelton ressaltou a importância  de Uberaba no cenário regional, lembrando que será a única cidade em Minas a contar com uma Zona de Processamento de Exportações, o que por si só seria motivo para a reativação da Delegacia da Receita Federal. “Os investimentos que virão para Uberaba, principalmente com a criação da ZPE, darão um novo rumo no desenvolvimento da região, e isso trará o aumento de demanda de serviços aduaneiros, o que justifica a necessidade de mantermos em Uberaba o atendimento da Receita Federal com status de Delegacia”, ressaltou Aelton aos representantes da RFB.

PESSOAL ESPECIALIZADO

Presidente da ACIU, por sua vez, destacou que a Delegacia até então existente na cidade de Uberaba tinha corpo especializado em aduaneira e repressão ao contrabando, sendo que todo o material apreendido pelas autoridades federais ficam, ainda hoje, retidos em Uberaba. Outro ponto destacado em defesa do retorno da unidade refere-se ao Porto Seco. A movimentação do nosso porto seco é a maior de toda a região, inclusive maior que a de Uberlândia, o que por si só justifica a presença de um corpo técnico para o desembaraço aduaneiro, conforme lembrou o presidente Anderson Cadima.

PLANO B

A dificuldade de reativação da Delegacia da Receita Federal é imensa. Quase uma “missão impossível”. Aliás, o subsecretário Moacyr disse que a Receita tem passado muitas dificuldades com servidores, tendo em vista o volume de aposentadorias sem reposição dos quadros. Falou também que a Receita está passando por reestruturação,  especializando cada região em uma área de trabalho. Ou seja: praticamente falou que a proposta de reativação da nossa Delegacia está fora de cogitação. Mas… aí surgiu uma proposta alternativa: a criação da “Delegacia do Triângulo Mineiro”, com o revezamento de atendimento do Delegado em dias alternados em Uberaba, para atendimento ao Triângulo Sul, e em Uberlândia, para atendimento ao Triângulo Norte. No entendimento dos participantes, essa alternativa pode ser a solução para que Uberaba e os municípios do Baixo Vale não fiquem prejudicados nos serviços da Receita Federal.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por