Prefeita Elisa vai anunciar nesta sexta-feira novos integrantes do seu time. A troca de comando na Secretaria de Defesa Social, agora dividida em duas pastas, e a substituição de Paulo Fernando Rocha Ventura na presidência da Codiub, mais uma ou duas mudanças devem ser oficializadas.
QUEM VAI E QUEM VEM
Conforme o colega Wellington Cardoso anunciou em primeira mão nesta quinta-feira, o Coronel Antônio vai deixar a SDS, cedendo seu lugar a Weber Januário, que vinha presidindo o Conselho de Segurança Pública. O adjunto, Ulysses Lamas, por sua vez, deve ser confirmado como primeiro secretário de Mobilidade Urbana.
SOLUÇÃO CASEIRA
Para o lugar de Paulo Fernando na presidência da Codiub Elisa vai adotar uma solução caseira. Deve anunciar o nome de Fabiano Cavalcanti, que já presidiu a Fundação Cultural durante a campanha eleitoral, substituindo Cássio Facure. A Codiub ainda deverá ter o reforço de Guilherme Cecílio, que vai deixar o cargo de adjunto da Secretaria de Administração para compor a diretoria da companhia de informática.
INCÓGNITA
As outras mudanças ainda estão sendo mantidas em segredo. Há especulações em torno de duas outras secretarias, mas Elisa só vai matar nossa curiosidade amanhã.
MATURIDADE
Elisa e Franco Cartafina tiveram uma longa conversa nesta quinta-feira. Conversa madura e aberta, costurada pelo adjunto de Governo, Netão, Caio Presotto e Beethoven Oliveira. Conversa civilizada, que colocou Uberaba como prioridade. Elisa e Franco desarmaram o espírito e superaram as diferenças do passado, mostrando Maturidade para pensar na cidade. Conversa durou cerca de 1 hora e meia.
ELEIÇÕES
Tanto Franco quanto Elisa concordam que a Uberaba não pode continuar órfã politicamente em Brasília. Bom sinal. Uberaba precisa de fato resgatar sua representatividade e seu protagonismo político. Perdemos muito nos últimos anos por falta de deputados para lutar por nossa cidade e região.
ALINHAMENTO IDEOLÓGICO
Elisa e Franco têm alinhamento ideológico, mas andaram se estranhando nos últimos anos. O fato de terem sentado para conversar mostra até os dois estão dispostos a colocar as diferenças de lado para trabalharem, juntos, por uma mesma causa: o desenvolvimento de Uberaba e das cidades vizinhas.
DIFICULDADES
Franco sabe que é muito difícil ser o candidato do governo. Mas nada é impossível. Elisa ainda resiste à ideia de sair candidata a deputada, o que a obrigará a renunciar ao mandato de prefeita. aliás, ela sempre diz que gostaria de cumprir seu mandato até o fim e fechar seus oito anos de prefeita com "chave de ouro". Por outro lado, Franco está "solto". Não tem compromisso com outro candidato a estadual para formar dobradinha. Portanto, se eles se entenderem poderá ser uma solução para ambos. Mas, se a hipótese irá se concretizar só Deus sabe.
FICHA LIMPA
Ex-prefeito Paulo Piau foi o entrevistado do programa O Pingo do Jota nesta quinta-feira. Revelou sua alegria por zerar o último processo judicial que ainda aguardava sentença. E foi favorável a ele. Piau frisou que nos seus 40 anos de vida pública sempre manteve sua "ficha limpa".
VERGONHA
Olhando pelo retrovisor, ele lamentou o episódio envolvendo a ação da Polícia Federal na Prefeitura, durante seu segundo mandato. "Aquela foi uma ação digna da Gestapo. Foi uma vergonha! E me machucou muito, porque não havia justificativa para essa ação, a não ser por questões políticas. Queriam macular o meu governo e o meu nome. E depois de tudo recebi a ligação do delegado da Polícia Federal me pedindo desculpas. Mas já era tarde" - revelou Pìau. Mais tarde ele soube que em 2019, bem antes das eleições, teria sido realizada uma reunião de um grupo político em que teria sido definida a estratégia para "sujar" sua "água". "A luta pelo poder é um jogo bruto" - arrematou.
QUERO NÃO
Piau continua convencido de que seu tempo já passou para disputar eleição para deputado. "É hora de dar a vez para os mais jovens" - avalia o ex-prefeito. Toparia outro voo, como para senador, mas sabe que seria quase impossível, até porque teria de enfrentar e vencer políticos com mandato, como Rodrigo Pacheco, Alexandre Silveira, Zema... aliás, Aécio Neves também considera disputar uma cadeira no Senado no ano que vem.
PERFIL CERTO
Por falar em eleições, Paulo Piau engrossa o coro dos defensores do voto em candidatos de Uberaba. Mas adverte: "Não basta elegermos um candidato. Precisamos eleger um candidato que tenha perfil, que tenha ética e moral, porque a imoralidade está generalizada no país. A bandidagem está tomando conta de tudo. Se criticamos tanto as mazelas da política precisamos ter mais critério nas escolhas".
PRA PENSAR
Além disso, Piau chamou a atenção para outro fator preponderante na eleição: "Quem elege deputado hoje é BH. Se quiser eleger alguém de Uberaba, vai eleger. Se não quiser, esqueça. É preciso que todos entendam que a gestão do Fundo partidário é feita em BH. E dinheiro é decisivo numa campanha."
FALTA POUCO
Contagem regressiva para o 1º Fórum regional de Líderes, nos dias 3 e 4 de setembro, no Centro de Eventos da ABCZ. Promoção da ACIU, em parceria com Sebrae e PMU, vai trazer à discussão temas como inovação, uso da Inteligência Artificial nos negócios, humanização da liderança em tempos de transformação, economia e mercado diante do tarifaço imposto por Trump, TV 3.0, energia em movimento, perspectivas de desenvolvimento para Uberaba e região e muito mais. Restam poucas vagas para o Fórum. Por isso, faça logo sua inscrição em aciu.com.br. Vai valer a pena!