ALTERNATIVA

Elisa apresenta pessoalmente projeto de revitalização do DI 3 ao Ministério Público

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 13/03/2023 às 21:06Atualizado em 14/03/2023 às 20:00
Compartilhar

PRESTÍGIO EM ALTA
Governo municipal apresentou ao Ministério Público, em primeira mão, o projeto de revitalização do Distrito Industrial III.  Prefeita Elisa foi pessoalmente ao gabinete do promotor Carlos Valera na tarde desta segunda-feira com esse objetivo. De acordo com informações da Secretaria de Comunicação, o projeto está orçado em R$ 54 milhões e contempla melhorias no sistema viário, drenagem pluvial, criação de área para alimentação, padronização dos canteiros, instalação de câmeras de segurança e iluminação. Projeto bastante arrojado e obras extremamente necessárias. Faz tempo que o DI III está uma vergonha, principalmente com seus acessos em péssimas condições. Sem contar a iluminação precária e a falta de espaço digno para acolher os caminhoneiros. Agora essa situação pode mudar. 

AUTORIDADE RECONHECIDA
Promotor Carlos Valera tem autoridade reconhecida na cidade e o governo municipal conta com o “empurrãozinho” dele junto aos empresários do DI III para completar o custeio das obras de melhoria propostas, já que os valores repassados pelo Estado são insuficientes. Algumas reuniões já foram comandadas por Valera para sensibilizar os empresários, e uma próxima rodada está marcada para o dia 14 de abril, para a batida de martelo. E, cá entre nós, no DI III só tem indústrias com “bala na agulha”. Podem e devem colaborar, até porque serão as grandes beneficiárias das melhorias.

IMPACTO 
Nova federação partidária entre PSB, PDT e Solidariedade pode impactar fortemente o quadro político em Uberaba para as eleições de 2024. O PSB aprovou a federação na quinta-feira e, segundo o presidente da sigla, a união vai representar “uma nova força de centro-esquerda”. Com esse perfil, resta saber se a prefeita Elisa continuará filiada ao Solidariedade.

HORA CERTA
A propósito, a prefeita tem sido assediada por vários líderes partidários, de olho no seu passe. Segundo Elisa, há propostas bastante interessantes, mas ela prefere aguardar o momento certo para definir se irá ou não trocar de partido. Por enquanto ela diz estar bastante confortável no Solidariedade, contando com apoio irrestrito dos líderes no município e no Estado. E ressalta sua gratidão pela acolhida que teve no SDD, quando o Novo lhe fechou as portas para concorrer às eleições municipais.

SEM ARESTAS    
Com o deputado federal Zé Silva a prefeita conta que o relacionamento pessoal e político está muito bem. Já foi superado aquele mal estar pós-eleição, em que o parlamentar reclamou do que considerou falta de empenho de Elisa na ampliação de seus votos em Uberaba. 

REFORÇO
Edição do Porta Voz de sexta-feira foi quase totalmente consumido por convocações de professores para preenchimento de vagas. Foram chamados mais dois professoras de Português, um de História e um de Geografia, um de informática e outro de matemática, um de inglês, 6 para apoio a crianças com deficiência, 10 para educação infantil, 4 de Ciências, 2 de Judô,  e 7 coordenadores pedagógicos. Além desses, a Secretaria de Educação convocou mais 25 professores para os anos iniciais do ensino fundamental, tendo em vista que muitos convocados não assumiram as respectivas vagas. A lista de chamada, nesse caso, está contemplando classificados em posições que vão do 618º ao 643º lugares no processo seletivo.

Lá se vão mais de um mês de aulas e os problemas com os quadros docentes não acabam…

ALÔ PAIS E MÃES
Colégio localizado na rua Sete de Setembro enviou mensagem aos pais nesta segunda-feira, depois que a coluna denunciou os problemas causados por filas duplas de carros que impediram o tráfego na sexta-feira por mais de meia hora. Na mensagem, a direção do colégio pede a colaboração dos pais, para agilizar o embarque dos alunos e o deslocamento mais rápido, com consequente liberação de espaço para passagem de outros veículos. Espera-se que o apelo da direção da escola seja atendido pelos pais.

EM ALTA
Em entrevista ao colega Paulo Garcia, nesta segunda-feira, a titular da Delegacia de Orientação e Proteção à Família de Uberaba ressaltou que os casos de violência contra as mulheres estão só aumentando na cidade.  A maioria, segundo a delegada Mariana Pontes, é praticada por ex-maridos, ex-namorados, ex-companheiros. Ela ainda destacou a grande influência das redes sociais no aumento das discussões entre casais, e de agressões contra as mulheres. 

MAUS TRATOS
Retrato da tragédia humana e da deterioração dos valores morais da nossa sociedade: os casos de maus tratos a idosos também estão aumentando consideravelmente em Uberaba. Mas, ao contrário da violência praticada contra as mulheres, as agressões a idosos são difíceis de identificação. Na maioria dos casos, só são descobertos pela Polícia através de denúncias anônimas. 

ATENÇÃO, FAMÍLIA
Marcação de encontros pelas redes sociais, envio de nudes,  e abuso contra crianças e adolescentes preocupam a titular da Delegacia de Proteção à Família. Aos microfones da Rádio JM, a delegada Mariana Pontes chamou a atenção dos pais para o uso de celular e computador por crianças e adolescentes, ressaltando que os abusadores encontram mais facilidade de angariar e enganar a vítima através da internet. Além disso, a delegada afirmou que são os parentes próximos ou pessoas do convívio dos menores que mais aparecem como autores de crimes de pedofilia e similares.

FALTA POUCO
Delegados da Polícia Civil estão finalizando os trabalhos para entrega de relatórios ao Ministério Público dentro de mais algumas semanas, nas investigações nas operações Brahma e Cisvalegran. No primeiro caso, o relatório deve apontar se houve participação direta de servidores nas informações privilegiadas a empresários sobre operações da fiscalização da Vigilância Sanitária, e, caso positivo, quem participou e qual o grau de participação. Os 3 suspeitos continuam trabalhando na Secretaria municipal de Saúde, mas foram afastados das ações de fiscalização.

CISVALEGRAN
Já no caso da segunda operação, que apura golpe contra os cofres do Cisvalegran,  os médicos investigados já foram ouvidos. O inquérito é presidido pelo delegado Eduardo Garcia, da Divisão de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado. De acordo com o delegado Felipe Colombari, chefe do 5º Departamento de Polícia Civil em Uberaba, dentro de no máximo 90 dias o relatório deverá estar concluído. Vale destacar que, nessa operação, a Polícia Civil apreendeu os aparelhos celulares dos suspeitos, além de vários documentos, assim como requisitou informações bancárias e fiscais deles. Todo esse material está passando por análise e deve robustecer o relatório a ser encaminhado ao MP.

DESVIOS EM ARAXÁ
Embora esteja sob sigilo a investigação envolvendo desvios de recursos públicos da Prefeitura de Araxá, o delegado Felipe Colombari avalia que o trabalho vem evoluindo bem. Segundo revelou em entrevista à Rádio JM nesta segunda-feira, as informações iniciais vêm se confirmando. Vale destacar que os desvios teriam lesado os cofres da Prefeitura da cidade vizinha e mais de R$ 4 milhões nos dois últimos anos. A operação foi desencadeada pela Polícia Civil no mês passado, com cumprimento de mandados de busca e apreensão até na casa do prefeito Robson Magela. 

CENTENÁRIA
Dona Deolinda Pacheco completou 102 anos no dia 9 e foi homenageada durante a missa na Ressurreição, neste domingo, celebrada pelo querido  Monsenhor Valmir. Dona Deolinda (foto abaixo) nasceu em Iguatama, mas reside em Uberaba há mais de 40 anos, sendo irmã do saudoso Cônego Cirilo. Felicidades, Dona Deolinda! Que bênção chegar aos 102 anos com saúde e cercada pelo carinho dos amigos e familiares!

Dona Deolinda - 102 anos (Foto/Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por