Minuta do projeto da lei de incentivo à ocupação do centro da cidade foi apresentada na manhã desta quinta-feira à prefeita Elisa. Desenhado pelo secretário Celso Neto e sua equipe da Sedec, o projeto passou primeiro pelo crivo da Procuradoria Geral e pela Secretaria da Fazenda, onde as propostas foram validadas. Elisa gostou do projeto, mas pediu alguns ajustes. Passo seguinte será discutir as medidas com os comerciantes do centro da cidade, com os vereadores, e com entidades da sociedade civil, para finalizar o projeto e encaminhá-lo à Câmara no comecinho de dezembro. Expectativa é que seja votado ainda este ano, para começar a valer já em 2026.
DUPLA FACE
O projeto, segundo a prefeita, pretende incentivar a criação de empregos e renda na região central, assim como estipular a ocupação de imóveis residenciais. “Queremos o centro vivo, com desenvolvimento econômico, moradia e valorização do nosso patrimônio histórico e arquitetônico", disse a prefeita. Mas, tudo em harmonia, claro.
ISENÇÕES
Dentre as propostas do projeto da lei de incentivos constam isenções de até 10 anos no IPTU e de taxas de licenciamento e funcionamento, redução de até 90% no ISSQN por sete anos, isenção do ISS da obra e do ITBI na primeira transação, além de remissão de débitos fiscais. Isso significa que quem tem imóvel na região central com passivo tributário poderá se beneficiar dessa lei e empreender no imóvel com uma série de vantagens. Ou seja, em vez de punir imóveis desocupado ou subutilizados, a Sedec propõe incentivar os proprietários a usar os imóveis de forma produtiva. E mais: esses incentivos poderão resultar na redução dos preços dos alugueis desses imóveis, repassando ao locatário essas isenções.
VEM PRA CÁ
Para estimular a moradia no centro da cidade, o projeto de lei de incentivos propõe isenção de IPTU por até 10 anos, assim como remissão de débitos fiscais, isenção de taxas de licenciamento, ISS da obra e ITBI. Mas atenção: esses incentivos serão dados apenas a novos empreendimentos residenciais e para reformas de grande porte em prédios vazios e desocupados, como hotel Regina, por exemplo. Particularmente acredito que algum incentivo também precisaria ser dado aos imóveis antigos na área central, porque vêm sofrendo desvalorização crescente. Proprietários de apartamentos em prédios centrais, assim como salas comerciais, encontram enorme dificuldade para alugá-los. Não raro alugam o imóvel em troca do pagamento do condomínio pelo locatário.
TANTO FAZ
Palestrante convidado pela ADUB – Associação para o Desenvolvimento de Uberaba – o bem-sucedido marketeiro político Tharsis Bastos falou com todas as letras que tanto faz o número de candidatos na disputa para deputado no ano que vem. Sua palestra na Expocigra na tarde desta quarta-feira foi uma verdadeira aula sobre marketing e estratégia eleitoral. Segundo Tharsis, ninguém tem o direito de impedir o sonho de quem quer servir à sua comunidade. A sociedade pode, no máximo, ponderar com os partidos políticos, mas jamais trabalhar contra esse ou aquele candidato, ou proibir que submetam seu nome às urnas.
O QUE FAZER?
“Por que Uberaba não elege deputados e o que fazer para mudar isso” foi o tema da palestra de Tharsis Bastos na Expocigra. Por que não elegemos representantes em Brasília e BH todos sabemos. Mas o que fazer para mudar são outros 500. Para ele, é preciso que a sociedade se conscientize da importância de ter deputados. Mais do que isso: é preciso trabalhar para baixar o índice de abstenção nas urnas em 2026, já que nos últimos pleitos eleitorais mais de 20% dos eleitores não votaram. No segundo turno da eleição municipal em 2024, por exemplo, esse índice bateu dos 24%.
AGORA VAI
Na opinião de Tharsis Bastos, o grande erro de Uberaba na eleição de 2022 foi a falta de união em torno de candidatos viáveis. Mas ele vê grandes chances de mudar essa história no ano que vem, desde que a comunidade abrace os candidatos da terra.
LADO A LADO
A propósito, na plateia da palestra de Tharsis Bastos na Expocigra só havia dois pré-candidatos a deputado: Franco Cartafina e Ismar Marão. Curiosamente, os dois sentaram-se lado a lado. Confira a foto:

(Foto/Divulgação)
RODEIO
Rodeio em Uberaba já tem data definida: será de 17 a 20 de setembro. Revelação foi feita pelo diretor da EXP Produção, Victor Batista, em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta quinta-feira. O retorno do Rodeio vai acontecer no Centro Park, com megaestrutura de arena, área gourmet, parque de diversos e muitas outras atrações, incluindo shows sertanejos de primeira linha.
INVESTIMENTO ALTO
Custo para viabilização do Rodeio em Uberaba, no ano que vem, vai girar em torno de R$ 12 milhões de reais, aproximadamente. Segundo Victor Batista, a EXP acredita que a movimentação financeira do evento, na cidade, deve passar de R$ 20 milhões. Para a economia local será um bom negócio, sem a menor dúvida.
DATA MARCADA
A propósito, a CIA, que é o evento de maior visibilidade da EXP, também está definido: será de 4 a 7 de junho, no feriado de Corpus Christie. Vale destacar que a CIA registra público de quase 30 mil pessoas por dia, um verdadeiro fenômeno. O evento de lançamento da CIA 2026 está marcado para o dia 13 de dezembro.
NÃO FUNCIONA
Empresário Fernando Abdalla, presidente do Sindicato dos Bares, Restaurantes, Hotéis e Similares de Uberaba, o Sinhores, acha difícil uma choperia emplacar no mezanino do Mercadão. Ele conta que o uberabense gosta de boteco na rua, mesa na calçada, espetinho, interação com o vizinho. “Não adianta ampliar o horário de funcionamento. Precisa mudar a estratégia” – frisa Fernando Abdalla, sugerindo que a Secretaria do Agronegócio dialogue com os empresários do setor para adequar suas expectativas em relação ao mezanino do Mercadão.
SELF SERVICE
De acordo com o presidente do SINHORES, talvez seja mais prudente tentar atrair um restaurante tipo self service para operar no mezanino do Mercadão durante o dia, e estender o horário como barzinho à noite, nos fins de semana.
DEU MATCH
Vereadora Silvana Elias (PDT) cumpriu o que prometeu em entrevista ao programa O Pingo do Jota esta semana. Esteve com a secretária Juliana Petek nesta quinta-feira, para discutir pautas como educação em tempo integral, o Plano de Carreira, a Inclusão nas Escolas e o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), aprovado em agosto pelo Comdicau. "Uberaba só tende a crescer quando há pessoas capacitadas discutindo a Educação com seriedade e compromisso, como é o caso da vereadora e ex-secretária Silvana Elias” – avaliou a secretária. A reunião das duas durou quase quatro horas.