ALTERNATIVA

Elisa atende comerciantes e antecipa a iluminação de Natal

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 19/09/2025 às 20:52Atualizado em 19/09/2025 às 20:55
Compartilhar

Começa na segunda-feira o serviço de iluminação especial de Natal em Uberaba. Além das ruas comerciais, a Prefeitura vai iluminar pontos específicos, como o Paço Municipal, as praças Rui Barbosa, Jorge Frange, Dom Eduardo, Santa Terezinha, além dos Correios, Museu de Arte Sacra,  Mercadão, igreja Metodista, e Praça da Abadia.  O projeto de iluminação vai inovar também, porque cada ponto desses contará um pouquinho da história de Uberaba. Por exemplo, a igreja Santa Rita receberá um sino iluminado, numa referência à fábrica de sinos local que leva o nome de nossa cidade para vários pontos do planeta. A expectativa é terminar o serviço até o dia 20 de outubro. Este ano, a prefeita Elisa atendeu ao pedido da Aciu e CDL, no sentido de antecipar a iluminação natalina, criando um clima festivo e mais alegre na cidade.

 
PONTO DIFERENCIADO
A belíssima igreja São Domingos, por sua vez, vai receber uma iluminação diferenciada. A exemplo do que acontece com a igreja de pedra em Canela, no Rio Grande do Sul, a intenção da prefeita é manter essa iluminação permanente, de modo a atrair cada vez mais turistas para a visitação da São Domingos.
 
CONCURSO DE VITRINES
Natal deste ano terá outro atrativo interessante: o concurso de vitrines, ressuscitado pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Lourival Ferreira da Costa, o Panela.
 
NOVELA DO BK
A novela do BK tem novos capítulos. Prefeitura depositou em juízo a parcela devida à antiga operadora do vale-alimentação dos servidores, para garantir o pagamento aos fornecedores que ingressaram com processo para tentar receber o que têm de crédito. Segundo fontes da Prefeitura, o BK já concordou com o repasse dos valores aos credores, restando agora apenas a liberação pelo Judiciário.
 
OUTRO CAPÍTULO
Além dos supermercadistas que movem ação de cobrança contra o BK, há dezenas de pequenos comerciantes que não recorreram ao Judiciário, mas têm valores a receber. Prefeitura está em tratativas com a operadora do cartão, e já conseguiu a garantia de que não haverá calote. No momento a Procuradoria Geral do município estuda a forma legal para garantir esse pagamento também.
 
CRÉDITOS PENDENTES
Acredite, se quiser: tem servidor que acumulou cerca de R$ 30 mil em créditos no cartão BK. Outros servidores ficaram com créditos, também, porém em valores menores. Proger e BK buscam uma alternativa legal para respaldar a transferência desses créditos para o cartão da Verocheque. Agora, cá pra nós: acumular R$ 30 mil no cartão BK é “de arrepiar”... Esse servidor por certo não gastou nada do seu vale-alimentação nos últimos dois anos.

PODE ISSO?
Sexta-feira, 18 horas, o cidadão tentando voltar pra casa e eis que uma carreta atravessa a avenida Fidélis Reis ao sair do estacionamento do supermercado BH e para totalmente o trânsito. Uma fila quilométrica de veículos se formou e o trânsito ficou completamente parado por quase meia hora, gerando um congestionamento por três quarteirões, ultrapassando a esquina com a rua João Caetano. Se fosse a primeira vez seria possível dar um desconto para a imperícia do motorista do caminhão. Mas essa cena é recorrente, tanto pela manhã, quanto à tarde e à noite. Um problema infernal para os usuários da avenida Fidélis Reis.
 
PROVIDÊNCIAS
Acionado pela coluna, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Ulysses Lamas, afiançou que o Supermercado BH será notificado, pois este não foi o primeiro problema envolvendo os caminhões de carga e descarga que abastecem o estabelecimento. Dias atrás, inclusive, uma dessas carretas subiu a rua Padre Zeferino gerando transtornos para o trânsito. “Nós conversamos com o supermercado, mas não adiantou” – disse o secretário.
 
ASSIM NÃO
Ex-deputado Heli Andrade, o Grilo, está inconformado com a aprovação da PEC da Blindagem na Câmara dos Deputados. “É uma vergonha para o Brasil”, avalia Grilo, lembrando que no passado essa mesma blindagem foi responsável por impedir que o então deputado Hildebrando Paschoal, o “deputado da motosserra”, respondesse por seus crimes. Esse caso motivou na época a aprovação, em 2001, da Emenda Constitucional 35, que extinguiu a exigência de um aval do Congresso para a abertura de processos criminais contra os parlamentares. Agora os deputados estão “derrubando” essa emenda.
 
REFRESCANDO A MEMÓRIA
Para quem não se lembra, o então deputado Hildebrando Pascoal foi acusado de chefiar um esquadrão da morte.  Seu crime mais notório foi o assassinato do mecânico Agílson Firmino, cujo corpo foi esquartejado com uma motosserra. Só depois de encerrado seu mandato parlamentar é que Pascoal foi condenado por homicídio, formação de quadrilha e narcotráfico. Preso desde 1999, foi condenado a mais de 100 anos de prisão.
 
FALTA POUCO
No início da próxima semana, seguirá para a gráfica a nova edição da revista JM Magazine, desta vez a de número 89. Além das festas, que são o carro-chefe da revista, o conteúdo vai destacar o sucesso da Casa Shopping 2025 e os profissionais que fizeram a diferença na mostra de arquitetura e design de interiores. Tem mais, muito mais assunto para você se divertir, se emocionar, refletir e se inspirar folheando as páginas da revista mais amada pelos uberabenses. Fique de olho: dia 30 a JM Magazine já estará nas bancas.
 
PÃO QUENTINHO
Sindicato da Panificação de Uberaba vai realizar um festival de delícias nos dias 4 e 5 de outubro, na Praça Por do Sol. De acordo com o presidente Fernando Mendonça, o festival vai reunir 30 padarias locais, além de fornecedores do setor. Nos estandes serão vendidos os produtos feitos pelas padarias participantes, desde o pão nosso de cada dia, até quitandas mais elaboradas. A Feira vai acontecer das 10h às 18h, com direito a shows e apresentação do youtuber Paulo Dourado, ensinando ao vivo a arte da panificação.
 
MAIS UMA
Terceira e última audiência pública para discussão do pré-projeto de revisão do Plano Diretor de Uberaba está marcada para o dia 30 de setembro, no anfiteatro da Prefeitura. Depois dessa etapa o projeto poderá, finalmente, ser concluído para envio à Câmara Municipal. Tomara que dê tempo de votá-lo ainda este ano.
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por