As bem-sucedidas ações desenvolvidas no âmbito da Secretaria do Agronegócio (Sagri), entre elas a conquista do Selo Nacional da Agricultura Familiar, um marco do Governo Elisa Araújo, garantiram a permanência do titular e do adjunto da Pasta, Agnaldo Silva e Waldir Viela, para o próximo mandato.
NÚMERO 1
Uberaba foi a primeira cidade a receber este Selo, que é um reconhecimento do Ministério da Agricultura de que o município é parceiro do agro, que compra dos agricultores familiares, e que a Agricultura Familiar está dentro das nossas escolas públicas no âmbito municipal e estadual, fornecendo alimentos básicos, que são os hortifrutigranjeiros.
AVANÇO
Outra ação desencadeada pela Sagri, que pesou na decisão da prefeita, é a distribuição de biodigestores nos bairros rurais de Uberaba, equipamentos fundamentais na preservação do meio ambiente. Sem contar o Programa Mais Pecuária Brasil, que leva as técnicas de ponta na genética bovina aos pequenos produtores para o melhoramento de seus rebanhos. É um trabalho silencioso, mas de resultado efetivo.
MINEIRINHO
Discreto, porém eficiente, Marcio Barros, também permanecerá à frente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais no próximo mandato da prefeita Elisa Araújo.
RESULTADO
Sob o comando de Marcio Barros, o Ipserv teve um incremento em seu patrimônio líquido em mais de R$ 250 milhões, no ano passado, sinal de gestão eficiente, que atua zelando por padrões éticos e de transparência.
PONTOS
Outra conquista do Ipserv, na gestão de Marcio Barros, foi subir no ranking do Índice de Situação Previdenciária (ISP) do Ministério da Previdência Social para os Regimes Próprios de Previdência Social. Uberaba saiu de “D” para “C”, e passou a figurar entre os 677 municípios enquadrados nesse nível nacionalmente.
DESCANSO
Depois de passar por uma bateria de exames de saúde em São Paulo, o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente da Codau, Rui Ramos, desfruta de curto período de descanso no litoral paulista. Deve retomar as atividades na segunda-feira. Rui também deve ser mantido na presidência da Codau, sobretudo diante da necessidade de um bom gestor para tocar o projeto de captação de água no Rio Grande.
ELA FICA
Embora a prefeita Elisa ainda não tenha sequer dado pistas nesse sentido, é praticamente certa a permanência de Valdilene Rocha no comando da Secretaria de Saúde. A conferir.
CADÊ O CAMINHÃO?
Furtado da Secretaria de Saúde no dia 19 de novembro, véspera de feriado, o caminhão Ford/cargo 1217 ainda não foi localizado. Em entrevista à Rádio JM nesta quinta-feira, o Comandante da Guarda Municipal, Marcelo Santos, contou que as investigações estão sendo conduzidas pela Polícia Civil. Até agora o que se sabe é que o caminhão não se movimentou, porque as imagens teriam sido captadas pelo sistema de câmeras do programa Cidade Segura. O curioso é que esse caminhão ficou muito tempo parado no Horto Municipal até ser consertado e voltar para a Secretaria de Saúde, onde era usado para o transporte de fraldas, medicamentos e outros produtos para asilos e outras instituições filantrópicas.
DESMANCHE
Há quem diga que a esta altura o caminhão furtado da Secretaria de Saúde já foi “desmanchado”. E mais: quem praticou o furto sabia o que estava procurando e onde encontrar.
INDEFINIDO
A realização de concurso público para a Guarda Municipal ainda não tem data definida. Mas, o comandante Santos acredita que esse concurso vai sair no próximo mandato de Elisa, dada a promessa feita por ela nesse sentido, para ampliar o efetivo da GCM. Vale destacar que a nossa Guarda Municipal é um dos orgulhos de Uberaba, por sua atuação e presença na cidade.
NÚMEROS
A atuação da GCM tem números surpreendentes. Um deles se refere às apreensões de drogas em Uberaba. Para se ter uma ideia, de janeiro a setembro foram apreendidos 248 pinos de cocaína, 156 pedras de crack, 81 comprimidos de Ecstasy, 43 buchas de maconha apenas no patrulhamento de rotina.
REDOBRE A ATENÇÃO
Fontes extraoficiais dão conta de que mais de 200 presidiários foram colocados nas ruas, beneficiados com o indulto de Natal. Já manifestei por várias vezes discordância com essas “saidinhas” de apenados, seja para Natal, Dia das Mães e outras datas festivas. Quem praticou crime tem de cumprir a pena até o final. Mas, infelizmente, no Brasil os bandidos continuam tendo mais privilégios do que as pessoas de bem. Têm tratamento VIP. O casal Nardoni, Suzane Von Richthofen e outros que mataram pais e filhos continuam desfrutando de muitas regalias incomodativas aos olhos da sociedade.
NOVO PATAMAR
“O PL saiu maior do que entrou nessa eleição. E consolidou um espaço que não tinha”. Análise é da presidente do partido e vereadora eleita Ellen Miziara. Embora tenha sido o terceiro partido mais votado em outubro, o PL só não fez três cadeiras na Câmara porque o terceiro colocado não conseguiu vencer a cláusula de barreiro.
FORA DOS PLANOS
De acordo com Ellen, eventual candidatura de Aelton Freitas a deputado, em 2026, está fora dos planos do PL de Uberaba. Ela defende uma dobradinha entre Romeu e Samir, mas não descarta a possibilidade de também voltar a disputar eleição para deputada federal. Tudo vai depender das articulações do partido em nível nacional.
MUITO MORNO
Ellen não vê chance de Zema vir a disputar a Presidência da República com apoio do PL. "Votei nele, mas o Zema é muito morno" - disse. Por outro lado, ela considera o atual governador "melhor do que todos os antecessores". Mas ela acredita que o governador "precisa dar jeito nas estradas". O mineiro continua pagando caro para andar por estrada ruim - destaca a presidente do PL/Uberaba.
SUCESSÃO
A propósito da sucessão presidencial, Ellen Miziara defende o nome de Jair Messias Bolsonaro como candidato. No entanto, caso ele continue inelegível até lá, Ellen acredita que será preciso avaliar outro nome, seja ele o da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, seja do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
VACINA EM CASA
Projeto de lei que dispõe sobre a vacinação domiciliar de pessoas com autismo, para garantir o acessibilidade aos serviços de imunização , quando a pessoa não puder se deslocar até um posto de vacinação, por causa de suas características individuais, necessidades de saúde ou condições especiais.