Troca do comando da Guarda Municipal não tem volta. Acatando sugestão feita pelo secretário Glorivan Bernardes, a Prefeita Elisa está decidida a confiar o cargo a uma mulher, da sua confiança, já escolhida - diga-se de passagem. Embora tenha rasgado elogios ao atual comandante da Guarda, GM Neves, a prefeita defende a oxigenação na liderança, a partir da mudança. “Renovação é salutar” - acentua Elisa.
GUARDA CIVIL EM NÚMEROS
A propósito, o Comandante Neves apresentou relatório das atividades da Guarda Civil Municipal durante reunião da Sociedade Civil Organizada (SCO), nesta quinta-feira. Em 2019 foram cerca de 9 mil atendimentos, saltando para 12 mil em 2020 e fechando 2021 com mais de 30 mil atendimentos. Neves ainda destacou que a GM vem focando principalmente no policiamento preventivo básico. E defendeu investimentos em tecnologia e no quadro efetivo. Hoje a GM conta com 132 guardas e a perspectiva é dobrar esse número nos próximos dois anos.
INTEGRAÇÃO
Com o tema da segurança pública em pauta, a reunião da SCO desta quinta-feira reuniu representantes de todas as forças de segurança na cidade. Chamou a atenção o depoimento do Coronel Frederico, comandante da 5ª Região de Polícia Militar. Contando que já “rodou” quase todo o estado de Minas Gerais, Cel. Frederico avalia que Uberaba é uma cidade extremamente privilegiada, porque apresenta índices de Primeiro Mundo em se tratando de criminalidade. Coronel Frederico atribuiu o fato à integração das polícias (militar, civil, penal, federal), que trabalham em sintonia e sem vaidades.
Nossos políticos deveriam fazer estágio com as forças de segurança para aprenderem a trabalhar em grupo.
QUEM FISCALIZA?
De nada adianta aprovar lei para impor o controle do comércio de cobre, se não houver fiscalização. Opinião é do delegado Felipe Colombari, o grande “xerife” da Polícia Civil em Uberaba e que vem fazendo um trabalho de tirar o chapéu até pelos mais céticos. Segundo ele, a lei de autoria do vereador Túlio Micheli é um passo importante no combate ao furto de fios de cobre e receptação, mas só terá verdadeira eficácia se houver uma fiscalização rigorosa no comércio. Caso contrário será “letra morta”.
NA MIRA
Não estão descartadas novas prisões nos desdobramentos da operação “Babá Laranja”, que levou ao xadrez um comerciante acusado de envolvimento com receptação de máquinas agrícolas produto de furto. Segundo o delegado Felipe Colombari, geralmente os tratores e implementos agrícolas são furtados em outros Estados e trazidos para cá, onde são vendidos. Vários equipamentos foram identificados e devolvidos aos seus proprietários. Mas nem sempre isso é possível, porque principalmente os tratores mais antigos não têm identificação.
SABIA OU NÃO?
Na operação “Babá Laranja”, a Polícia Civil ainda investiga que se a babá tinha conhecimento (e participação efetiva no crime) dos fatos, ou se é uma pessoa ignorante, que confiou no patrão e assinou papéis para ele sem conhecimento do conteúdo. Submissão da babá está em fase de apuração pela PL.
NA LUTA
Profissionais da enfermagem que atuam na rede pública e na privada terão espaço para se manifestarem na sessão plenária de segunda-feira. O presidente Marcos Jammal recebeu os representantes da categoria nesta sexta-feira para tratar do assunto, acompanhado pelos vereadores Túlio Micheli, Lu Fachineli e Baltazar da Farmácia (foto abaixo). Os enfermeiros buscam apoio da sociedade e dos políticos para a regulamentação do piso da categoria, depois que o ministro Luiz Barroso deu 60 dias para o Governo explicitar as fontes de custeio dos novos valores.
HOSPITAL DA VISÃO
Lions Club, por seu presidente Aderlon Gomes, está articulando a instalação de um Hospital da Visão, nos moldes o que já existe (com sucesso) em outras cidades, especialmente Goiânia. Os leões ainda estudam a viabilidade de construção de um prédio específico, ou a adaptação de alguma estrutura já existente na cidade. Projeto visa devolver a visão aos pacientes que precisam de cirurgias de catarata, principalmente. Além da estrutura física, o Lions cuidará da gestão do Hospital da Visão, incluindo contratação de mão de obra especializada.
NOVO LAR
Instalações desativadas do Aquarius Motel serão adaptadas para transformar o imóvel numa casa de acolhimento de idosos. Projeto da Prefeitura pretende abrigar naquele local cerca de 60 velhinhos em condições de vulnerabilidade, segundo adianta a prefeita Elisa.
FORA DO RADAR
Por falar na prefeita, ela descartou a intenção de aumentar a família nos próximos dois anos. Disse que seu ritmo de trabalho atual a impede de pensar num segundo filho por enquanto. Bento deve continuar filho único!
RUMO AO CENTENÁRIO
Os 100 anos da Aciu serão celebrados em 2023, mas as articulações para o tão aguardado centenário já estão a todo vapor. A Diretoria Executiva da Aciu esteve esta manhã com o ex-presidente da instituição, Gilberto Rezende, em uma visita/convite (foto abaixo). O objetivo da casa é homenagear o ex-presidente da Associação, por sua inestimável contribuição para o desenvolvimento da cidade, nos aspectos econômico, cultural e social. Para o corpo diretivo da casa, nada mais justo que inovar em plenos 100 anos, homenageando uma figura que ainda está atuante e que contribuiu e ainda contribui para que a Aciu seja esta instituição de tanto prestígio e respeito.
PAPO FURADO
Não passa de fake news a versão de que o vice-prefeito Moacyr Lopes pediu afastamento do cargo por 120 dias para ir assistir à Copa do Mundo no Qatar. Ele próprio garantiu à coluna que isso é “papo furado” e já até identificou de onde partiu essa lorota. Seria uma certa assessora de uma banda de música da cidade.