DESAFIANDO A CRISE
Primeiro grande investimento do ano para Uberaba teve o seu contrato assinado no início da noite desta segunda-feira, com direito a cerimônia virtual da qual participaram diversas lideranças da cidade. Trata-se da Crown Embalagens, empresa centenária fundada nos Estados Unidos e que há 25 anos vem se destacando na fabricação de latinhas para bebidas. Hoje a Crown é a segunda empresa com maior participação no mercado nacional, abocanhando nada menos do que 30% desse bolo. O diretor geral da companhia, Wilmar Arinelli, participou da cerimônia via internet, ressaltando que a fábrica de Uberaba deverá entrar em operação em abril do ano que vem, um prazo considerado apertado por ele, mas que será cumprido. Arinelli destacou, também, que todos os equipamentos da metalúrgica já estão comprados e deverão desembarcar no Brasil seguindo rigoroso cronograma .
77 DIAS
Ao dar as boas vindas à Crown, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, destacou que o primeiro contato dos representantes da metalúrgica com o novo governo ocorreu no dia 25 de janeiro. Desde aquela data até a assinatura do contrato foram 77 dias, incluindo as adequações do terreno e alteração da lei de zoneamento urbano, que tiveram de ser aprovadas pela Câmara. Ao falar desses emblemáticos 77 dias, Rui lembrou que este foi o número da então candidata Elisa nas eleições majoritárias de 2020. Coincidência?
CROWN EM NÚMEROS
Os serviços de terraplenagem da área onde será erguida a fábrica de latas já começaram. E, segundo Walter Arinelli, nos próximos 12 meses a Crown deverá gerar cerca de 900 empregos na cidade. Quando entrar em operação, no ano que vem, serão 100 postos efetivos e trabalho aqui.
GESTO ELEGANTE
Prefeita Elisa fez questão de convidar seu antecessor para participar da cerimônia virtual de assinatura do contrato com a Crown. Piau teve oportunidade de se manifestar, dando as boas vindas à empresa e enaltecendo a geração de emprego e renda, que também foi a tônica do pronunciamento de Elisa. Num momento como esse, com crise aguda causada pela pandemia, a notícia da vinda da Crown Embalagens é motivo para comemoração – destacou a prefeita, coberta de razão.
ELISA NO PINGO
O Pingo do Jota desta terça-feira terá a participação especial da prefeita Elisa, falando francamente sobre os 100 primeiros dias de seu governo. Você pode participar, mandando sua pergunta pelo facebook do Jornal da Manhã ou da Rádio JM.
QUEM ENTENDE?
Acredite, se quiser: Enquanto idosos de 68 anos superlotaram o drive da Funel na semana passada para receber a primeira dose da vacina contra Covid, as equipes destacadas para aplicar a 2ª dose praticamente passaram o dia todo à espera das pessoas. Segundo o secretário Sétimo Bóscolo Neto, num dos dias da semana passada apenas 39 pessoas compareceram para receber a segunda dose. De duas, uma: ou as pessoas não estão entendendo que a imunização depende das duas doses nas datas marcadas no cartão de vacina, ou estão muito displicentes. Não é possível uma situação como esta. Só falta a Prefeitura ter de fazer um trabalho de busca ativa dessas pessoas para convocá-las a receber a segunda dose, ou mandar as equipes de vacinação de casa em casa. Não dá!
APELO URGENTE
Vice-prefeito Professor Moacyr Lopes postou agora à noite um vídeo nas suas redes sociais conclamando a população a tomar a segunda dose da vacina, lembrando que ela é importantíssima para a imunização contra a Covid. Veja:
MESMA FAIXA
Vacinação com 1ª dose nesta terça-feira continua para idosos da faixa de 68 anos e mais, e 2ª dose em idosos e profissionais de saúde, conforme previsto no Cartão de Vacina. Essa vacinação ocorrerá, exclusivamente, no drive da Funel, das 8h30 às 16h. Tomara que amanhã a “fila ande” para chegar nos idosos de 67 e menos.
COMO FICA?
Quem perdeu o cartão de vacinação e não sabe o dia de retornar para receber a segunda dose, aqui vai a orientação passada pela Secretaria de Saúde: Como o sistema de vacinação não é informatizado, há duas opções a escolher. A pessoa poderá enviar um e-mail para a Central de Vacinas ou ligar no número 3322 7822 informando CPF, nome completo e data de nascimento. A equipe irá verificar a data da 1ª dose e orientar sobre a data da segunda dose, ou a pessoa poderá agendar a data para buscar a segunda via do cartão na Central de Vacinas.
0000
Só em Uberaba para acontecerem certas coisas... Na sessão virtual da Câmara Municipal desta segunda-feira, o comandante da Guarda Municipal estava sendo questionado pelos vereadores, quando, a certa altura, na tela apareceram apenas 0000 e um palavrão ao fundo. Na hora, o presidente Ismar Marão repreendeu o colega Caio Godoy, que negou a autoria. Aí pintou um climão. Mas a sessão continuou. No final da tarde, apurou-se que o palavrão foi disparado por um guarda municipal que estava logado na reunião. Secretário Glorivan Bernardes, que a tudo assistia, não gostou nadinha do comportamento de seu subordinado “boca suja”, cujo nome não foi revelado, e promete uma advertência ao desbocado..
ANDERSON AQUI
Ex-prefeito Anderson Adauto está na cidade desde o fim de semana. Em entrevista à Rádio JM no final da tarde desta segunda-feira, ele revelou que sua vinda foi motivada pela necessidade de elaboração de sua defesa à Câmara de Vereadores sobre um parecer contrário do Tribunal de Contas sobre as contas de seu governo.
Anderson volta para BH nesta terça-feira.
SEM PITACOS
Embora tenha corrido à boca pequena que AA também se reuniu com a prefeita Elisa e deu alguns conselhos a ela, Anderson desmentiu a informaçã “Quem sou eu para dar palpites à prefeita?”
ARMAÇÃO ILIMITADA
Anderson lembrou ainda que esteve com Lula quando deixou a prisão e ofereceu ao ex-presidente um jantar, em sua residência, conforme esta coluna noticiou na época. Mas, depois disso, não teve mais contato com o líder petista. “Posso dizer que eu gostei muito do resultado do julgamento do STF. Creio que quem já passou por problemas com a Justiça, como eu também passei, o que mais deseja é um julgamento neutro, por um juiz técnico, sem paixão. No caso do ex-presidente Lula, eu percebi desde o princípio que o juiz Moro tinha uma fixação e tomava algumas medidas que beneficiavam o candidato Bolsonaro. Depois, ele aceitou ser ministro do atual presidente, e aí ficou claro para mim que era procedente aquilo que até então era apenas desconfiança. Estava claro que ele tinha a intenção de condenar o ex-presidente Lula. Agora isso tocou o Supremo, que entendeu que tinha de declarar a falta de imparcialidade do juiz Moro. Agora vamos ver o que o STF decide daqui pra frente” - analisa o ex-prefeito.
NUNCA MAIS
Sobre seu futuro político, Anderson deixou claro que não tem mais interesse algum pela política. Garantiu que não quer nunca mais ser “indicado, nomeado, nada. Nem amarrado” a cargo político. E justificou: “Quando eu saio de alguma coisa, aquilo sai de mim. Hoje eu vou a Brasília e passo na frente do Ministério dos Transportes, ou em Belo Horizonte, na frente da Assembleia, ou aqui, da Prefeitura de Uberaba, e não tenho nenhuma saudade, nem saudosismo. Já passou. A política também saiu de mim”.
CASO PERDIDO
Com sua costumeira franqueza, o ex-prefeito avaliou o governo federal para a colega Gê Alves, na entrevista ao JM News 2ª ediçã “Não acreditei no Bolsonaro. Depois, quando foi eleito, eu, enquanto cidadão, torci para dar certo o governo dele. Mas, hoje, eu acho que Bolsonaro é um caso perdido. Não deu certo e não vai conseguir dar certo mais”.
BILIONÁRIOS DA FORBES
A lista dos bilionários brasileiros publicada pela revista Forbes acrescentou mais 11 nomes em 2021. São pessoas que, apesar da pandemia, amealharam fortuna superior a 1 bilhão de dólares. Agora são 30 pessoas que podem ser chamadas de bilionárias no Brasil. O empresário Jorge Paulo Lemann continua sendo o homem mais rico do país, com uma fortuna avaliada em 16,9 bilhões. Mas, é fichinha perto do biliardário Jeff Bezos, fundador da Amazon, que continua sendo o homem mais rico do mundo pelo 4º ano consecutivo e sua fortuna está avaliada em 177 bilhões de dólares. Em seguida vem o CEO da Tesla, Elson Musk, com patrimônio avaliado em 151 bilhões de dólares. Na lista 2021 da Forbes foram incluídas apenas 3 mulheres: Flávia Bittar Garcia Faleiros, na 1517ª posição; Anne Werninghaus, na 2524ª posição; e Maria Pinheiro, em 2674º lugar no ranking.