ALTERNATIVA

Elisa convida Piau para evento do Geoparque

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 21/07/2023 às 22:47Atualizado em 25/07/2023 às 05:13
Compartilhar

Pensando grande e superando divergências e partidarismos, a prefeita Elisa convidou oficialmente o ex-prefeito Paulo Piau para a solenidade de apresentação do projeto Aspirante Geoparque Terra de Gigantes aos avaliadores da Unesco, na segunda-feira. Solenidade está marcada para as 8h30, no Centro Administrativo da Prefeitura. Piau foi responsável pelo pontapé inicial no projeto de credenciamento do Geoparque pela Unesco. Talvez este seja o projeto da gestão passada que tenha sido verdadeiramente abraçado com entusiasmo pelo governo Elisa, mostrando mais uma vez o poder da união e a necessidade de termos projetos de Estado e não apenas de governo. No caso do Geoparque, estamos a um passo de conquistar a chancela da Unesco, o que será um marco para o incremento do turismo na nossa região.

Dinossauro no Calçadão de Uberaba (Foto/Divulgação)

OUTRO COMPROMISSO
Questionado sobre sua presença no evento de apresentação do Geoparque, o ex-prefeito Paulo Piau disse que já havia feito compromisso profissional antes, sendo impossível desmarcá-lo para atender ao convite da prefeita. Pena!

MINISTRO NO CIRCUITO
Até o novo ministro do Turismo, Celso Sabino, está empenhado na conquista do selo da Unesco pelo Geoparque Terra de Gigantes, que será o primeiro geoparque de Minas Gerais. Sabino gravou um vídeo, que está circulando nas redes sociais desde a manhã desta sexta-feira, no qual cumprimenta Uberaba e mostra seu entusiasmo com esse projeto, arrematando sua fala com a promessa de vir à cidade tão logo seja anunciada a chancela.

Palmas para o governo municipal, que “mandou bem”!

DINOS EM ALTA
Olha que iniciativa bacana do empresário Angelo Crema, ex-presidente da CDL: ele instalou uma réplica de dinossauro no Calçadão (foto abaixo), em frente à sua ótica, em homenagem ao Aspirante Geoparque. Deu o maior ibope, principalmente com a garotada, que parou para fotos e selfies ao lado do Dino.

BOLA NA REDE
Governo municipal entrou na onda de horários especiais para os dias de jogos da seleção brasileira de futebol feminino, que disputa torneio na Austrália até o dia 20 de agosto. O primeiro jogo do time verde-amarelo será na segunda-feira, mas, em função da visita dos técnicos da Unesco, o expediente na PMU não sofrerá alteração. As mudanças não afetarão as aulas nas escolas do município, mas nas unidades de saúde sim. Em muitas delas os atendimentos terão início a partir das 10h, incluindo nesse esquema a Farmácia Central.

TEMPO QUENTE
O tempo fechou no PT. Na noite de quinta-feira, o presidente Germano Fernandes distribuiu nota denunciando o que chamou de “manobra” de grupo ligado à ex-candidata a prefeita Patrícia Melo para assumir o comando do diretório municipal do partido, através de pedido de intervenção da direção estadual aqui. Acusou Patrícia de ter atropelado o trabalho que vinha sendo feito aqui, em nome de um projeto político pessoal dela.

NOMES FORTES
No Pingo do Jota desta sexta-feira, Germano desabafou sobre o episódio, argumentando que se sentiu apunhalado pelas costas. Segundo Germano, enquanto Patrícia Melo atua profissionalmente fora de Uberaba, ele ficou aqui trabalhando para pavimentar uma estrada política de sucesso para o PT nas eleições, inclusive a do ano que vem. “Quando assumi o PT, tinha de pegar candidato a laço. Hoje o PT é procurado por pessoas que querem se filiar e até disputar as eleições. Só neste ano já conquistamos mais de 300 novos filiados” – frisou o líder petista. Germano ainda disparou: “Patrícia não é o nome mais forte da federação hoje. O mais forte é o do Anderson, que tem ligação direta com o Lula. Ele liga e fala com o Presidente na hora que quiser”.

BATEU, LEVOU
Pouco depois da entrevista de Germano, o Pingo do Jota ouviu a versão de Patrícia sobre o episódio da disputa interna no PT de Uberaba. Segundo ela, a escolha democrática sempre foi tônica no partido e, por isso, não há que se falar em golpe. “Nosso grupo político pediu o direito de eleger a direção do partido, democraticamente, o que é legítimo. Não só em Uberaba, mas em várias cidades. Ocorre que fomos voto vencido e acatamos a decisão” – explicou Patrícia. No entanto, ela considerou um “desrespeito” a forma como assunto foi tratado, com lavação de roupa suja em público, com ataques pessoais a ela.

VAI OU RACHA
Por falar nas federação entre PT, PCdoB e PV, o presidente Germano Fernandes conta que em agosto os três partidos vão dar um “fecha” em Anderson Adauto. Vai ou não vai ser o candidato do grupo a prefeito no ano que vem?

QUANDO AGOSTO CHEGAR...
Não só os partidos federados com o PT esperam a chegada de Anderson para um papo reto com ele. A vereadora Rochelle Bazaga também tem conversa agendada com o ex-prefeito. Rochelle e seu grupo estão reestruturando o PDT em Uberaba, com as bênçãos da deputada federal Duda Salabert e dos dirigentes estaduais da sigla. O problema do PDT é sua vida pregressa: muitos dirigentes partidários na cidade anoiteceram presidentes e amanheceram substituídos. Por isso, Rochelle está de olhos bem abertos e conversando com outras siglas, como o PV, por exemplo. Faz bem!

MESA LIMPA
Rochelle esteve no programa O Pingo do Jota desta sexta-feira e cobrou uma atitude firme da Secretaria de Desenvolvimento Social no combate à fome em Uberaba. Com base em números do CAD Único em abril deste ano, temos 15 mil famílias em estado de miséria extrema, passando fome. Desde o ano passado a vereadora vem cobrando uma posição do governo municipal, no sentido de estabelecer uma política pública de combate à fome. Um projeto envolvendo várias secretarias municipais chegou a ser apresentado durante audiência pública sobre o assunto, no dia 22 de novembro do ano passado. Rochelle ressalta que já se passaram 241 dias desde a audiência pública, mas as ações práticas não se concretizaram.

LADO B
O Instituto de Desenvolvimento, Ensino de Assistência à Saúde (Ideas), organização social de saúde com sede administrativa em Florianópolis (SC), enviou nota à coluna para dar sua versão sobre os fatos noticiados aqui, no dia 11, quando foi esmiuçado o elenco de problemas judiciais envolvendo as OS interessadas na gestão das nossas UPAs. Segundo a nota,  “nada consta da organização no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. O Ideas desconhece a existência de tal procedimento do TCE-SC.

Sobre as demandas judiciais, o Ideas confirma a existência, mas o número citado não representa um dado coerente, haja vista a presunção de inocência que rege o sistema jurídico brasileiro. O Ideas hoje atua na gestão de unidades e sistemas de saúde do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Rio de Janeiro, de São Paulo e mais recentemente do Paraná, na cidade de Toledo. No município, o Instituto acaba de assumir o Hospital Regional por um prazo de 10 anos após minucioso processo de seleção feito pela prefeitura e pela sociedade local, inclusive com visitas a projetos atendidos pelo Ideas no Rio de Janeiro, onde foi constatada a excelência dos serviços prestados à organização”.

DESCONHECE MESMO?
O interessante da nota enviada pelo IDEAS é que o jornal “Extra”, um dos jornais de maior circulação no Rio de Janeiro, noticiou no dia 11 de agosto do ano passado o bloqueio de R$ 1,2 milhão dessa Organização social pelo Tribunal de Contas do Estado. Diz a matéria jornalística: “O Tribunal de Contas do Estado (TCE) cogitou suspender totalmente os repasses mensais para a Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) por causa das irregularidades encontradas. Mas, por se tratar de serviço essencial para a população, optou por apenas bloquear 3% do repasse mensal previsto em contrato (ou R$ 244 mil por mês) até o fim das apurações.”

TEM MAIS
Em abril deste ano, a Justiça determinou à Prefeitura de Nova Iguaçu que tomasse providências em relação aos contratos firmados com o IDEAS, por suspeita de irregularidades, conforme matéria publicada pelo G1 Rio. Em março de 2022, o portal 4oito de Crisciúma, Santa Catarina, noticiou que o Ideas foi notificado para quitar os salários atrasados dos médicos prestadores de serviço, depois de constatar que a Secretaria municipal de Saúde já havia repassado os recursos à organização social.  E por aí vai...

Se você quiser saber mais, faça uma busca no Google. Tem uma montanha de informações sobre esse Ideas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por